Algodão Bravo – Planta

O algodão bravo é um tipo de algodão. Esta espécie de planta tem folhas em formato de coração que são de uma cor verde bastante rica, e que medem entre quinze e vinte e dois centímetros.

 

Algodao Bravo

Algodao Bravo

O algodão bravo pode facilmente ser cultivado diretamente a partir da semente – a sua semente, no entanto, é bastante venenosa, e é conhecida por ser bastante prejudicial ao gado, razão pela qual ela é desaconselhada para regiões de pasto e campos em geral.

 

A haste do algodão braço pode ser usada para a fabricação de papel. Esta planta também tem valor medicinal – nela é contido um componente idêntico à marsilina, um sedativo e anticonvulsivante. Uma saponina glicosídica também pode ser sintetizada e purificada a partir do algodão bravo – esta substância contém propriedades anticancerígenas e ocitócicas.

 

No Brasil, o algodão bravo, ou Ipomoea cárnea também é conhecida pelo nome de canudo de pita, já que a sua haste é oca, e pode ser usada para a fabricação de cachimbos para fumo – é a partir esta planta que foi nomeada a comunidade de Canudos, no sertão da Bahia, onde a Guerra de Canudos foi lutada entre 1893 e 1897.

 

Planta

Planta

O algodão bravo pode crescer a uma altura de até cinco metros. a sua haste é grossa, e desenvolve um tronco grosso ao longo de muitos anos, com muitos galhos a partir de sua base. Suas folhas são verde claras, e tem mais ou menos vinte e cinco centímetros de comprimento, em uma planta adulta.

 

Como já foi mencionado, esta planta tende a ter um efeito ruim em gado ou outros animais que tentem se alimentar dela. Ela tende a ter efeitos de depressão no sistema nervosos, e podem causar grandes danos a animais de pequeno e médio porte.

 

As raízes do algodão bravo podem ser fervidas, e usadas como laxante e para provocar a menstruação – de maneira mais convencional, alguns dermatologistas e curandeiros usam também o algodão bravo para tratar de algumas condições na pele de seus pacientes.

 

A seiva leitosa que sai da planta na hora de seu corte vem sendo usada no tratamento da Leucodermia, além de algumas outras doenças de pele. Apenas aplicações externas são recomendadas, no entanto, por causa da natureza bastante tóxica da planta quando consumida de qualquer forma. Seu efeito sedativo é um grande auxiliar quando usada como fonte de propriedades que sejam relaxantes musculares, mas em sua forma pura, seus efeitos podem ser adversos, e não são recomendados.

 

Flor

Flor

O seu uso para a decoração acaba se restringindo a grandes espaços abertos, já que a árvore do algodão bravo pode ficar muito alta para qualquer espaço fechado – seu maior uso é, no entanto, a fabricação de papel, e a pesquisa de suas propriedades medicinais.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *