Ciclame (Cyclamen Persicum Mill): Informações Sobre a Planta

A cyclamen persicum mill é conhecida popularmente como ciclame ou ainda como ciclame de alepo, e um terceiro nome popular é ciclame da pérsia. Cyclamen persicum é o nome científico dessa planta que pertence a famílai da myrsinaceae e pode ser encontrada do Mediterrâneo até a Grécia e também na Síria.

http://www.youtube.com/watch?v=JFzibgu27YM

Falando um pouco dos hábitos dessa planta é correto afirmar que ela gosta de meia sombra e do clima temperado, por isso, a sua irrigação deve ser feita 2 vezes na semana. E como boa notícia, a ciclame tem floração o ano inteiro e as flores são mais bonitas ainda, na primavera e no inverno. O ciclo de vida da ciclame é classificado como perene e anual e a dificuldade de cultivo é considerada média.

Sobre o Cultivo Da Ciclame e Muito Mais

A ciclame é considerada um planta com características de cultivo anual, isso porque é na verdade, uma espécie perene, o que significa, que como todas as bulbosas, as suas folhas caem no período de hibernação. Ela é como uma batata, que também é uma herbácea tuberosa e faz parte da mesma família, a myrssinaceae. Porém, esse “título” foi dado para a ciclame num segundo momento, antes, ela fazia parte da família da primulaceae.

Um dos principais destaques da ciclame são as flores porque além delas aparecerem o ano todo, elas são lindas e diferentes, graças a forma de espiral. Além disso, as suas pétalas ficam viradas para cima e dá até para imaginar porque essa planta se chama cyclamen, redonda, como ciclo.

Quando olhamos as folhas da ciclame, as achamos muito parecidas com as de alguns tipos de begônias, porque têm a mesma textura suave, um pouco aveludada e a forma oval. Para completar, elas possuem uma tonalidade marcante, de um verde escuro com umas pequenas manchas brancas. As manchinhas ficam em volta da borda da parte interna das folhas.

As cores das flores também variam e podem ser encontradas em floriculturas, porém, normalmente, as mais comuns são nas tonalidades rósea e a branca.

Ainda falando de flores, aparecer delas estarem presentes na planta durante o ano inteiro, a floração começa no final do inverno e início da primavera e podemos dizer que é uma espécie que se dá bem com o frio.

No Brasil, por exemplo, o melhor lugar para cultivar a ciclame é no sul e neste caso, pode ser considerada perene. Se ela for bem cuidada, naquela região ela terá flores quase o ano inteiro, e fazendo sempre mais de um ciclo de floração, normalmente, o começo será em janeiro. Já as folhas, caem, mas não demora muito, elas estão de volta, verdinhas, verdinhas.

Veja Quais São Os Cuidados Necessários Para Adubação e Outros Básicos

Como todo planta ela precisa ser cultivada em um bom solo, que seja úmido principalmente, uma vez que se trata de um espécie que precisa ter o tubérculo no nível do solo. É dessa forma que ela consegue respirar e isso deve ser observado na hora do plantio, com o mesmo cuidado, que tem que ser escolhida a terra, de preferência enriquecida.

Uma vez que a sua ciclame está plantada, que pode ser num vaso, uma vez que ela é mais usada como planta de interior, ela deve ser regada duas vezes por semana ou quando você perceber que a terra está seca. Faça o teste com os dedos, se você coloca um dedo na terra e fica com ele sujo, a sua planta não precisa de água, mas se ao contrário, ele está limpo, é hora de regá-la, não precisa esperar mais nada.

A ciclame pode ser plantada fora de casa, mas neste caso, é necessário deixá-la sob a sombra de alguma coisa, no caso de um jardim, perto de uma árvore.

A ciclame atrai muitos predadores, para evitar que eles destruam a planta é aconselhável colocar em volta do vaso areia. Esse é um modo de manter bem longe insetos rastejantes como lesmas e lagartas. Para esses bichos, esse tipo de  planta é um verdadeiro banquete, então, é melhor protegê-las muito bem.

Como a Ciclame Da Pérsia é Usada No Paisagismo

As plantas quando são bonitas como a ciclame e ainda por cima, estão sempre com flores, tornam-se as preferidas dos paisagistas. Sem falar que a ciclame é uma planta excelente para projetos internos ou lugares que se tem pouco sol, meia sombra, por isso está presente em muitos projetos. Aliás, falando em meia sombra, vale ressaltar, que a ciclame não suporta o sol em excesso. Neste caso, se você quer colocá-la fora de casa e não tem uma árvore para fazer sombra, é melhor optar por uma jardineira ou vaso para cultivá-la.

Além de ser usada no paisagismo, a ciclame também é utilizada para decoração de festas e até mesmo como presente. Em países anglófonos, é uma planta para se presentear no dia da comemoração das mães.

A Ciclame Na Culinária Mediterrânea: Veja De Qual Gênero e Como é Usada

Poucas pessoas sabem que além de linda a ciclame pode ser saborosa. Isso mesmo, é uma planta que também é usada na cozinha, mais exatamente na culinária mediterrânea. A ciclame é uma espécie comestível e o seu uso é muito comum em alguns lugares do mundo, principalmente na Grécia e na Syria, também Israel. Nestes lugares, ela tem papel de destaque como parte da cozinha tradicional. Porém, a ciclame que é usada na culinária é a do gênero cyclamen, aquela da pérsia, ainda mais.

Porém, fique muito atendo com essa ou qualquer planta comestível. Nem toda a planta que se pode comer pode ser usada ao 100%. Esclarecendo melhor, as plantas comestíveis podem ter apenas uma parte que pode ser usada como alimento. No caso do ciclame, somente as flore e as folhas podem ser consumidas como alimento. O grande perigo neste caso, é que as raízes são tóxicas e não podem ser consumidas de jeito nenhum.

Entre os pratos mais comuns que é usada a ciclame estão as saladas, as bruschetas (pão torrado com um tipo de acompanhamento por cima, o mais comum, são tomadas picados e temperados, comida típica italiana) e também a omelete.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *