Rosa Do Deserto – Espécie

A rosa do deserto, cujo nome científico é Adenium obesum, é uma espécie de planta que dá flores, da família Apocynaceae. Essa planta é nativa da área do Sahel, na África, e também da região do Saara – da Mauritânia ao Senegal e Sudão -, além de áreas tropicais e subtropicais do leste e sul da África e Arábia.

A rosa do deserto é, na verdade, um arbusto de suculenta, que pode perder suas folhas durante momentos mais frios do ano, dependendo de sua espécie e sua área de cultivo. A rosa do deserto pode ter tamanhos que variam de um a três metros de altura, com caule e galhos grossos e inchados, e uma base mais grossa e inchada, mas de menor porte.

As folhas ficam dispostas em forma de espiral, se acumulando em direção às pontas do arbusto, tendo uma textura parecida com a do couro. Essas folhas podem alcançar tamanhos de 5 a 15 centímetros de comprimento, e entre 1 e 8 centímetros de largura, dependendo, é claro, do porte da planta – quando mais alta ela for, maior serão as folhas, principalmente as da base. Quanto mais próximas do topo, em menos número e mais finas elas ficam.

Rosa Do Deserto

Rosa Do Deserto

As flores são tubulares, com um comprimento que pode ir de 2 centímetros a 5 centímetros na base, e então a sua parte exterior pode ir de 4 a 6 centímetros de diâmetro. Essa parte exterior é composta, geralmente, por 5 pétalas, lembrando outras plantas de mesmo gênero, mas de espécies diferentes, que também são suculentas.

As flores da planta rosa do deserto tendem a ser vermelhas ou rosas, ou muitas vezes uma combinação das duas cores, com uma leve coloração branca quando bem próximas de seu centro, em sua parte mais interna.

A rosa do deserto é uma planta popularmente usada como uma planta de jardim caseiro, e também como bonsai, em regiões com clima mais temperado.

Para que seu cultivo seja bem sucedido, ela requer um local ensolarado, e uma temperatura mínima no interior do local onde ela fica que seja de, pelo menos, 10 °C. Para garantir que ela vai ficar sempre saudável, é necessário regar a rosa do deserto da mesma maneira que se regaria um cactus.

A rosa do deserto é comumente propagada através do plantio de sementes, ou então por se cortar um pequeno galho de uma planta já existente, e plantar uma nova muda da planta através dele – a diferença entre esses dois tipos de plantio é que as plantas que são crescidas através do plantio direto da semente têm seu caule mais inchado em uma idade mais jovem, mas quando crescidas, as duas têm exatamente a mesma aparência.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Que coisa mais linda! Parece feita todo de cristal.

    Marta 30 de janeiro de 2012 22:59 Responder
  • quero todas, como faço para conseguir compra-las?

    LECY MARIA DE SANTANA 1 de outubro de 2013 21:26 Responder
  • como faço para conseguir uma dessas….

    deize kreusch 27 de março de 2014 12:12 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *