Ninféia Azul: Planta da Família Nymphaeaceae

A Ninféia Azul é uma planta pertencente à família das Nymphaeaceae. Essa família agrupa 75 espécies, sendo elas: plantas aquáticas, perenes (plantas que possuem ciclos de vida longos), rizomatosas (são plantas que emitem raízes com gemas-rizomas, dos quais podem brotar novas plantas) e que possuem folha e flores flutuantes.

A Ninféia Azul pertence à divisão das plantas angiospérmicas, isto é, faz parte dos grupos que possuem flores, e esta por sua vez é uma das principais características da Ninféia Azul, pois são flores muito bonitas.

A Ninféia Azul possui o nome cientifico de Nymphaea Caerulea, e possui os seguintes sinônimos: Nymphaea Stellata, Nymphaea Mildbraedii, Nymphaea Nelsonii, Nymphaea Calliantha, Nymphaea Calliandra Conard, Nymphaea Capensis, Nymphaea Savigny.

A Nymphaea Caerulea É Popularmente Conhecida Por Ninféia Azul e Pelos Seguintes Nomes:

  • Lírio d’água;
  • Adargas de rio;
  • Boleira Branca;
  • Figos de Rio;
  • Golfão Branco;
  • Nenúfar Azul.

A Ninféia Azul é um vegetal que teve a sua origem no continente africano, mais precisamente na África do Sul.

A Ninféia Azul é conhecida a bastante tempo no continente africano, pois os egípcios antigos já a conheciam pelo nome de Loto Azul e também por Loto Egípcio ou por Lírio Sagrado do Nilo (rio egípcio bastante conhecido).

As Características da Ninféia Azul – Nymphaea Caerulea

Atualmente, existem varias espécies de Ninféias, sendo que algumas delas sofreram mutações genéticas, com as plantas da espécie que estão espalhadas por diversos locais deste planeta.

A Ninféia Azul é um tipo de planta herbácea que possui o caule macio e normalmente apresentam crescimento rasteiro, tem por característica ser uma planta aquática e apresentar um ciclo de vida perene (no reino vegetal, planta que possuem ciclos de vida superiores a dois anos, são consideradas perenes, isto é, possuem um ciclo de vida longo).

A Ninféia Azul é uma planta de pequeno porte, e atinge uma altura que vai de 10 centímetros a 30 centímetros. O tamanho médio da planta é de 15 centímetros. A Ninféia Azul apresenta um diâmetro médio de 80 centímetros.

A Ninfeia Azul possui uma bela folhagem, flutuante e que apresenta um tamanho considerado grande. As folhas possuem a cor verde, são lisas e muito brilhantes. Elas possuem um formato meio que arredondado, com um corte na base. As bordas das folhas da Ninféia Azul são irregulares e são um pouco onduladas. Outra característica das folhas da Ninféia Azul é que as mesmas são ligeiramente enroladas. 

As folhas da Ninféia Azul possuem persistência caduca, isto é, são folhas que caem da planta. Esse processo de queda das folhas ocorre normalmente no inverno e em épocas de maior frio.

As flores da Ninféia Azul normalmente começam a surgir na primavera e continuam surgindo até o período do verão.

As flores da Ninféia Azul possuem uma cor azul e apresentam em seu centro estames (são os órgãos masculinos das plantas que produzem flores) de coloração amarela.

As flores da Ninféia Azul apresentam um belíssimo aspecto, sendo bastante bonitas e vistosas e normalmente ficam solitárias. As flores dessa planta costumam ficar abertas pelo período de uma semana.

De uma maneira geral, nas regiões mais frias, quando chega o inverno, as folhas e flores da Ninféia Azul tendem a desaparecer, e a planta volta a brotar e florescer quando chega a primavera.

A Ninféia Azul é uma planta que produz frutos que apresentam sementes viáveis, e essas sementes podem ser utilizadas para a reprodução da espécie. 

O Cultivo da Ninféia Azul – Nymphaea Caerulea

A Ninféia Azul é um tipo de planta que aprecia regiões que possuem um clima tropical, por isso normalmente é cultivada em locais que sejam quentes (a Ninféia Azul é uma planta que se adapta a temperaturas que oscilam dos 10 aos 32 graus Celsius), por isso ela deve ser cultivada a sol pleno, no entanto, ela é uma planta que se adapta a regiões com clima equatorial, temperado e subtropical com facilidade.

Cuidado para não confundir a meia sombra, com locais que sejam de sombra plena, pois quando cultivadas sob sombra constante, a Ninféia Azul tende a não crescer e florescer. Na meia sombra, a planta já não floresce normalmente, crescendo de forma tímida e modesta.

Além disso, apesar da Ninféia Azul gosta do clima quente, ela pode ser cultivada em locais que possuam o clima mais ameno, pois ela consegue tolerar um pouco de frio.

A Ninféia Azul por ser uma planta aquática, deve ser cultivada em locais que apresentem lodo ou espelho d’ água para que floresça e cresça vigorosa.

É interessante que seja verificado o Ph da água em que a Ninféia Azul está sendo cultivada, pois ela não tolera águas alcalinas. O ideal é que a água apresente um Ph neutro. 

A Ninféia Azul é uma planta que possui um nível médio de manutenção. Tanto que não é necessário realizar podas na Ninféia Azul, bastando que sejam retirados os excessos da planta caso ela ultrapasse a área que tenha sido delimitada para o seu cultivo ser realizado.

A Ninféia Azul pode ser cultivada em diversos locais como tanques, vasos (ideal que fiquem submersos), lagos ornamental e espelhos d’água. Caso o plantio da Ninféia Azul seja feito em vasos, é interessante que fique submerso ou direto no lodo.

A Ninféia Azul se caracteriza por viver em locais com pouca profundidade de água.

A Ninféia Azul é uma planta que precisa de substrato fértil e devido a esse fato pode ser realizada a fertilização artificial do local de cultivo da espécie, podendo ser utilizado como fertilizantes os do tipo NPK (nitrogênio, fosforo e potássio), precisando apenas que seja tomado o devido cuidado de verificar se no local de cultivo exista  peixes. Caso isso ocorra, evite realizar adubações mais pesadas, pois os produtos utilizados na fertilização tem a capacidade de matar os peixes.

Devido a sua grande beleza, a sua forma e as suas flores, a Ninféia Azul pode ser utilizada com fins ornamentais nos locais em que forem cultivadas. 

A Multiplicação e Propagação da Ninféia Azul – Nymphaea Caerulea

A Propagação da Ninféia Azul pode ocorrer de duas formas: pela divisão dos tubérculos e pela germinação de sementes. A pessoa que cultiva a Ninféia Azul pode realizar a propagação em qualquer época do ano, independente do período.

A propagação por germinação das sementes ocorre de forma espontânea, pois as sementes caem na agua e germinam naturalmente no seu habitat.

A propagação pela divisão dos tubérculos é um método de reprodução assexuada que ocorre através do corte de pequenas partes com raízes e ramos para que esses pequenos tubérculos sejam plantados em outro local e tenham condições de gerar uma nova planta. 

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *