As Ipomoneas são as maiores flores da família Convulvulaceae, que tem mais de 500 espécies. Muitas espécies destas plantas são usadas como decoração, pois por terem cores fantásticas e exuberantes, são escolhidas e preferidas por muitas pessoas para decorarem jardins ou fazerem parte de arranjos. Além disso, elas contam com diversas formas de cultura ao redor do mundo. Alguns exemplos destas plantas decorativas entre as Ipomoneas são a Ipomonea nil,a Ipomonea pubescens e a Ipomonea alba. Todas elas são plantas com flores exuberantes e muito coloridas, de pétalas finas e delicadas, usadas para decoração e também para arranjos.
Além disso, seu tipo também inclui algumas espécies de alimentos, por exemplo, a batata doce ou mesmo o espinafre aquático são desse gênero de famílias, sendo, como todos sabemos, elementos alimentícios muito importantes comercialmente. A importância deste tipo de planta vai muito além de simplesmente decoração, já que seu uso e a prática comercial estabelecida através delas é muito importante. Batatas doces e outros tipo de tubérculos que crescem das Ipomoneas são objetos de comercialização há centenas de anos, e alguns deles só foram trazidos para este lado do oceano quando da colonização europeia. Outras destas plantas só foram conhecidas pelo Europeus depois de terem sido vistas aqui, deste lado do oceano, depois deste mesmo período.
Um outro uso das Ipomoneas também é devido aos seus componentes químicos e medicinais, além de componentes psicoativos. Algumas Ipomoneas são usadas com bastante destaque em medicina folclórica ou então no herbalismo, tendo em seu uso algumas ervas usadas em tempos antigos por shamans. Muitas destas plantas são reconhecidamente alucinógenas e podem causar até mesmo dependência, devido à sua natureza tóxica, apesar de não ser fatal. Não é raro encontrar descrições destas plantas como fortes alucinógenos que, supostamente, induziam a visões shamans e outros “magos” de tais culturas, permitindo uma visão do oculto.
Algumas plantas deste grupo são também conhecidamente tóxicas e não consumíveis pelo ser humano, podendo causar danos graves a qualquer um que as ingira. Algumas espécies de tubérculos desta espécie e principalmente suas flores e frutos devem ser evitados como consumo e, no caso de dúvidas, não devem ser ingeridos.
Apesar de fazerem todas elas parte de um mesmo gênero, suas espécies são diferentes o suficiente para que uma planta seja segura e parte de uma dieta balanceada, e outra possa cause envenenamento pelo seu consumo.
É preciso manter em mente que este grupo de plantas designa apenas o gênero delas: a sua espécie é determinada pelo nome em latim que segue o termo “Ipomonea”, e este grupo consiste em mais de 500 espécies diferentes de plantas, cada uma com suas características mais fortes e próprias.