Jardim com Azaleias

Algumas flores apresentam uma significância tão grande e quem tem um jardim em casa, sempre toma um pouco de cuidado na hora de escolher as espécies que deseja cultivar.  Claro que você pode ter praticamente todas as espécies de flores em seu jardim, o que faria deste, um lugar mágico e repleto de energias positivas, já que está comprovado que as flores nos trazem alegria. As azaleias são flores lindas e você pode compor um jardim inteiro somente com elas, em suas diversas variações tendo como resultado um ambiente único e visualmente perfeito. Mais abaixo você encontrará algumas dicas de como montar seu jardim somente com azaleias, qual o melhor tipo, a melhor forma de cultivo e tudo o que você precisa saber sobre essa planta.

Sobre a Azaleia – Características Gerais

A azaleia é cientificamente chamada de Rhododendron simsii e está entre as espécies de planta que fazem parte da família das Ericaceae. Esta planta é um arbusto muito utilizado como cerca viva e suas flores possuem um poder comercial muito grande, além de uma representatividade bem forte. A origem dessa flor é da Ásia, onde a sua maior incidência acontece na China, mas ela pode ser cultivada em diversos locais, principalmente os que atribuem condições climáticas para isso. Locais onde o clima Mediterrâneo, Subtropical e Temperado, com certeza é onde você irá encontrar a azaleia em maior abundância. Quando ela é bem cultivada, pode chegar até 1 metro e meio de altura. Suas folhas são bem verdes e a planta possui uma floração bem abundante, fato que ajudou também na popularização desta planta. Você vai encontrar azaleias em diferentes cores, sendo as mais populares as flores na cor branca, rosa, vermelha e mesclada, além dos híbridos que são cultivados em laboratórios.

Porque ter um Jardim somente com Azaleias

Além de você encontrar uma variedade incrível dessa flor, você ainda terá uma planta que é muito simples de cultivar. Se for em larga escala, você perceberá quanto, mesmo com uma quantidade maior, é prazeroso cultivar essas flores. A variedade delas vai ser de tamanho, cor, tipo de pétala, entre outros detalhes. É importante apenas que você saiba sobre que tipo de azaleia está cultivando porque algumas são mais indicadas para cultivo em vasos, outras já são mais para maciços, algumas mais são destinadas a formação de cercas vivas, etc. Então para não correr o risco de cultivar uma espécie errada e de repente não ter aquele jardim tão bonito em casa. Se você gosta de bonsais, aquelas pequenas árvores muito cultivadas no Japão, a maioria das espécies de bonsais são feitas a partir das azaleias, então é mais uma opção de você deixar a sua casa mais bonita e harmoniosa. Pode ainda mesclar uma decoração com bonsai e azaleias cultivadas em vasos. Com certeza vai ficar um ambiente muito bonito e com um aroma bem agradável já que as azaleias possuem uma essência maravilhosa, inclusive muito utilizada em perfumes e cremes.

Sobre o Cultivo

As azaleias devem ser cultivadas em locais onde tenha um acesso moderado de sol. O solo deve ter terra de jardim e você precisa manter a sua planta sempre regada, pois como são flores sensíveis, se a terra secar muito elas morrem facilmente. A multiplicação das plantas é feita por estaquias, um processo bem simples. A melhor época para cultivo da azaleia é durante a primavera, quando elas começam a brotar.

Cultura

A importância cultural da azaleia é muito grande. O ex prefeito da cidade de São Paulo, Janio Quadros, nomeou a flor como um dos símbolos da cidade, permanecendo até hoje, motivo também nos leva a encontrar diversos canteiros da azaleia nos parques, praças e jardins da cidade. Essa planta significa no geral a “alegria de amar” e também a perseverança. Apesar deste significado único, cada um dos diferentes tipos de azaleias terá seu significado e sua importância para a cultura. A azaleia rosa, significa o amor à natureza por isso é o mais comum em jardins, praças e parques. A azaleia branca já representa o romance, sendo a mais escolhida por casais que estão juntos há pouco tempo e querem demonstrar o seu afeto um pelo outro. Já a azaleia vermelha , também utilizada para representar o romance, é dada para aquela pessoa que você ama há muito tempo. Você pode ainda mesclar todos os tipos de azaleias ou aqueles que você mais gosta. No caso dos arranjos florais mesclados, estes simbolizam a elegância e felicidade.

Lenda

A história dessa flor está relacionada à um mito Chinês. De acordo com a lenda, na China vivia um imperador muito poderoso e conhecido pelas suas vitórias. Ele sempre se destacava quando estava em campo e era muito respeitado por isso. Acontece que apesar de todo o dinheiro e todo respeito que o imperador tinha, ele não era feliz. A infelicidade de tal imperador era porque ele não conseguia amanhã uma mulher sequer. Todas as mulheres que ele conhecia não conseguia se relacionar, porque cultivava um amor único por uma determinada mulher, onde o amor seria impossível. Impossível porque essa amada vivia apenas em seus sonhos. Certo dia, quando voltava de um de combate, o imperador cruzou com um simples mercador e este lhe ofereceu uma planta dizendo que ela era encantada. Segundo o mercador, essa planta tinha flores lindas e disse que o imperador a cultivasse em seus jardins para ter sempre amor à sua volta.

O mercador disse também, que quando o imperador enfim achasse a mulher que ele tanto amava, tomassem o chá da planta para que o amor de ambos fosse eterno. Assim o imperador fez e lembrou-se da sua amada dos sonhos. Certo dia, enquanto passeava pelo seu reino, o imperador encontrou enfim a mulher com quem sonhava há tantos anos e por quem era totalmente apaixonado.  Seguindo então as instruções de mercador, o imperador e sua amada bebiam todos os dias um chá feito com as pétalas dessa flor. Dessa forma tornaram-se mais apaixonados um pelo outro e viveram felizes para sempre. Por esse motivo que a azaleia é dada para quem amamos e a sua essência muito utilizada para atrair paixões.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *