Algumas Características Gerais Sobre as Rosas
Uma das flores mais comuns e conhecidas em todo o mundo são as rosas e o que faz com que elas sejam bastante populares é o fato de elas também serem bastante antigas, sendo cultivadas ainda na Antiguidade. Além disso, há algo muito interessante sobre a existência das rosas: é o fato de terem encontrado inclusive fósseis de diversas espécies específicas de rosas e que predizem uma data de vida delas de cerca de trinta e cinco milhões de anos atrás, o que é incrível.
Há alguns estudiosos que dizem que as primeiras rosas que foram vistas no mundo nasceram na região do continente asiático em um período estimado há cerca de cinco mil anos. De acordo com a história que se conta, desde que foi vista a rosa passou a ser muito estimada e admirada pelas pessoas, se tornando um símbolo do afeto, do amor e do carinho entre as pessoas.
De uma maneira geral, as rosas apresentam mais de cem espécies específicas diferentes entre si. É claro que ao longo de todos esses anos houve uma grande alteração em diversos aspectos das rosas, inclusive a mistura entre uma espécie e outra, por acaso, bem como a partir da realização de cruzamentos induzidos pelos seres humanos para testes e para a tentativa de promover algumas alterações nas flores ou até mesmo em suas características fisiológicas, como a necessidade de incidência de luz solar para sobreviverem, por exemplo.
As Principais Diferentes Cores de Rosas e os Seus Respectivos Significados Simbólicos
As rosas, originalmente, apresentam diversas colorações possíveis, visto que dependendo da região onde ela é encontrada, ocorre a predominância de um tom de rosa em específico e que, de acordo com a crença da população e com as culturas locais, receber, dar ou até mesmo simplesmente ter uma rosa de uma determinada coloração em um ambiente, pode acabar significando algo, seja ela uma mensagem ou até mesmo poder provocar um determinado sentimento nas pessoas que se encontrarem nesse ambiente em questão.
As rosas amarelas, por exemplo, é um dos símbolos do amor, muito embora a grande maioria das pessoas ache e acredite que são as rosas de cor vermelha que tem como característica serem assim.
Já as rosas de cor branca, têm a capacidade de trazer uma sensação de paz e de serenidade justamente porque é esse o significado delas: a paz, a pureza, além da inocência. Para algumas crenças ela também pode ser utilizada para representar o segredo e até mesmo ter o significado de reverência a algo ou a alguém, ou seja, uma pessoa que seja importante para uma comunidade de pessoas ou até mesmo para uma sociedade inteira.
As rosas de coloração e tons diversos de azul, também podem simbolizar o amor, mas com relação a algo mais eterno e mais forte. Esse tipo de rosa também pode representar um amor raro, extremamente forte e inabalável. No entanto, em algumas outras crenças diferentes, as rosas azuis são as que representam um potencial para alcançar as coisas que lhe são demasiadamente almejadas, significando, nesse sentido, uma espécie de “arma” de busca e de luta.