A História Simbólica das Flores
Em determinado momento da história, onde a agitação da vida cotidiana sistematizada e materialista ainda não existia, as relações interpessoais, em costumes e gentilezas eram cheias de significâncias e simbolismos. A flor é um claro exemplo, e com o passar do tempo, o gesto de presentear ou mesmo expor decorativamente um ambiente com elas, expressava pensamento e sentimentos, daí surge a arte da linguagem das flores, que mesmo ao longo de tempo tenha perdido em gestos, ela se modificou ao passar dos anos.
Este ritual tem êxodo no antigo Oriente, quando na época dos harens a simples atitude mandar flores a uma jovem já se subentendia que esta era a sua escolhida no casamento, a flor dizia mais que uma carta, daí surge esta linguagem.
Podemos encontrar outros significados também em outras civilizações mais antigas, como dos gregos, onde estas tinham simbologia mitológica. A flor de narciso, para eles tinham significado de passado e morte, já a flor de jacinto remetia às lágrimas. Esta última espécie refere-se a história de Jacinto, homem e filho de um rei espartano, este era amado pelo deus Apolo, mas em contrapartida, Jacinto era amado também pelo deus Zefiro. Este levado pelo ciúmes atacou Jacinto com um disco em sua cabeça e Apolo tendo assistido a morte de seu amado, transformou suas lágrimas de sofrimento e dor em flor que levou o nome do ente morto.
Mais tarde, na Europa do século XIX, as flores e significados se expandiram e difundiram grandemente em costumes, tanto as flores como também suas cores passaram a ser referência em simbologias. Citando alguns significados atribuídos podemos listar a rosa, reverenciando o amor e quanto mais forte o seu vermelho, mais intenso é a paixão envolvida. A flor de lírio que remete a pureza e a inocência, o rosmarinho que sugere a distância e saudade, o resedá que aponta a tudo que possui bondade, e muito difundida na Roma antiga a folha de louro que desperta a glória e exaltação.
Agora, citando alguns costumes, hoje quando um homem presentei uma mulher casada com um buquê de flores, é um gesto de carinho e admiração, porém há alguns anos atrás tal atitude sugeria infidelidade. Presentear com flores de rosas vermelhas era compreendido como uma declaração de amor.
Em tempos mais recentes, este costume se modificou, sendo agora alvo de gentilezas sutis. Nos Estados Unidos por exemplo, quando se é convidado a jantar ou visitar a casa de um conhecido, é muito comum levar flores a mulher da casa, como sinal de agradecimento, gentileza e simpatia.
Lírio de Calla Roxa – Significado
Popularmente tais flores são chamadas de copo de leite, é fácil entender o porque, dado ao seu formato. É original da região dos trópicos Africanos e alcança no máximo um metro de altura, sua pigmentação varia do branco a tons mais fortes, como no caso, o roxo.
As flores de lírio têm um forte significado a pureza, no período da Idade Média tal flor era fortemente conectada a virgem Maria (lírio branco), e desde então passou a ser fortemente vinculado a feminilidade. E o lírio de calla, seu significado epistemológico é beleza e a ela, além de reverenciar a mulher, está atrelado também significados de fé e santidade, é muito difundida em rituais de união. Quanto ao lírio de Calla Roxa, a este é atrelado o amor, a calma, a dignidade. Apesar de não ser uma cor tão difundida, por ser um tom mais dramático, esta é conhecida como a cor do primeiro amor.