Hoodie é um gênero de plantas que tem treze espécies diferentes. Elas pertencem a família das plantas que dão flores, chamada Apocynaceae. Elas são um ramo das suculentas, chamadas de cactiformes pela sua semelhança com as plantas da família dos cactus, ainda que elas não tenham nenhuma relação entre si.
Este tipo de planta pode chegar a ter até um metro de altura e a grande maioria delas tem flores grandes, de uma cor de amarelo escuro ou marrom claro e variações de bege, bem como possuem um aroma forte e marcante.
Muitas das plantas pertencentes ao gênero Hoodia são plantas protegidas, típicas do deserto da Namíbia, indo geralmente do centro da Namíbia, até o sul de Angola. Elas crescem especialmente em áreas pedregosas e planas.
Muitas espécies deste gênero são usadas como plantas de decoração, cultivadas como plantas de jardins, e uma delas, a Hoodia gordonii está sendo pesquisada em laboratórios por poder ser usada como um inibidor de apetite.
No entanto, grandes laboratórios, por exemplo, a Unilever, já descartaram o uso desta planta como inibidor de apetite, dizendo que seu efeito não é suficiente para os objetivos e resultados esperados pelos padrões da empresa.
No Brasil, a Anvisa proibiu a comercialização de medicamentos que prometam reduzir o apetite com base em qualquer planta do gênero Hoodia, já que ela não tem comprovação de sua eficácia por nenhum laboratório e os poucos laboratórios que ainda estão realizando pesquisas não têm ainda nenhum resultado comprovado.
Na Internet, acabou por se tornar um grande caso de spam, lixo eletrônico, e-mails que divulguem os benefícios de plantas do gênero Hoodia como emagrecedores, e não são poucos os golpistas que vendem chás e mesmo flores e folhas destas plantas como remédios. Este tipo de medicamento, no entanto, não tem nenhuma espécie de comprovação de eficácia e deve ser evitado, já que não se sabem quais os efeitos colaterais que podem ser causados pelo seu uso prolongado.
As promessas desse tipo de medicamento são tentadoras, já que elas anunciam as plantas do gênero Hoodia como uma espécie de cura milagrosa para o excesso de peso, prometendo que haverá a perda de peso sem a necessidade de regimes ou mesmo de se sentir fome. Como já foi dito antes, não há provas de que ela funciona e das pesquisas feitas até recentemente, só se sabe que ela não é eficaz o suficiente para ser tratada como remédio.
Este tipo de planta do gênero Hoodia está correntemente na lista de plantas que, embora não estejam em perigo de extinção hoje em dia, podem acabar entrando nesta categoria caso seu comércio não seja controlado em breve.