Lírio

Uma das flores mais bonitas e encantadoras, o lírio, tem sua origem na Europa, América do Norte e Ásia. Parte das espécies de lírios são nativas dos trópicos tendo suas origens nas elevadas altitudes. Contudo, todas as espécies de lírios que existem atualmente resultaram de cruzamentos variados entre si que originaram novas variedades e novas opções de cores que recebem o nome de lírios híbridos.

A família dos lírios é a das Liliáceas e estão divididos em grupos principais que são: lírios orientais, lírios asiáticos e Lírio longuiflorum. Se você gosta dessas belas flores vai gostar de conhecer um pouco mais sobre a espécie. Depois é só encher a sua vida de belos lírios.

Os Tipos de Lírios

A variedade conhecida como lírios orientais é aquela que conta com flores grandes e de perfume abundante. Já no caso dos lírios asiáticos as flores são um pouco menores e não possuem muito perfume, contudo, apresentam variedade de cores. Por fim temos a variedade de lírio longuiflorum cuja flor tem um tamanho grande e pode ser encontrada nas versões creme e branca.

As duas primeiras variedades (orientais e asiáticos) apresentam versões para corte e para vaso. Os lírios de corte são bastante utilizados para compor belos arranjos. Dentre as variedades dos lírios asiáticos estão o Orange Pixie e no grupo dos lírios orientais estão o Mona Liza e Muscadet.

Lírio é Bulbo

Uma coisa bem curiosa a respeito dos lírios é que se trata de uma planta do tipo bulbo como a cebola, por exemplo. Isso significa que eles emitem um broto único do qual partem as suas flores assim como as folhas.

Dicas Para Cuidar do Lírio de Vaso

Os lírios de vaso precisam de alguns cuidados especiais como estar num local com boa iluminação e que não os exponha ao sol nas horas em que eles se apresenta mais quente durante o dia. Não se deve deixar que o substrato (a terra do vaso) fique totalmente seco, é importante ficar molhando constantemente. Uma forma de conseguir molhar o suficiente é regar até que a água saia pelos furos de drenagem presentes no vaso.

Porém, fique atento para evitar que fique água acumulada no pratinho das suas plantas uma vez que isso pode se transformar num foco de dengue. Ressaltamos ainda que no caso do lírio morrer é difícil fazer com que ele floresça de novo. Porém, a seguir vamos ensinar o passo a passo de como tentar fazer com que o seu lírio volte à vida.

Passo a Passo Para Novo Florescimento do Lírio

Passo 1 – Mesmo depois das flores do lírio terem morrido é necessário continuar regando por mais três meses para ter a chance de que possa ocorrer um novo florescimento. Após esse período deixe de regar e aguarde até que as hastes fiquem totalmente secas.

Passo 2 – Depois que as hastes tiverem secado será necessário remover os bulbos do vaso colocando-os num saco plástico que esteja perfurado. Preencha o saco com material como perlita que deve estar úmido. O saco então deverá ser colocado na sua geladeira na parte mais fria que é geralmente aquela em que ficam os vegetais. Deixe lá por 4 meses. Os bulbos deverão ficar sempre úmidos nesse meio tempo.

Para que os bulbos não fiquem se batendo uns nos outros é válido colocar objetos entre eles. Quando os bulbos tem contato podem acabar machucando uns aos outros e esses machucados abrem passagem para o surgimento de doenças.

Passo 3 – Depois desses 4 meses retire os bulbos da sua geladeira de maneira a poder plantá-los novamente. Nos primeiros 10 dias você deverá deixar os bulbos num local que seja fresco e arejado. Fique observando e quando perceber que os brotos apareceram os leve para um vaso que deverá ficar num ponto bem iluminado. Quando a terra ficar seca você deverá regar.

Passo 4 – Se depois de fazer tudo isso os seus lírios se recuperarem estarão florescendo novamente entre 2 e 3 meses.

Lírios e o Mercado de Flores

Os lírios possuem uma boa aceitação no mercado de flores em especial os tipos de lírios de vaso. Normalmente a procura é maior por lírios de vaso o que faz com que as flores de corte não tenham uma busca tão grande em especial devido ao risco de dengue. Existem algumas espécies novas de lírios que são próprias para vasos, pois tem um tamanho menor o que as torna mais baratas.

Quanto mais aumenta a busca por esse produto mais se estimula a produção do mesmo de maneira que os lírios tem sido boas opções para quem deseja entrar no mercado de flores. No Brasil as espécies de lírios mais procuradas são a Orange Pixie (que tem um tom laranja) e a Muscadet (lírio branco). Em geral para cada vaso são usados três bulbos que apresentam a produção de 5 a 15 flores que possuem 15 cm de diâmetro. Essas plantas de vaso podem medir entre 30 e 40 cm de altura.

Nobreza

Embora a maior procura por lírio tenha feito com que o seu preço tivesse uma queda nos últimos anos ainda se considera essa flor como sendo um produto nobre e da elite. Para conseguir bons resultados no cultivo do lírio é importante que se conte com clima ameno tanto no verão quanto no inverno. Algumas regiões do Brasil apresentam essa característica e podem ser a resposta para os produtores.

Bulbos de Vaso – Importação

Atualmente, existe grande demanda por importação de lírios de vaso uma vez que esse tipo de bulbo necessita de um clima de inverno para conseguir se desenvolver. Assim os lírios são importados de países europeus que apresentam um inverno bastante marcado por temperaturas mais baixas.

O Lírio e a Pureza

Essa flor ao longo da história da humanidade é associado com a ideia de pureza e é uma das flores mais antigas do mundo. Se observarmos com cuidado veremos que os lírios aparecem em pinturas presentes em palácios da Grécia Antiga exatamente por isso e como uma homenagem a Hera. Outra associação com pureza é o fato de que o lírio faz referência a Virgem Maria.

A Família Liliaceae

O Lírio é um gênero de plantas herbáceas com flores crescendo em forma de de lâmpadas. A maioria das espécies são nativas do hemisfério norte temperado. Eles compõem um gênero de cerca de 110 espécies na família de lírio (Liliaceae).

Elas são importantes como plantas de jardim, pois são vistosas e têm grande florescimento. Além disso, elas são importantes culturalmente e na literatura em grande parte do mundo. Algumas espécies são, por vezes, cultivadas ou coletadas para serem usadas como bulbos comestíveis. A gama de lírios estende-se por grande parte da Europa, na maior parte da Ásia para o Japão, ao sul da montanha Nilgiri na Índia, e para o Brasil.

E no Novo Mundo, que se estendem do sul do Canadá através de grande parte dos Estados Unidos. Eles são normalmente adaptados a qualquer habitat florestal, frequentemente em áreas montanhosas, ou às vezes em pastagens habitats. Alguns podem sobreviver no pantanal e epífitas são conhecidos no sudeste da Ásia.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *