Lavanda – Lavandula sp: Perfume e Beleza

A Lavanda é também bastante conhecida como Alfazema e faz parte de diversos tipos de essências. O nome científico da espécie é Lavandula sp e pertence a família Lamiaceae. É classificada como uma erva condimentar, medicinal, flor perene ou então planta horticular.

O clima preferido dessa planta é o mediterrâneo, subtropical, oceânico e temperado. A origem dessa planta é a Ásia, África, Europa, Mediterrâneo e Índia. A sua altura fica entre 0.3 e 0.4 metros e a luminosidade que prefere é a sol pleno. Uma planta que tem o ciclo de vida perene.

Descrição das Lavandas

Conhecidas popularmente como alfazemas, as lavandas, são plantas que pertencem ao gênero Lavandula. Basicamente se caracterizam como pequenos arbustos, perenes que incluem as plantas anuais e os subarbustos. Em geral esse nome, lavanda, é mais utilizado para definir as plantas usadas como ervas e ornamentação.

Lavanda

Lavanda

Dentre as plantas mais comuns estão a Lavandula angustifolia (L. officinalis) e a lavanda inglesa. As espécies ornamentais mais conhecidas são as L. dentata, L. multifida e L. stoechas.

Lavanda – Mil e Uma Utilidades

As lavandas podem ser facilmente cultivadas em jardins e as suas flores são usadas para fazer lindos arranjos florais secos. As suas flores são púrpuras e os brotos têm uma fragrância suave que podem ser utilizados em potpourris.

Um dos usos mais comuns dessa planta é com os seus brotos secos embalados em saquinhos de tecido de algodão e utilizados para dar uma fragrância agradável para as roupas guardadas em guarda-roupas. Além de aroma a lavanda ajuda a impedir que insetos e parasitas apareçam entre as roupas.

Cultivo Comercial

O cultivo comercial dessa planta é quase sempre para que seja feita a extração dos óleos das flores e caules que são utilizados como em antissépticos, pela indústria de cosméticos e na aromaterapia. Sob a forma de infusão pode ser usado como um produto terapêutico embora o seu uso contínuo deva ser evitado, pois pode produzir uma reação de excitação em dose tóxica.

A História e o Óleo de Lavanda

O óleo essencial da lavanda (cujo nome vem do latim “lavare”, “lavar”) era utilizado pelos romanos para tomar banho, lavar roupa e aromatizar ambientes. Também era utilizado como um produto curativo indicado como calmante, para melhorar problemas de insônia, relaxante, analgésico entre outros.

Esse óleo é obtido através da destilação das flores, folhas e caules da espécie Lavandula officinalis. Dentre vários outros tipos de substâncias esse óleo é composto de linalol e o acetato de linalila que lhe conferem uma fragrância única além de saponina, resina e taninos cumarinas.

O Mel da Lavanda

As flores de lavanda se caracterizam pela produção de um néctar abundante que rende um mel de alta qualidade que é produzido pelas abelhas. O mel resultante do néctar das flores de lavanda começou a ser produzido inicialmente nos países que cercam o Mediterrâneo e depois foi sendo introduzido no mercado mundial como um produto que apresenta uma qualidade superior.

Além de produzir mel as flores de lavanda podem ser utilizadas para decorar bolos. Também podem ser usadas como erva isoladamente ou então como ingredientes da erva chamada Provence que vem da França.

As lavandas são nativas das Ilhas Canárias, oeste e norte da África, sul da Europa, Arábia, Índia e Mediterrâneo. Os países que são considerados os maiores produtores de lavanda são a França, Bulgária, Rússia, Grã-Bretanha e Austrália.

O Cultivo da Lavanda

Germinação

A origem da lavanda é o mediterrâneo, uma região que é bem marcada pelos invernos rigorosos, e por isso necessita de um período de 4 a 6 semanas na geladeira para que possa germinar normalmente.

Para isso coloque as sementes numa fibra de coco que deve estar úmida dentro de uma sacola de ziplock na geladeira e depois desse período de inverno simulado você poderá plantar as sementes num lugar fresco e que tenha muito sol. Mantenha úmido, mas sem encharcar.

Cultivo

Essa é uma planta que necessita de ambientes que tenham bastante sol, mas que sejam protegidos do vento. O solo ideal é aquele arenoso, rico em húmus, poroso e que seja bem drenado. Dessa forma é recomendável que a terra seja bem afofada para que fique bem compactada no decorrer do seu cultivo.

O espaçamento mais indicado entre as plantas é de 50 cm por 1 metro. Trata-se de uma planta relativamente fácil de cultivar e que resiste bem ao frio e ao calor mais intensos. Porém, mesmo sendo uma planta fácil de cultivar pode não ser tão fácil assim de se obter a sua floração.

Lavanda

Lavanda

Para estimular a florada dessa planta é interessante que ela passe por um período de clima mais frio. As suas flores em geral estão prontas para serem colhidas durante a primavera. Uma planta que não precisa de regas constantes, a dica é regar nas horas mais frescas do dia.

Depois que a lavanda floresce pode ser podada para que seja desenvolvido uma nova brotação. Para que essa planta tenha o máximo do perfume que a lavanda pode oferecer é interessante colher as flores assim que a planta começa a florescer.

Dica – Faça pequenos ramos e coloque num ambiente que seja fresco e ventilado. Os ramos secos da lavanda podem ser usados para perfumar armários e gavetas assim como ambientes quando estão em maior quantidade. No caso de quem vai cultivar essa planta em vaso a dica é não misturá-la com outra planta.

A Lavanda no Jardim

Quem deseja compor um jardim perfumado pode apostar nas lavandas, elas podem ser usadas na composição de bordaduras, maciços ou então em pequenas cercas vivas. Porém, também podem funcionar como arbustos isolados ou então em grupos irregulares, perfeitos para os jardins no estilo inglês.

Também podem ser usadas em canteiros de ervas bem como em vasos e jardineiras. Uma planta que mesmo sendo pequena se mostra polivalente podendo ser utilizada como planta medicinal, para paisagismo, planta aromática e até mesmo pela indústria cosmética e culinária.

Para dar um toque especial aos ambientes da sua casa a dica é contar com ramos secos de lavanda compondo um belo arranjo. Uma planta que dá um colorido e um aroma todo diferente para a sua casa.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *