Kiwi – Actinidia Deliciosa

O Kiwi é uma fruta comestível muito conhecida em nosso país, ela se caracteriza por possuir um sabor delicioso e ela é uma fruta nativa do continente asiático, sendo oriunda da China (regiões montanhosas da China).

O Kiwi é cientificamente denominado de Actinidia Deliciosa, e é popularmente conhecido por Iwizeiro, Quiuí e Quivi.

A Actinia Deliciosa tem como sinônimos as nomeclaturas: Actinidia Chinenses Deliciosa, Actinidia Chinenses Hispida e Actinidia Latifolia.

O Kiwizeiro, que é a planta que dá origem ao saboroso fruto, pertence a família das Actinidiáceas (Actinidiaceae), que se caracteriza por serem arvores, arbustos trepadeiras lenhosas que compõem um grupo de 3 gêneros e 362 espécies de plantas.

O Kiwi, que é uma cultura espalhada e popularizada por todo o planeta atualmente, teve o seu cultivo comercial desenvolvido na Nova Zelândia, onde recebeu o nome de uma ave homônima, pertencente ao gênero Apteryx, que é nativa do país pertencente a Oceania.

Antigamente o Kiwi era conhecido pelo nome de Groselha da China. E hoje é considerado um dos frutos com maiores quantidades de vitamina C (perdendo somente para a acerola), e também é rico em magnésio, potássio e ferro.

As Características do Kiwi – Actinidia Deliciosa

O Kiwizeiro é uma planta trepadeira (tipo de planta que cresce se apoiando outra planta ou em outro tipo de superfície), sarmentosa (que possui haste lenhosa com a presença de raízes nas articulações) e lenhosa (planta que possui caule rígido, lignificado).

O Kiwizeiro é uma planta que possui ciclo de vida perene, isto é, é uma planta que possui um ciclo de vida longo, maior que dois anos.

O caule do Kiwizeiro é lenhoso, contudo bastante torto. As folhas do Kiwizeiro são amplas, possuem coloração verde e apresentam um formato que vai de ovalar (oval) a cordiformes pubescentes quando são novas e glabras quando estão maduras, na sua face superior.

As flores do Kiwizeiro são axilares (ficam localizadas nas axilas das folhas, que são a formação dos gomos ou gema – formação inicial de um ramo) e apresentam coloração branca e branca-creme e são perfumadas.

Kiwi

Kiwi

O Kiwizeiro é uma espécie vegetal dioica, que significa dizer que os sexos das plantas se encontram separados em indivíduos diferentes, isto é o Kiwizeiro possui plantas masculinas e plantas femininas.

Nas espécies dioicas, o processo de polinização cruzada (a polinização é o ato sexual das plantas, que é a transferência das células reprodutoras masculinas – o pólen das anteras de uma flor masculina – para o receptor feminino – estigma – de uma outra flor da mesma espécie. No caso da polinização cruzada o agente facilitador da reprodução pode ser o vento, as aves e o próprio ser humano) é de suma importância para a geração dos frutos.

No caso especifico da polinização do Kiwizeiro, as abelhas exercem um papel preponderante na atividade de levar o pólen para as flores femininas, para que assim ocorra a fecundação.

As Variedades Mais Comuns de Kiwizeiros Cultivadas São:

  • Femininas – Bruno, Monty, Abbot e Hayward;
  • Masculinas – Matua, Tomuri e MPV;

O Kiwi é um fruto do tipo baga (carnudo), apresenta formato ovoide (forma de ovo), com uma polpa transparente de coloração verde ou verde amarelada. A polpa do Kiwi é doce e ácida.

O Kiwi possui uma casca fina e de coloração marrom, que é coberta por pequenos pelos. As sementes do fruto são de cor preta, são comestíveis e bastante pequenas e numerosas. As sementes possuem um formato achatado e oval.

O Cultivo do Kiwi – Actinidia Deliciosa

O Kiwizeiro é uma planta típica para ser cultivada em locais que apresentam clima temperado e subtropical de montanha, no entanto a espécie consegue se adaptar ao cultivo em locais de clima tropical.

O Kiwizeiro deve ser cultivado a pleno sol ou quando cultivada em climas mais quentes a meia sombra. O solo ideal para o cultivo dessa espécie vegetal deve ser fértil, podendo ser levemente ácido. É interessante que o solo de cultivo do Kiwizeiro tenha uma boa capacidade de drenagem e profundo. O Kiwizeiro não suporta os solos muito argilosos e que possuam muito calcário.

O Kiwizeiro se adapta a climas de primavera, sem a ocorrência de geadas e sem sol excessivo, com uma umidade relativa e a ausência de ventos fortes.

O solo também pode ser enriquecido com aplicação de material orgânico (adubo) e pode ser realizada irrigação de forma periódica. As adubações que sejam ricas em nitrogênio ajudam a planta a aumentar a sua produção de frutos, contudo esse tipo de adubação não deve ser feita no período da frutificação da planta, pois esse material ajuda a reduzir o tempo de vida útil dos frutos.

Saiba Mais

Saiba Mais

O Kiwizeiro é uma planta que não suporta períodos de longa estiagem, assim como não tolera o solo encharcado.

O Kiwizeiro é uma espécie que precisa de podas especificas de formação, e estas podem ser realizadas nos períodos do verão e do inverno. Essas podas próprias para a formação do Kiwizeiro objetivam conduzir a trepadeira de maneira correta sobre o suporte que irá sustenta-la.

As podas de formação realizadas no verão tem o intuito em retirar as extremidades dos ramos, e podem ser realizadas semanalmente. As podas de inverno tem o objetivo de diminuir o tamanho dos ramos mais novos, que tendem a florescer no próximo período de floração do Kiwizeiro.

Para o Kiwizeiro florir e frutificar de forma adequada é necessário temperaturas frias. Para o cultivo comercial do Kiwi, a espécie pode ser cultivada em moirões e em caramanchões. Para cultivo caseiro, o kiwizeiro pode ser conduzido sobre arvores, arcos e caramanchões, como uma trepadeira ornamental.

É fundamental que se cultive plantas masculinas próximo a plantas femininas para que ocorra a frutificação.

A Multiplicação do Kiwi – Actinidia Deliciosa

O Kiwizeiro é um espécie vegetal que multiplica-se das seguintes formas: dispersão das sementes, por estaquia, por alporquia e por enxertia. Segue abaixo alguns esclarecimentos sobre as formas de multiplicação do Kiwizeiro:

  • A multiplicação por dispersão de sementes consiste em espalhar as sementes de Kiwi em locais apropriados para o cultivo, e estas serão cultivadas com o intuito de gerarem novas espécies da planta;
  • A multiplicação por estaquia consiste em separar pequenos pedaços de ramos com folhas e raízes, formando uma estaca. Esta estaca é separada do Kiwizeiro e será levada para que seja plantada em outro local, que apresente as condições necessárias para desenvolver uma nova planta;
  • A multiplicação por alporquia consiste no enraizamento de um ramo do Kiwizeiro, com ele ainda ligado ou preso na planta. Após o enraizamento, o ramo é cortado gerando uma muda para ser cultivada;
  • A multiplicação por enxertia consiste na união dos tecidos de duas plantas diferentes, formando assim uma planta com duas partes: o garfo – enxerto e o cavalo – porta enxerto. O garfo é como se fosse a parte de cima da planta, e irá gerar os frutos da espécie desejada. Já o cavalo é o sistema de raízes, que irá suportar a planta e fornecer a água e os nutrientes necessários;

A colheita do Kiwizeiro normalmente é feita nos meses de abril e maio e começa a ser realizado após a planta ter 04 (quatro) anos de plantio.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *