Os adubos são compostos que podem ser químicos ou orgânicos e têm como principal finalidade ajudar as plantas a obter os nutrientes necessários para crescer fortes e saudáveis. Essas substâncias ajudam a dar as plantas os nutrientes necessários para que possam sobreviver, crescer e aparecer.
Para quem deseja que o seu cultivo esteja livre de produtos químicos tem como escolha interessante os Adubos Orgânicos. Esse tipo de adubo é um composto de substâncias orgânicas que podem ser, por exemplo, esterco e até mesmo animais em decomposição.
Os Adubos ditos Químicos são aqueles elaborados em laboratórios e que possuem nutrientes definidos. Não se trata de um tipo de produto como agrotóxicos que são bastante nocivos, porém, se mal utilizados, os adubos químicos podem gerar poluição e problemas para o equilíbrio ambiental.
Existem três formas de aplicar os Adubos, pode ser através da adubação foliar (feita através das folhas), via irrigação ou mesmo através do solo que é a mais comum. Conheça, a seguir, um pouco sobre três tipos de adubos.
Adubo Químico
Quando realizamos o cultivo de plantas em casa ou mesmo em nível de agricultura, precisamos dar a essas plantações os nutrientes necessários e que por vezes podem faltar para esses organismos. O Adubo Químico é uma alternativa para ajudar as suas plantas a crescerem saudáveis, porém, é necessário que você saiba algumas coisas.
Existem dois tipos de adubos, o Químico e também o Orgânico, o último é toda e qualquer substância que seja completamente orgânica como esterco e também animais em decomposição. Já os chamados Adubos Químicos são aqueles compostos sintéticos que visam preencher as necessidades que as plantas têm de nutrientes.
Em grande parte dos casos, os Adubos Químicos têm em sua composição os nutrientes NPK (Nitrogênio, Fósforo e Potássio) que são primordiais para o crescimento das plantas. Você pode identificar essa composição nas embalagens desses adubos em lojas como mercados, por exemplo, que trazem estampadas os nutrientes que o adubo contém.
Adubo Composto
A compostagem nada mais é do que a transformação de alguns materiais como o estrume e restos de plantas, na presença do ar em matérias orgânicos utilizados na agricultura. Para que as plantações cresçam com saúde é muito importante a utilização de adubos. O adubo composto, usado há milhares de anos, desde os tempo primitivos da agricultura, é uma solução barata e natural, o que se torna um atrativo na era dos agrotóxico.
Principais vantagens do composto:
O composto melhora muito a saúde do solo e é muito importante na drenagem; estimula o desenvolvimento das raízes das plantas, mantém estável o nível de ácido do solo, ou seja, seu PH; dificulta a presença de plantas daninhas; etc.
Esse tipo de adubo é ainda ecológico, pois não agride o meio ambiente, muito pelo contrário, contribui para sua saúde. Deixar de lado os fertilizantes químicos e usar o adubo composto não melhora só a saúde do solo, como também melhora a saúde das pessoas que ingerem os alimentos produzidos no local.
Adubo Fosfatado
Os adubos fosfatados têm sua origem em jazidas de rochas fosfáticas, sendo que a matéria prima desse tipo de adubo é o minério de apatita. A falta de fósforo no solo reflete diretamente na colheita, pois causa uma diminuição na produção.
Vantagens do uso do adubo fosfatado:
- Estimula o crescimento das raízes;
- Apressa a maturação;
- Estimula o florescimento e a formação de sementes;
- Aumenta a resistência das plantas ao frio.
Outra grande vantagem esta no fato de ser natural, o que não prejudica a saúde da planta e muito menos a saúde do consumidor em potencial desta planta, sem contar que é uma alternativa muito barata.