Muitas pessoas acreditam que apenas plantar árvores já é um grande feito para salvar o meio ambiente. Porém, muitas vezes as boas intenções se transformam numa verdadeira praga, como em alguns casos de plantação indevida de árvores exóticas. E fica sempre a pergunta: por que plantá-las?
Dentre as árvores mais problemáticas desse grupo de exóticas, podemos destacar o Eucalipto e a Leucena. A primeira apresenta um grave problema em relação à água, pois como é uma espécie de árvore que precisa de muita água para sobreviver, acaba sugando a água do solo até deixá-lo completamente seco. O restante da vida na região sofre muito com isso.
Já a Leucena está acostumada a regiões com pouca quantidade de água e desenvolveu uma substância que impede o crescimento de outras espécies de árvores no seu perímetro. Quando essa árvore é plantada numa região de água abundante, a planta produz a substância e se apodera do espaço.
Em vista do que falamos acima, percebe-se que não é qualquer árvore que pode ser plantada em qualquer região. Fique atento!