Onde e Como Cultivar Orquídeas

As orquídeas estão entre as flores de maior valor comercial nos dias de hoje. Elas são bonitas e muito exóticas, podendo serem encontradas mais de 30 mil espécies catalogadas na natureza, além daquelas que ainda não receberam seu devido reconhecimento. Ainda vamos ter os híbridos que são criados pelos orquidófilos, que são criadores de orquídeas.

Por ter uma delicadeza diferenciada, saber cuidar e plantar essa flor é muito importante. Então vamos conhecer um pouco mais sobre esse assunto com algumas dicas de cultivo que com certeza farão toda diferença em seu jardim. As dicas servem tanto para aquelas pessoas que cultivam orquídeas em pequenas e grande escala.

Características Gerais – Orquídeas

As orquídeas são encontradas em diversas partes do mundo, variando de acordo com as suas espécies existentes. Elas geralmente são típicas de regiões onde o clima predominante é o tropical, mas como elas são as flores mais populares do mundo, você só não encontrará essa planta na Antártida. Em todos os outros continentes você tem orquídeas á sua disposição e caso queira cultivar essa flor, basta saber qual a espécie que melhor se desenvolve na rua região e começar o seu cultivo. O formato das suas flores, folhas e frutos é muito individual de cada tipo de orquídea, assim como as cores das suas flores. Quanto às folhas, elas são sempre verdes assim como o seu caule também.

Como a sua popularidade no comércio é muito grande, você vai encontrar diversos orquidários dessa espécie espalhados pelo mundo, mas o ambiente natural da orquídea são as matas e as florestas ao redor do mundo. A criação dos orquidários se fez necessária devido a quantidade de flores que precisam ser cultivadas e também os cuidados com elas para que possam crescer bonitas e possíveis para comércio. Aquelas pessoas que possuem seus orquidófilos ou que, mesmo em um pequeno jardim, cultivam apenas orquídeas são chamados de orquidófilos. São eles também que se responsabilizam pelos milhares de híbridos que encontramos das plantas.

Sobre o Cultivo

Não existe uma regra fixa para cultivar orquídeas, pois isso vai depender muito do ambiente onde você vai manter os seus canteiros da flor. Devido essa variação enorme de orquídeas e principalmente, devido a delicadeza dessa flor muitas pessoas acham que plantar orquídeas é algo difícil e na verdade não o é.  O que você precisa é saber de alguns pequenos detalhes que, estes sim, são indispensáveis para a sua planta.

Conhecer o tipo certo de orquídea vai fazer com que o seu cultivo seja melhor direcionado. Por exemplo, a espécie Phalaenopsis é mais indicada para aquelas pessoas que querem ter seus pequenos orquidários em apartamentos, então esta melhor do que qualquer outra vai se desenvolver melhor nesses ambientes. Então o primeiro passo para ter um cultivo de sucesso de orquídeas, é saber qual o tipo certo de flor de acordo com o seu clima e ambiente. Isso você vai descobrir facilmente fazendo uma pequena pesquisa na internet ou lendo aqui mesmo no nosso site, os diversos artigos sobre orquídeas.

Local de Cultivo

A maioria das orquídeas que você vai encontrar aqui no Brasil é do tipo epífitas, que são aquelas plantas que crescem presas às árvores, mas sem retirar dessas plantas nenhum tipo de nutrientes.  Se você quer cultivar em vasos a sua orquídea também poderá fazer isso sem nenhum receio, assim como em placas de xaxim ou fibra de coco ou de madeira. Pode ainda usar a forma tradicional para cultivo de plantas que é diretamente ao solo.

Cultivando Diversas Espécies de Orquídeas

As necessidades básicas de uma orquídea é praticamente a mesma para qualquer outra independente do seu tipo. Como elas florescem mais de uma vez ao ano e em diferentes épocas, indicamos que você tenha diversos tipos de orquídeas em seu jardim, pois dessa forma terá sempre um ambiente florido.

Mudas podem ser nutridas com uma colher de chá de farinha de osso a cada mês nas beiradas do vaso, acelerando assim seu crescimento. Os híbridos são de maneira geral extremamente resistentes, e podem prosperar mesmo em condições adversas de cultivo, crescendo mais rápido que as espécies “naturais”. Incontáveis cruzamentos de gêneros ou espécies geraram inúmeros híbridos.

Evite comprar ou retirar orquídeas das matas, pois elas já foram tão exploradas por cultivadores e colecionadores que nos dias de hoje as espécies das matas são muito únicas e retirando-as, você pode colocar uma espécie em extinção. O correto é sempre comprar de empresas ou direto de orquidófilos, pois dessa forma você compra uma espécie que com certeza está em produção constante.

Regas

A maioria das orquídeas não tolera muita água, mas gostam de ambientes sempre úmidos. O ideal nesse caso é você usar produtos no substrato que ajudam a manter essa umidade do solo ou então regar controladamente para que ela se mantenha sempre dessa forma. Se você vai plantar a sua orquídea em vasos, evite usar aqueles pratinhos tão comuns em jardins, pois eles retêm água e isso pode encharcar as raízes da sua orquídea e a planta vai morrer.

Então essa é a regra básica para as regas das orquídeas, manter o solo úmido, mas não encharcado. É mais fácil você matar a sua orquídea por excesso do que por falta de água. O intervalo ideal entre uma rega e outra é em dias alternados, suspendendo as regas em épocas chuvosas.

Nos dias que você não vai molhar o solo, apenas vaporize um pouco de água nas folhas e sempre no período da manhã e bem cedo ou então no final da tarde. É importante atentar para esses horários porque se você molhar as folhas da sua orquídea em períodos onde o sol está forte, você vai manchá-las.

Luminosidade

Você pode deixar a sua orquídea tanto dentro como fora de casa. Se você manter sua planta em ambientes internos onde ela não tem muita luz, molhe um pouco mais o substrato.  De preferência elas devem ser mantidas em locais onde podem receber a luz do sol, principalmente no período da manhã, considerando até as 9 horas ou então no período da tarde, após as 16 horas.

O sol é importante para a sua planta porque é ele que vai favorecer o florescimento da sua orquídea, e você não quer cultivar essa espécie e não ter flores, não é verdade?

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • foi muito bom verbess a materia pois tenho algumas orquideas e não sabia como cultivar

    MARIA DO SOCORROSANTOS 18 de outubro de 2013 14:37 Responder
  • Elas são belissima eu gosto muito de flores

    IANE 5 de abril de 2014 18:37 Responder
  • Qual é o nome da flor orquidea Azul e amarela a da 8º flor de cima pra baixo?

    Gleice Souza de Jesus 15 de abril de 2014 18:50 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *