Agave (Agave Angustifolia): Planta Paisagística

O Gênero Agave

As plantas que pertencem ao gênero Agave são do tipo suculentas e pertencem a família Agavaceae. A sua origem é principalmente do México, porém, também pode ser encontrada em países como os Estados Unidos, América do Sul e América Central. Um gênero que conta com 183 espécies dentre as quais está a Agave tequilana, utilizada para a produção de tequila, Agave sisalana usada para a produção de sisal, Agave attenuata que é usada para fins ornamentais e a Agave angustifolia que é usada para a produção de mezcal.

Agave Angustifolia – Ficha Técnica

A Agave angustifolia tem alguns nomes populares como Agave-da-borda-amarela, Piteira-do-Caribe e simplesmente Agave. Essa planta pertence a família Agavaceae e pode ser categorizada entre as plantas do tipo arbusto, arbustos tropicais e plantas paisagísticas. Dentre os tipos de clima que a Agave angustifolia mais gosta estão o equatorial, tropical, subtropical e mediterrâneo. Um espécime dessa planta pode atingir alturas de 0.6 a 0.9 metros, 0.9 a 1.2 metros. O tipo de luminosidade é sol pleno e o seu ciclo de vida é o perene.

Agave Angustifolia – Piteira-do-Caribe

Essa planta do tipo escultural se destaca por se adaptar bem facilmente a seca. As folhas dessa planta são longas, rígidas e possuem uma forma de espada. As folhas se apresentam dispostas em roseta e as suas margens têm cor branco-creme ou amarelo. Além disso, essas folhas contam com espinhas nas bordas e também nas pontas. O tronco da Piteira-do-Caribe é curto e é utilizado para produzir Mezcal (o nome genérico atribuído aos licores mexicanos dentre os quais está inclusa a tequila). O período de floração acontece somente depois que a planta se torna adulta, pode chegar a demorar até 10 anos para acontecer. As flores da Agave angustifolia são amarelas ou brancas e a inflorescência se destaca por ser muito alta podendo chegar a medir até 3 metros. Uma planta com um visual bastante interessante e que compõem bem as paisagens em que está inserida.

Agave Angustifolia no Paisagismo

A Piteira-do-Caribe é largamente utilizada no paisagismo para compor maciços e canteiros. O efeito fica mais interessante nos jardins maiores e mais amplos com outras espécies. A Agave angustifolia também pode ficar com um visual bem atraente quando cultivada sozinha num jardim. Pode ser uma boa opção para jardins de pedra ou geométricos. Porém, é necessário destacar que essa planta é bastante rústica tendo espinhos bastante agressivos. Uma planta que pode ser utilizada para proteger o jardim de cachorros e gatos, por exemplo. Esses espinhos podem ser removidos no caso de se tornarem um problema sério. Uma dica é evitar cultivar a Agave angustifolia ao longo de caminhos ou mesmo passeios, pois pode acabar machucando alguém. Quem preferir pode até mesmo cultivar essa planta num vaso isolada haja vista que se trata de uma planta de pequeno porte.

O Cultivo da Agave Angustifolia

Para que a planta cresça bonita e saudável é necessário que o cultivo seja feito sob sol pleno e o solo deve ser leve, de preferência enriqueça-o com matéria orgânica. Observe também se o solo é bem drenado. Em relação as regas o mais indicado é que sejam feitas poucas regas e de preferência com um bom intervalo entre uma e outra. Uma dica para saber que não se está regando demais e não correr o risco de afogar as raízes é verificar o substrato para ter certeza que ele está seco. É interessante adubar anualmente as suas plantas principalmente naquela fase em que as plantas estão crescendo. A Agave angustifolia suporta bem crescer em locais de sombra parcial e a sua multiplicação deve ser feita por sementes ou então pela separação de mudinhas que se formam na inflorescência e também na base da planta.

Agave Attenuata

Outra planta do gênero agave que se destaca é a Agave attenuata que pertence a família Agavaceae e cuja origem também é o México. Uma planta que é conhecida popularmente como agave-dragão ou então pescoço-de-cisne (esse nome se deve ao fato de que a sua inflorescência é muito alta e espessa e assim acaba ficando curva). O nome científico attenuata tem como significa frágil ou fino em referência a delicadeza da planta. Uma planta que pode chegar a medir até 1,5 metros de altura e diâmetro. Essa planta é formada por folhas velhas cujo interior é quase lenhoso e também é bastante úmido. Uma característica da agave attenuata é que as suas folhas se partem com muita facilidade e dessa forma é possível ver o caráter suculento dessa planta. É comum que apareçam algumas mudas que acabam se desprendendo do tronco e assim criam as suas próprias raízes. Uma planta que depois de produzir os seus frutos acaba morrendo. Trata-se de uma planta bem resistente que suporta bem condições mais extremas. Pode se adaptar bem ao tipo de solo e também a disponibilidade de água, porém, não suporta secas muito longas.

A Origem do Nome Agave

O nome do gênero agave vem do grego e significa “ilustre”, esse era o nome de uma das filhas de Cadmo. Para os astecas agave era o símbolo da deusa Mayheul, essa deusa representa a longevidade, festividade e saúde. Os habitantes mais antigos do oeste do México, o povo Nahuatl, adorava a deusa Mayaheul, pois acreditavam que ela tinha grande influência sobre as chuvas, os ventos e as colheitas. Uma curiosidade é que alguns restos humanos que tem pelo menos 10.000 anos demonstram que o agave era utilizado como um tipo de alimento. Uma planta que faz parte da cultura humana desde a antiguidade.

No ano de 1520 (os espanhóis chegaram ao México em 1492) o agave começou a ser exportado para a Europa. Sobre isso existe uma menção de 1580 de que o agave era um alimento dos astecas. Também há registros de que no começo dos anos de 1500 os conquistadores espanhóis travaram conhecimento com o povo Nahuatl e com ele conheceu uma bebida feita a partir da fermentação do agave que recebia o nome de “pulque”. Essa bebida era bastante utilizada em cerimônias religiosas e também para uso medicinal.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *