Os peixes Moreias têm como principal característica o corpo longo e cilíndrico, pertencem a família dos murenídeos (Muraenidae). Existem pelo menos 200 espécies de Moreias divididas em mais de 15 gêneros e desses a maior parte tem um cumprimento de pelo menos 4 metros. São peixes carnívoros que habitam lugares rochosos.
A caça das Moreias é guiado por um sentido muito apurado de olfato que os conduz diretamente para a comida. As Moreias são peixes que não te escamas e alguns desses espécimes segregam através da pele um muco que contém toxinas. Outro ponto curioso a respeito desses peixes é que muitos deles não possuem barbatanas peitorais e nem pélvicas.
A pele das Moreias além de segregar toxinas também é bastante útil para que elas se escondam dos predadores já que o seu padrão de cor permite que elas se camuflem. O povo indígena brasileiro Tupinambá chama as Moreias de Caramuru. O mesmo nome que recebeu o português Diogo Álvares Correia um náufrago que viveu dentre os índios a época do descobrimento do Brasil.