É óbvio que as flores fazem a alegria de muita gente. Isso porque, ela tem uma clara aceitação em, praticamente, todo o lugar. Ela costuma deixar o ambiente muito mais leve e fresco, bem como, também, ter uma função ecológica ao colocar mais natureza próximo da gente.
As rosas, talvez, sejam as flores mais conhecidas, por apresentarem cores, tonalidades e um formato que virou o padrão para poder descrever uma flor. É muito ligada, também, com questões de romance, na qual a flor sempre representa o amor, a fidelidade. Por isso, o costume de presentear quem você ama (seja homem ou mulher) com flores simboliza a união fraterna de um casal.
Basicamente, a rosa mais conhecida é a de cor “rosa”, sendo que é, também, a mais comum. Existem outras rosas que também fazem sucesso entre as pessoas, como a rosa vermelha, e a não muito comum “rosa negra” que, dentre outras coisas, atrai olhares curiosos, pois é muito rara de se cultivar.
Mas existem outros tipos de rosa que também atrai a atenção de muita gente, que é o caso da rosa azul prateada, que você vai conhecer um pouco mais a seguir:
A Rosa
A rosa é, como já dita anteriormente, a flor mais antiga e mais cultuada de todo o planeta. Segundo registros históricos, a rosa é cultivada pelo homem desde meados da antiguidade. Registros mostram, também, que a primeira rosa que se tem notícia originou-se nos jardins asiáticos em cinco mil anos antes de Cristo. Se compararmos essa rosa com a selvagem, a idade de surgimento é muito mais antiga.
Diferente das outras flores, a roseira se caracteriza por gerar rosas solitárias, em caules espinhentos que originam apenas uma flor. Os seus frutos são pequenos, sendo que, alguns deles, podem ser comestíveis. Por causa disso, é comum encontrar rosas que são utilizadas em receitas de diversos tipos de refinamento.
Por conta do grande conhecimento genético que foi angariado com o passar dos tempos, é natural que a rosa atual seja um pouco diferente dos seus ancestrais. Alguns historiadores acreditam que o odor das rosas de hoje são mais fortes e singulares do que as mais antigas, justamente por conta dessa seleção genética que ocorreu com o princípio fundamental de encontrar espécimes ainda mais resistentes ou bonitas, visualmente falando.
As rosas também têm grande importância no cenário religioso, já que várias entidades religiosas (sobretudo, as cristãs) as utilizam como parte de seus ritos. A igreja católica, por exemplo, acredita que a rosa é um símbolo para o Santo Rosário. Conta-se que um beato chamado Angelico estava orando, quando, de repente, a Virgem Maria, rodeada de anjos, apareceu para ele, compondo uma coroa de rosas. Desde desse dia, a flor passou a representar a serenidade e a doçura da Virgem Maria.
É gritante, também, percebermos o quanto a rosa tem simbolismo cultural em suas formas bem como, também, em sua significação cultural. Posso arriscar que isso é bastante findado em músicas, em telas de arte, em filmes, em novelas, enfim. A rosa é uma das flores que mais aproximam o ser humano dos ideais de religião, de afeto, de carinho, ou seja, de amor ao próximo.
A Rosa Azul Prateada
Já de cara, vamos quebrar um paradigma, na qual nos fala que a rosa azul é natural: não, não é. Ela é obtida por meio de um sequenciamento genético de milhares e milhares de anos atrás. Muitas pessoas correm em busca dessa rosa pois ela significa amor e prosperidade, sendo que, quem portar essa rosa pelo menos uma vez na vida, irá ter sorte no amor e em sua profissão.
Mas, em algumas culturas, a rosa azul tem um significado ainda maior: ela está ligada com o fato de significar mistério ou o alcance e busca do impossível, no qual acredita-se que ela traz ao dono que a porta juventude ou, o mais legal talvez, a realização de um desejo.
A rosa azul é um dos maiores símbolos de um dos mais prestigiados cantores do Brasil: Roberto Carlos, um dos ícones do movimento musical que surgiu no Brasil a partir da década de 1960. O gosto do “Rei” pela cor azul é evidente em seus shows onde, em sua maioria, veste algum adereço (ou seu próprio terno), na cor azul. No entanto, podemos dizer que a rosa no geral é a flor preferida do cantor que, em todo fim de show, distribuí rosas vermelhas aos seus fãs.
Por mais velha que seja, a Rosa é utilizada em vários tipos de arranjos florais, tais como em casamentos, festas de quinze anos, entre outros eventos em geral. Muitas empresas disponibilizam para os que estão envolvidos na organização de uma festa várias opções de personalização da rosa, que vão desde cores metálicas, como o prata, até a mescla de cores, para deixar as rosas mais personalizadas e a gosto do freguês.
Uma dessas personalizações é a “rosa azul prateada”, no qual a flor, que é azul, passa a ganhar tons metálicos nas bordas, dando um efeito muito bonito, podendo ser aplicado em vários tipos de decoração. Por sua cor metálica, pode servir de arranjo em um pedestal também metálico, respeitando a cor e a combinação desses tipos de adornos e ornamentos.
As rosas, portanto, não podem faltar e nunca na decoração de um casamento ou aniversário, por conta do grande simbolismo que ela carrega consigo.
Existem vários sites especializados na venda desse tipo de rosa, e um deles será disponibilizado é esse, clique aqui e saiba mais.