Ixora – Ixora Coccinea

Conhecer todas as plantas que você mantém em seu jardim é muito bom para que você tenha sempre uma plantação bonita. Portanto, vamos entender mais abaixo, como funciona a ixora e saber um pouco mais sobre essa espécie tão curiosa de arbusto.

Ficha Técnica

A planta que conhecemos como Ixora, cientificamente possui o nome de Ixora coccínea e está entre as espécies de planta que fazem parte da família das Rubiaceae. Essa planta tem origem marcada para a Indonésia e a Malásia, mas se você oferecer as condições ideais para cultivo, ela pode ser plantada tranquilamente em outras localidades e pode chegar até 2 metros de altura. Dependendo de onde ela vai ser plantada, outros nomes populares serão dados à ixora como icsória, ixora coral, ixória, entre outros.

A ixora está categorizada como um arbusto e isso vai fazer total diferença na hora de você cuidar, já que vai exigir um tratamento mais direcionado à essa espécie. Além de arbusto ela é muito utilizada como cerca viva e sabendo tutorar corretamente, você conseguirá fazer com que o seu jardim fique ainda mais bonito.

Essa planta é uma das preferidas de locais de clima quente, porque é exatamente nesse tipo de condição climática que ela vai se desenvolver com perfeição. A ixora é uma planta bem compacta e com um aspecto bem curioso. As folhas elas tem uma textura bem semelhante ao couro e faz dessa parte da planta, um atrativo a mais. As inflorescências sempre são bem numerosas e as flores aparecem em algumas variações diferentes de cores como o amarelo, o vermelho, o cor de rosa e o laranja. Essas flores vão aparecer todos os anos sempre na primavera.

Como Cultivar

Cultivar a ixora não é muito complicado. Você deve manter a sua planta sempre recebendo os raios do sol, pois como citamos mais acima, essa planta adora ambientes de climas mais quentes. Você não terá muitos problemas quanto à fertilidade da ixora porque ela não exige muito nesse aspecto e por isso alguns especialistas à consideram uma planta rústica, um tipo de planta que dispensa manutenções regulares.

A única “exigência” da planta vai ser sobre as regas, pois como ela gosta de ficar exposta ao sol, vai precisar de mais água, então mantenha as regas bem regulares para que sua planta permaneça sempre saudável e bonita. Atente-se também sobre locais que acontecem geadas, pois a ixora não tolera esse tipo de fenômeno e com certeza você pode perder a sua planta.

O processo de adubagem deve ser feito pelo menos quatro vezes ao ano. Para esse caso, acrescente adubo de gado do tipo bem curtido e composto orgânico e também adubo granulado NPK de formulação 4-14-8. A quantidade é cerca de 150 gramas por muda. Não faça essa mistura diretamente na terra, misture todo o conteúdo em um balde para misturar bem os compostos. Você deve aplicar ao redor da sua muda de ixora sem deixar a mistura tocar no tronco.

Se a sua ixora estiver sendo cultivada em vasos, use adubo granulado dissolvido em água com a seguinte proporção: 1 colher de sopa de adubo dentro de uma garrafa PET com 2 litro de água e sacuda bem para misturar todo o conteúdo.

Como Cuidar da Ixora – Dicas

Mesmo sabendo algumas características importantes sobre a forma de cultivo dessa planta, saber como cuidar exatamente da sua planta faz toda diferença na hora de plantá-la. Então para que você não tenha nenhum tipo de problema quanto à isso, abaixo colocamos algumas dicas bem importantes sobre o que você pode fazer para cuidar melhor da sua ixora.

  • Quando precisar remover as flores da ixora para usá-las em arranjos ou para outra qualquer finalidade, atente-se sobre tirar essa parte pelo talo, pois isso vai ajudar a aumentar o florescimento no próximo ano. Se por algum motivo as suas flores de ixora começarem a murchar ou secar, com uma tesoura de poda corte o grupo inteiro de flores e não apenas as doentes. Isso deve acontecer porque muitas vezes existe algum tipo de praga e ela não está totalmente aparente e vai infectando sua planta aos poucos. Durante o corte, atente-se para não danificar os ramos, pois isso prejudica no aparecimento de novos galhos.
  • Durante o outono, dê uma atenção mais especial quanto às regas para a sua ixora. Isso vai fazer com que eles armazenem mais umidade para segurarem bem durante o inverno.
  • Durante o inverno, uma boa ideia para proteger a sua ixora é colocar arame ao redor dos arbustos em forma de quadro e preencher com palha ou folhas maiores. Dessa forma a sua planta ficará bem protegida e isolada de danos comuns do inverno.

Paisagismo

Quando falamos em plantas do tipo arbustos, geralmente temos a ideia de ser apenas um pouco de mato verde isolado em um canto e que serve para dá um toque mais especial em uma decoração. Sim, alguns arbustos geralmente são feitos apenas com folhas e tornam-se de fato apenas um “mato verde”, mas a maioria deles fazem florescer lindas flores e podem ser utilizados da melhor forma em decoração de jardins e outros ambientes.

Você pode usar a ixora mesclada com outras plantas do tipo rastejantes principalmente, que são aqueles arbustos que cobrem o chão inteiro como uma espécie de tapete e fazer artes, desenhos ou até mesmo uma ornamentação do ambiente, como uma entrada ou área verde de uma casa. O cuidado deve ser apenas sobre colocar essa planta em uma área onde existe uma circulação grande de pessoas, pois o pisoteio vai com certeza acabar com a beleza da sua ixora.

Se você podar a sua ixora de forma que ela fique redondinha, você pode agrupar ao redor da sua casa, de uma fonte ou até mesmo de uma árvore. Dessa forma a ixora ajuda a definir bem o espaço que você deseja marcar e criar de certa forma, uma privacidade para o ambiente demarcado.

Como a ixora possui variedades de cores diferentes, você pode mesclar de uma forma que dê um design bem interessante ao seu ambiente.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • TENHO 22 METROS DE IXORA TODAS AMARELO CLARO E QUEIMADO, MAS DE REPENTE UM PE APARECEU COM AS FOLHAS MUCHAS E DEPOIS VAI SECANDO ATE FICAR TODO SECO, E ISSO ESTA ACONTECENDO QUASE TODOS OS DIAS E NÃO SEI MAIS O QUE FAZER. PODERIA ME AJUDAR??

    MARIA JACI RODRIGUES 23 de abril de 2014 13:33 Responder
  • gostaria de saber como que eu faço para podar uma exoria gostaria de que voces me manda cem algumas fotos ou ilustrações,vou fazer esta poda segunda pois não podei este tipo de arbusto ainda como faço.

    moises antonio rosa muniz 22 de maio de 2015 22:22 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *