A natureza é muito sábia e se você quer ter um lindo jardim/horta em casa, deve ter conhecimento de alguns detalhes. Sabemos que cada espécie de planta possui o seu ciclo de vida e tem um determinado mês ou estação do ano onde ela brota mais. Esse estágio de brotação é importante porque é a partir dele que novas folhas, flores e frutos são formados e dessa forma, a sua planta se desenvolve.
Saber o mês que cada planta prefere vai ser um trabalho muito grande para você mesmo porque tem espécies que variam muito de um tipo para o outro. Então o mais apropriado é você conhecer um pouco sobre cada tipo de planta que podemos cultivar de acordo com cada mês do ano. Para ajudá-lo nesse processo, você vai encontrar essa tabela toda detalhada para você não se perder mais quando for plantar aquela mudinha em seu jardim.
Hemisfério Norte x Hemisfério Sul
Você lembra, quando sua professora de geografia lá no primário ensinou sobre os movimentos do planeta Terra? Existem dois movimentos: o de rotação e o de translação. O primeiro é o movimento que a Terra faz sobre si mesma e dura 24 horas para se completar. O segundo é o movimento que a Terra faz ao redor do Sol juntamente com os outros planetas do Sistema Solar e este movimento dura 365 dias para se completado.
Mas O Que Isso Tem Haver Com As Plantinhas do Meu Jardim?
Simples. É exatamente devido os movimentos que a Terra faz, que as estações do ano são formadas e que vamos ter mais sol em uma determinada época do ano em cada hemisfério. Podemos então dizer que enquanto o hemisfério Norte está de dia e quente, o hemisfério sul está de noite e frio. É basicamente isso. Quando se trata de planta, determinar qual a melhor época para se cultivar determinada espécie, vai ser muito relativo dependendo do hemisfério onde você está localizado. Como estamos no Brasil, vamos focar mais no hemisfério sul para as nossas dicas, mas se você está lendo agora lá do topo do nosso planeta, basta fazer a relação oposta do calendário.
Janeiro no Hemisfério Sul e Julho no Hemisfério Norte
Esse é o mês mais quente do ano no nosso hemisfério. Basta lembrar que é exatamente nessa época onde as pessoas começam de fato a aproveitar o verão. Se você vai começar a cultivar uma planta, evite aquelas que preferem climas mais frios porque elas não irão resistir. As melhor opções para se cultivar nesse mês é o agrião, gipsófilas , alface, cenoura, lírios, espinafre, repolho, salsa, Begônias, entre outras plantas mais resistentes ao calor.
Fevereiro no Hemisfério Sul e Agosto no Hemisfério Norte
Esse mês o verão ainda está em alta e por esse motivo as plantas mais resistentes à temperaturas elevadas ganham destaque. Além das que citamos mais acima, você também pode cultivar chicória, feijão, crisântemos, rabanetes, beterraba, ervilhas, entre outras.
Março no Hemisfério Sul e Setembro no Hemisfério Norte
No mês de março a temperatura começa a ficar mais amena com a chegada do outono. Esse mês chove em algumas localidades e por esse motivo, você pode alternar entre plantas que se adaptam bem em climas mais quentes, mas que não tenham restrições com chuvas mais constantes. Alguns exemplos de plantas que podem ser cultivadas nesse período é a cebola, repolho, trevo de quatro folhas, amarílis, amores-perfeitos, cravos, papoulas, coentros, agrião, favas, aipo, nabos, alho, morangos entre outras.
Abril no Hemisfério Sul e outubro no Hemisfério Norte
Abril é começo do outono então você já pode abusar das espécies que gostam daquele cultivo feito à meia sombra. Alguns exemplos de plantas para esse mês é basicamente as mesmas frutas de março como morangos, beterraba, espargos, alface, couves das diversas variações, lentilhas, espinafres, favas e nabos.
Maio no Hemisfério Sul e Novembro no Hemisfério Norte
Maio é quando o ano começa a se preparar para as chuvas e nesse mês você pode cultivar plantas como o alho, aveia, batata, centeio, cevada, trigo, entre outras.
Junho no Hemisfério Sul e Dezembro no Hemisfério Norte
Para o mês de junho, plantas como as macieiras e as pereiras caem muito bem, pois são plantas que resistem à chuvas e também ao sol forte. Dependendo do local onde essas plantas forem cultivadas, pode ocorrer um desses dois climas então é sempre bom ter uma planta mais resistente.
Julho no Hemisfério Sul e Janeiro no Hemisfério Norte
Julho é praticamente o mês que começa o inverno e nesse caso já indicamos plantas que gostam de chuvas ou tem uma boa resistência a elas como é o caso da alface, ervilha, rabanetes, fava, repolho, entre outros.
Agosto no Hemisfério Sul e fevereiro no hemisfério Norte
Se você mora no sul do país, esse mês é bem chuvoso por essa região. Essa grande quantidade de chuva acaba se espalhando por boa parte do Brasil então para garantir é indicado sempre ter plantinhas que gostam de climas mais amenos. Nesse caso você poderá plantar alcachofras, melão, aipo, cebola, pimentão, morango, melancia, tomate, entre outros.
Setembro no Hemisfério Sul e março no Hemisfério Norte
É o mês mais frio do ano e será quando você vai aproveitar para plantar espécies como a beterraba, alface, melancia, couves, espinafres, cenoura, entre outros.
Outubro no Hemisfério Sul e abril no Hemisfério Norte
Nesse mês o mais indicado é o cultivo de pimentas, nabos, salsas, beterraba, melão, acelga, cebola, melancia, batata, feijão e algumas outras espécies que se adaptam bem em climas mais frios.
Novembro no Hemisfério Sul e maio no Hemisfério norte
Em novembro a temperatura começa a subir e se preparar para a chegada do verão. Nesse mês plantas como beterraba, melão, feijão, pimentões, brócolis, agrião, pepino, entre outras devem ser cultivadas.
Dezembro no Hemisfério Sul e Junho no Hemisfério Norte
Nesse mês o sol do verão já começa a dar os ar das graças então preferivelmente cultive plantas como a cenoura, pepino, roseiras, lírios, feijão, brócolis, abóbora, repolho, beterraba, entre outras.
Lembrando que não é somente porque a espécie é da época que vai brotar com certeza em seu jardim. O cuidado básico que qualquer planta exige também é de extrema importância.