Frésia

Características e Descrição

A flor Frésia, também conhecida como junquilho, pertence a família das Iridáceas. É uma flor que destaca-se por sua beleza e perfume. Possui uma variedade de coloração e seu perfume é marcante onde quer que esteja. A diversificação de cores variam desde o azul puro, a cor púrpura, amarelo, rosa e variando assim até a cor branca.

Estas lindas flores podem ser plantadas tanto em canteiros como também em vasos, após o seu plantio, demora cerca de 12 semanas para florescer e elas são muito resistentes, ficando em sua forma por um longo período de tempo. Podem vir a atingir até no máximo 30 centímetros de comprimento, sendo ideais para corte.

São flores de cor muito forte, viva e são bastante resistentes, já que prevalecem por muito tempo. Suas inflorescências são encurvadas para o lado e apresentam folhas alongadas e lineares, após  o surgimento da flor, as folhas tendem a secar e cair. Pela caraterística de resistência desta flor, esta possui um significado e analogia ligada a proteção.

Origem e Distribuição Geográfica

A Frésia é de origem africana, mais especificamente, veio da África do sul, e se espalharam rapidamente por todos os jardins do mundo, graças a sua beleza e ao seu aroma inconfundível.

Reprodução, Clima, Plantio e Formas de Cuidado e Manutenção

Sua difusão e reprodução ocorrem por meio de bulbos perenes. É um tipo de planta que é propícia a um clima temperado ao frio, com florescência mais ou menos no final do inverno até a estação da primavera. Para o seu cultivo, é indicado locais que conseguem alçar muita luminosidade, mas que tenham um clima ameno. É interessante citar, que o necessário tipo de clima é importante para iniciar o processo de germinação do bulbo.

Estando em um cenário com fatores favoráveis, os pendões e botões florais nascem na metade do inverno, isso independe de quando o bulbo foi plantado, a sua germinação é muito específica. O nascimento e florescimento ocorre no sentido horizontal. Na hora do plantio é necessário uma distância mínima entre 5 a 10 centímetros de um bulbo a outro, e estes devem ser submersos de terra afofada.

Quando aos cuidados para a armazenagem dos buldos de frésia, em sua fase de dormência, é importante citar que estes devem ser cuidadosamente guardados em locais frescos e com bastante ventilação. A época ideal para seu plantio é entre os meses de março a maio.

É interessante saber que, as frésias plantadas em anos anteriores, não se faz necessário a retirada de seus bulbos do solo, já que sua interrupção é feita de modo natural e sua florescência acontecerá no ano seguinte, ao final do inverno e início da primavera.

É importante se atentar a adubação da terra, com boa adubação, podendo ser composta por esterco bovino, húmus de minhoca, e mesmo fertilizante como NPK. A este último item é interessante ter atenção ao modo de aplicação, já que se seu emprego for realizado diretamente na planta, ela corre o risco de morrer queimada com a aplicação excessiva de adubo.

Como e Onde é Utilizada

Por apresentar uma diversidade de cores, as frésias são amplamente utilizadas em arranjos de decoração, e muito difundida em jardins decorativos. É indicado o plantio em bordas de canteiros, já que é um espécie que necessita de muita luz solar.


Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *