Perpétua

A maioria das pessoas acredita que a Natureza é um bem maior que tudo. Isso porque, se não fosse por conta dela, muito provavelmente nem estaríamos debatendo nesse horário, por intermédio de um aparelho conectado à internet. Isso porque tudo, absolutamente tudo, é retirado de alguma parte da natureza. Ou seja, a sua importância é tremenda para o sustento do país.

No entanto, o nosso planeta vem sofrendo, cada vez mais, consequências pela sua irresponsabilidade ao manusear os recursos naturais alocados para essa causa. O que vemos hoje é um cenário caótico, que tem tudo para ficar pior: com algumas medidas dos governos dos países, alguns projetos de preservação estão indo por água abaixo. Mas, felizmente, a onda sustentável está, cada vez mais, atingindo metas mais suaves, o que faz com que a Terra, ainda em estado de alerta, possa ter um alívio por conta dessas ações.

Mas, desviando um pouco a atenção, muitas pessoas não negam que o meio ambiente é um lugar que traz paz, tranquilidade, enfim. Um pouco de aconchego ao coração. E isso não deveria ser omitido, pois já é comprovado cientificamente que, um maior contato com a natureza é muito benéfico para a saúde. Entendemos, também, que a tendência é estarmos rodeados, cada vez mais, de prédios e várias construções.

Jardim de Perpétuas Rosas

Jardim de Perpétuas Rosas

Isso não te impede, no entanto, de ter uma área em sua casa reservada apenas para o plantio de pequenos tipos de flores e plantas. Hoje, no nosso artigo, iremos falar de uma flor que com certeza, você já deve ter ouvido falar: a perpétua. Vamos dar informações de como manter essa planta, bem como, descrevê-la mais  a fundo para que você a conheça. Confira a seguir:

A Flor Perpétua

Também conhecida por outros nomes, como amaranto-globoso, a perpétua nada mais é do que uma flor de origem herbácea, cujas as flores assumem uma tonalidade roxa bem característica, que consegue diferenciá-la perante as demais espécies de flores. Por conta da sua cor característica, algumas pessoas podem confundir a perpétua com a violeta, que é uma outra flor que tem um consumo absurdo no território tupiniquim.  Apesar de a sua cor característica ser roxa, já se pode obter perpétuas de outras tonalidades diferentes. Graças aos estudos sobre genética, é possível fazer com que a planta desenvolva flores com cores diferentes da lilás. Mas isso, claro, irá depender do seu gosto para as flores.

Suas folhas têm um aspecto oval,-lanceoladas,  nos quais a textura pilosa  e cores mais verde-claras têm vez.  Uma das coisas mais interessantes da Perpétua é que ela é uma flor com várias aplicações paisagistas, bem como utilizada para poder compor canteiros, maciços ou bordados.

Uma recomendação que se é dada é que o local onde ela deve ser plantada deve estar com vista total para o sol, pois o nosso astro irá fornecer toda a energia necessária para que ela possa realizar a fotossíntese, e, assim, crescer saudavelmente.

Por ser uma planta com uma grande flexibilidade, os seus usos paisagísticos são muitos, desde arranjos florais, até canteiros, forrações utilizando plantas, entre muitas outras. É preferível que se utilize uma terra bem fofa, com bastante vitaminas e minerais, sendo adicionadas com outros tipos de fertilizantes para deixa-la bem “acomodada”, podendo crescer mais forte e esbelta.

Perpétuas Brancas

Perpétuas Brancas

Como Fazer Um Canteiro?

Muitas pessoas querem estar sempre cercadas por plantas, seja na parte interna da sua casa, ou externa. E isso é muito bom, pois confere maior frescor à casa, bem como um ambiente mais descontraído. Mas, geralmente, essas pessoas acreditam que isso dispende muito dinheiro e tempo, acabando por não construir um canteiro em sua casa. Para a sua felicidade, iremos te mostrar como fazer um canteiro para poder plantar as suas flores, bem como, também, outros tipos de plantas.

Primeiro, como é de praxe, é necessário que você encontre um local onde a incidência de sol seja de moderada a alta. Isso porque, as plantas necessitam da luz solar para poder fazer a fotossíntese, sua fonte de alimentação. Algumas plantas, ainda, preferem uma maior insolação, enquanto outras preferem uma exposição mais moderada. Por isso é importante um estudo sobre quais flores ou plantas você pretende colocar em seu canteiro, para poder decidir quanto de luz solar esse canteiro irá receber durante os dias.

Depois de decidir pelas plantas e pelo local, é hora de colocar a mão na massa. Lembrando que o canteiro pode ser feito diretamente no solo, ou, também, em uma construção na varanda, caso seja impossível acessar o solo original. No caso do solo, é importante cavar o buraco, uma profundidade de até um metro e meio e, depois disso, colocar a terra preta já misturada com os minerais e os fertilizantes, deixando fofa para poder receber as sementes. Depois de afofá-la e acomoda-la no buraco, faça o seguinte: deixe a terra descansar. Coloque as sementes em copinhos com a mesma terra, para que elas possam, ao menos, crescer um pouco, coisa de quinze dias, para depois transferir para o canteiro. O  risco que se corre ao colocar a semente diretamente na terra fofa sem antes de sua germinação é que ela não possa se desenvolver corretamente. Ou, pior: possa nem, mesmo, chegar a se desenvolver.

Depois desse processo, onde as plantas irão se desenvolver, é hora de transferi-las para o local adequado, que é o seu canteiro Afofe a terra novamente e, de maneira não muito funda, introduza as sementes germinadas, deixando para fora o seu caule. Depois disso, deixe a terra um pouco úmida, a fim de ajudar as mudinhas a se desenvolverem e, com certeza, poderem fazer com que elas se tornem lindas e saudáveis plantinhas.

Caso você não possa colocar em sua casa um canteiro, uma ótima opção é comprar vasos de flores, que possam ser adaptadas para os ambientes internos e, assim, fazer uma pequena “floresta” para deixar o seu ambiente mais leve. Com isso, a sua casa irá ficar mais amável e receptiva às visitas. Tenha preferência pelas flores e plantas que não são venenosas, especialmente se tiver crianças ou animais .

Mix de Perpétuas - Roxas, Brancas e Rosas

Mix de Perpétuas – Roxas, Brancas e Rosas

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *