Roseira

As Rosas

A planta mais conhecida no mundo inteiro é cultivada de desde a idade antiga pelos homens, e ao longo do tempo vem cada vez mais sendo admirada e encantadora aos olhos de quem as vê. É inspiração de jardins, filmes, livros e letras de músicas onde a flor retrata a beleza do amor de paixão. É uma flor que tem como origem os jardins da Ásia por volta de cinco mil anos atrás, podendo ter sido crescida a muitos e muitos anos atrás.

É possível entrar cem gêneros dessa planta, tais como a Rosa acicularis, a Rosa arvensis, a Rosa ×alba, a Rosa banksiae, a Rosa blanda, a Rosa bracteata, a Rosa canina, a Rosa carolina a Rosa centifolia, Rosa chinensis, a Rosa cymosa, a Rosa damascena, a Rosa dumalis, a Rosa filipes, a Rosa foetida, a Rosa gallica, a Rosa ×odorata nothovar. gigantea, a Rosa glauca, a Rosa glauca a Rosa henryi, a Rosa hugonis, a Rosa laevigata, a Rosa luciae, a Rosa majalis, a Rosa micrantha a Rosa moschata, a Rosa moyesii, a Rosa multiflora, a Rosa nutkana a Rosa omeiensis, a Rosa pendulina,a Rosa pimpinellifolia, a Rosa rubiginosa,a Rosa rugosa, a Rosa sempervirens, a Rosa spinosissima ou Rosa pimpinellifolia type spinosissima, a Rosa virginiana, e também a Rosa xanthina, e muitas ouras espescies de rosas.

Ela também é empregada nas regiões onde no catolicismo é símbolo de uma das principais características católicas como o Santo Rosário, na simbologia retrata que o beato Angélico, também conhecido como Fran Angélico, enquanto estava em seu quarto rezando, viu a vigem maria rodeada por anjos que cantavam e louvavam a deus com ramos de rosas. Sendo assim a planta teve mais destaque entre os cristãos que começaram a admirar a beleza das rosas e hoje em dia ela faz parte de pinturas, artesanatos, decorações, servindo de inspiração para cada pessoa de uma maneira diferente.

As cores que hoje são empregadas nas plantas, as pessoas ligaram em fatos para que possam ser representante dos atoas, tais como as flores que tem as pétalas na coloração branca simbolizam a veneração, as rosas que possuem as pétalas nas cores vermelhas, como já foi muito dito tem o objetivo de simbolizar o amor e a paixão, as mais claras são representantes de fraternidade e também de fidelidade, as rosas nas cores rosa tem o papel de simbolizar a gratidão, as vermelhas com tons amarelados simbolizam as aventuras traçadas com êxito e as rosas vermelhas meio esbranquiçadas representando a união.

Atualmente não há um jardim que não conte com a extrema beleza das rosas, onde podem ser encontradas nas cores azuis, nas cores verdes, nas cores amarelas, nas cores brancas, nas cores vermelhas onde é a mais comum de ser encontrada, principalmente em buques nos dias dos namorados ou aniversários de casamento onde as rosas são sinônimas de amor e também em outras cores, onde podem enfeitar não só os jardins como mesas, casamentos, festas e muitos outros locais.

Características das Roseiras

Essa planta possui um caule extenso que começa desde o solo e vai até as plantas, nesse caule é possível notar a presença de espinho onde muitas vezes espeta os admiradores que tentam retirar a plantas das roseiras. Além dos espinhos é possível encontrar as folhas que são verdes e medias auxiliando na beleza. As pétalas geralmente são cinco em formo circular para cima, formando um botão de rosas fechado. E dentro do miolo da planta é possível encontrar os ovários. Elas produzem frutos minúsculos, onde podem ser comestíveis naturalmente.

Embora seja uma planta plantada solitária, quando e´ plantada próxima a outras formas um arbusto que pode chegar a cerca de um metro e meio há dois metros de altura. A melhor época de plantio da rosa é nos meses que fazem parte do outono e também como a maioria das plantas as rosas devem ser plantadas na primavera. Devido a experimentos em laboratórios de botânicos, as rosas ganharam as diversidades das cores, sendo possível admira-las em qualquer cor.

Como Plantar as Rosas?

Antes de plantar qualquer tipo de flor é necessário primeiro preparar o solo corretamente, para isso deve se cavar os buracos onde irá planta-las cerca de quinze dias antes de realizar esse procedimento, ao fundo dessas covas que devem medir cerca de trinta centímetros para que a raiz possa ser plantada, deve ir nas lojas de botânica e comprar o chamado calcário dolomítico, após esses quinze dias coloque no solo os suprimentos orgânicos, em seguida deve aplicar a terra vegetal para ajudar no ´plantio saudável da planta. Após esses procedimentos deve se plantas nos buracos e colocar um espeto para que quando ela cresça, não deite no solo quebrando o caule.

É necessário que reguem as roseiras quase todos os dias, pois são plantas que gostam de ficar com a raiz encharcada de agua. Elas necessitam também de muita radiação solar, então é indicado que área que irá fazer o plantio das roseiras seja um local que receba constantemente a luz solar, pelo menos a metade do dia o sol tem que radia-las. As roseiras são plantas que são facilmente atingidas por pragas, e o fato de sempre agua-las faz com que elas fiquem menos propensas a serem atingidas pelas pragas Nas lojas botânicas e nas floriculturas é possível encontrar produtos que auxiliam a evitar as pragas ou extermina-las, mas esses produtos levam uns dias para começar a agir depois de aplicados.

As podas são essenciais para que a planta tenha o crescimento saudável, deve-se podar nos dias vinte e três de junho ou vinte e quatro de junho, onde as pessoas optam por essa devido a crença religiosa católica que deve se podar as rosas na véspera do dia de São João, mas não é aconselhável que deva se prender a essas crenças, pois a roseira necessita das podas. A poda pode ser quando os galhos estiverem amarelados e as folhas estiverem secando. Deve se fazer uso de uma tesoura especializada para cortes de poda, onde a mesma ira auxiliar no corte coreto e também será mais seguro para a pessoa manusear um objeto próprio para isso. Deve se fazer cortes na diagonal para que não machuque a flor. Para uma boa visão do arbusto deve se podar de uma forma em que os arbustos das rosas, sendo trepadeiras ou não, fiquem cheias, mas destacando a beleza dos botões de flores no meio.

Uma dica muito utilizadas pelos amantes de rosas é pingar uma gotinha do remédio estrato de própolis assim que fizer a poda, para que a planta cicatrize o local cortado com mais facilidade, deixando o galho da flor com o aspecto mais saudável, eliminando as chances de ser uma entrada para pragas prejudicarem sua flor e as deixando mais belas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *