Plantas Que Se Adaptam Ao Banheiro

Quando você começar a pensar no projeto paisagístico para o seu jardim não esqueça também de pensar em flores para colocar dentro de casa. Ter um pouco da natureza no nosso ambiente cotidiano além e trazer beleza, enfeitando os cômodos, atrai boas energias e dá mais vida ao lar. E não limite as plantas a sala de estar, elas podem estar presentes em todos os cômodos, incluindo o banheiro. Isso mesmo, você também pode ter um bom efeito na decoração escolhendo algumas espécies para esse cômodo.

Plantas Banheiro

Plantas Banheiro

Tem muita gente que pensa que as plantas não são adequadas para o banheiro. É normal que você pense assim visto que existe uma grande variação de temperatura nesse ambiente. Verdade seja dita,  locais com muita umidade e com ventilação precária não sã os mais adequados para as plantas, sem falar na falta de luminosidade. Porém, como nem todas as plantas são iguais, se você quiser mesmo decorar o seu banheiro com elas, pode apostar em espécies que se adaptam bem ao ambiente e as variações e particulares dele.

Conheça Plantas Que Se Adaptam Bem Ao Banheiro

Você pode encontrar plantas que se adaptam bem ao banheiro de vários tamanhos, pequenas, médias e de grande porte. Espécies que depois de plantadas e colocadas dentro do cômodo conseguem crescer normalmente. Podemos citar alguns exemplos, como: zamioculca, lírio da paz, asplênio, avenca, comigo ninguém pode, espada de São Jorge, avenca, peperômia, caládio, entre outras.

A particularidade dessas plantas que as fazem apropriadas para banheiro é que em primeiro lugar elas gostam de ambientes úmidos, precisam ficar em um lugar com ventilação moderada e o mesmo serve para iluminação, de pouca a moderada.

Porém, nem sempre o seu banheiro tem pouca luminosidade, é bem ventilado e tem menor umidade, neste caso, você poderia apostar em violetas, que são lindas e dão um toque sofisticado para decoração ou a kalanchoe.

Veja agora uma lista com as plantas que podem ser usadas nos banheiros e as características principais que devem ter o cômodo!

Todas as plantas listadas a seguir podem se adaptar bem a um lugar com pouca luz natura e umidade.

1- Avenca: perfeita para o banheiro porque ela precisa de muita umidade relativa do ar, além disso, ela suporta e prefere ambientes com temperaturas de médias para altas e gosta de luz indireta, sem nunca ficar completamente exposta ao sol.

2- Zamioculcas: ela suporta o ambiente úmido como o banheiro, porém, precisa de espaço. A planta deve ser plantada em vasos bem grandes, o que permitirá que ela cresça ainda mais. É aconselhável usá-la somente em banheiros grandes e quanto a luz, ela se adapta bem a falta dela. Quanto aos cuidados, é daquelas plantas que exige poucas regas.

3- Cacto: é uma planta muito interessante pelo banheiro, primeiro pelas suas características e segundo porque simplesmente adora a umidade e ainda por cima, ficará absorvendo a umidade do seu banheiro. Só não esqueça de NÃO exagera com a água na hora de regá-la.

4- Violetas: as violetas enfeitam qualquer ambiente e entre eles, elas também podem decorar o seu banheiro, porém, para que elas fiquem bonitas precisarão de claridade. Se trata de uma espécie que exige pouca rega porque as flores se encarregam de absorver a umidade do ambiente.

5- Comigo Ninguém Pode: essa é uma das espécies de planta que suporta melhor a falta da iluminação natural, sem falar que fica ótima em qualquer decoração. Porém, caso você tenha criança em casa ou animal é melhor evitá-la ou colocá-la bem fora do alcance de ambos, uma vez que suas folhas são venenosas.

6- Lírio da Paz: é uma daquelas plantas bem fácil de plantar e de cultivar, porém, ela precisa da iluminação indireta do sol, então, pode até ser colocada no banheiro, mas de um modo que veja indiretamente os raios de sol. Ela exige rega constante, mas sem exageros.

7- Kalanchoe ou flor da fortuna ou calandiva: essa espécie faz parte da família das suculentas, o que na prática significa que ela dispensa a rega com frequência. Uma das características interessantes dessa planta é ela se apresentar nas mais variadas cores durante a sua florescência, que acontece no inverno. Fica linda quando colocada sobre a pia do banheiro.

Outras Dicas Para Que As Plantas “Sobrevivam” Ao Banheiro

  • Para começar, lembre-se que apesar das plantas se adaptarem bem ao banheiro, a umidade e as outras particularidades do cômodo, é importante que seja arejado e que tenha o mínimo de luminosidade natural. E nunca, que as plantas tenham contato direto com o sol.
  • Na hora de cultivar a sua planta no banheiro escolha um lugar que ela não fique “atrapalhando” e não esqueça da claridade.
  • De todas as particularidades do banheiro, com certeza, a maior delas é a falta de iluminação. Se o seu banheiro tem uma passagem para a luz do sol é bem melhor. Se puder, abra de vez em quando a janela, mas mantenha a planta longe, recebendo somente meia luz.
  • As plantas que ficam no banheiro não podem em hipótese nenhum ficarem expostas a água do chuveiro. As regas periódicas de cada uma delas deve ser respeitada de acordo com a espécie. Coloque as plantas sempre fora do box e nunca dentro dele. No máximo, na beira da banheira, caso não seja um lugar onde possa cair água involuntariamente.
Confira As Dicas

Confira As Dicas

  • Uma dica para quem tem banheiro com pouco espaço, evite aquelas plantas que possuem folhas que crescem e se espalham. A ideia é enfeitar e não atrapalhar o caminho.
  • Pesquise sobre a toxidade das plantas, muitas espécies parecem inofensivas, mas na verdade não são.
  • Considere que normalmente as plantas que são cultivadas dentro do banheiro recebem adubação semestral. As podas acontecem durante a hibernação ou dormência no inverno.
  • Muitas plantas auxiliam a manter a umidade no cômodo, alguns acreditam que podem tirar as negativas negativas do ambiente, além de purificar o ar. O charme não é nem preciso falar.

Não esqueça de escolher a planta levando em consideração a sua decoração e o tipo de efeito você está em busca, e claro, o tempo que terá para cuidar dela.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *