Quase todos os tipos de rosas podem ser utilizados para a realização dos chamados trabalhos espirituais, que são popularmente chamados de macumba, que se configura inclusive como um termo depreciativo e preconceituoso frente a o que os trabalhos significam na realidade da religião Umbandista. Isso porque não é sempre que as rosas fazem, de fato, parte do trabalho espiritual. Às vezes elas só se encontram ali presentes como apetrecho de enfeite das oferendas.
Acredita-se que as rosas desempenhem um papel muito importante ao serem utilizadas como parte de um trabalho, aparentemente curando as pessoas de doenças ou também de obsessões tanto no plano físico como também no plano espiritual. Nesse sentido, dentre vários poderes atribuídos ao uso das rosas, acredita-se que sua utilização conjunta com defumadores ou óleos que contém essências possam trazer a cura não só espiritual, mas também a cura carnal ao indivíduo para quem está se realizando o trabalho. Assim, consequentemente, elas podem ser consideradas como tendo a função de trazer saúde.
As rosas, no geral, também apresentam os benefícios de filtrar energias negativas, bem como de manter longe ou de fazer uma espécie de bloqueio nos chamados “olhos gordos”, tanto para a própria pessoa, quanto para a casa ou para algum familiar. Além disso, as rosas também apresentam a função de proporcionar uma maior harmonia e o sentimento de amor ao ambiente em que é colocada com fins de decoração.
Com relação mais especificamente às rosas brancas, elas estão relacionadas à paz, devido à cor branca estar relacionada a isso. Também se relacionam com sentimentos de pureza, leveza e harmonia, este último sendo uma característica de rosas de todas as cores, conforme citado anteriormente.
As rosas brancas são utilizadas para trazer paz interior, sendo este interior podendo ser considerado como o interior de uma pessoa e de sua alma, como o interior de um ambiente, por exemplo. Os sentimentos de compaixão, calma e tranquilidade também podem ser atingidos ao se utilizar as rosas brancas nos trabalhos espirituais. Como elas estão relacionadas à espiritualidade superior, podem ser utilizadas tanto em crianças, como em bebês, por exemplo, o que não necessariamente pode ser feito com as demais cores de rosas.
Na Umbanda, a rosa branca está relacionada não só à Oxalá, mas também à todos orixás presentes nessa religião, embora sejam mais especificamente atribuídas à Oxalá e também à Iemanjá. É realizado um banho de rosas brancas, atribuído à Oxalá, com o intuito de buscar a paz e também a pureza espiritual. Ao tomar o banho de rosas brancas, na teoria, a pessoa consegue alcançar a paz e a calma com o seu eu interior, além de conseguir afastar as energias negativas colocadas sobre si por outros indivíduos.
Após esse banho, as energias são purificadas, como se a pessoa conseguisse alcançar um auto perdão profundo, bem como o perdão perante às demais pessoas em que há conflitos ou uma relação de inveja ou de superioridade entre uma e a outra. Sendo assim, as rosas brancas podem ser utilizadas em trabalhos que envolvam a cura de sentimentos profundos que fazem com que as pessoas adoeçam, como a depressão, por exemplo.