As anêmonas, que possuem o nome cientifico Anenone Ranunculoides, são plantas herbáceas perenes oriundas da zona mediterrânea que fica na região sul da Europa. Elas também podem ser encontradas nas florestas europeias onde crescem de forma espontânea e selvagem.
As anêmonas pertencem a família das Ranunculáceas, e apresentam pétalas bem finas e delicadas, que são assemelhadas as pétalas de papel. Mas apesar de serem delicadas, as anêmonas são muito resistentes.
Atualmente as anêmonas podem ser consideradas como plantas universais, pois são cultivadas com facilidade em vários lugares do planeta.
As anêmonas detestam o excesso de calor, por isso é afirmado que as anêmonas adoram o frio, por causa disso o seu cultivo não é recomendado para regiões tropicais e subtropicais.
As anêmonas são conhecidas por serem flores belíssimas, que trazem um ar diferente para os locais onde são cultivadas. As anêmonas são flores populares pelo grande colorido que elas trazem nos primeiros indícios da chegada da primavera.
Os especialistas em cultivo de plantas e flores, dizem que a presença delas em um jardim é uma presença marcante e especial, sendo capazes de chamar muita atenção no jardim. Elas são plantas de características ornamentais, ideais para serem feitos arranjos de flores e para enfeitar um vaso.
As anêmonas são consideradas flores difíceis de serem encontradas no Brasil, principalmente nos jardins. Elas podem ser encontradas apenas nas regiões sul e sudeste.
As anêmonas são flores pequenas que possuem um aspecto triste e representam para fragilidade e perseverança e estão relacionadas à tristeza, e ao abandono, devido a historia do grego Adonis. As pessoas indicam dar de presente anêmonas para pessoas que se encontram enfermas ou debilitadas, devido a simbologia da perseverança.
Características Das Anêmonas
O Nome das Anêmonas é originado do grego, onde a palavra “anemos” tem o significado de vento.
Atualmente existem mais de 60 espécies de anêmonas em todo o planeta, especialmente nas zonas temperadas onde essas flores melhor se adaptam.
Dentre As Varias Espécies Existentes, Se Destacam 03 Grandes Grupos De Anêmonas:
- As flores de primavera, que são simples de se lidar, que suportam os períodos frios e necessitam de pouca atenção da parte de quem as cultiva;
- As flores de outono, que são flores comuns de serem encontradas nas montanhas da China e do Japão. Elas possuem um sistema de raízes e uma de suas características marcantes, são as belas flores de cores com tons pálidos. Elas são resistentes ao inverno, mas recomenda-se evitar que fiquem expostas a fortes neves;
- As Espécies mediterrâneas, que florescem normalmente durante o inverno quando são cultivadas como plantas ornamentais para interiores de ambientes e durante o verão quando cultivadas ao ar livre;
As anêmonas são flores que conseguem se erguer em pedúnculos de 10 a 30 cm de altura, e chegam a possuir 08 cm de diâmetro. Elas possuem em média de 05 a 08 pétalas, em formato oval.
As anêmonas são flores muito sensíveis ao vento, e elas se abrem quando sentem o sopro do vento soprar ou bater em suas pétalas.
As anêmonas possuem as mais variadas tonalidades de cores: roxa, lilás, púrpura, vermelha, branco, azul, etc.
É necessário tomar alguns cuidados no cultivo das anêmonas, pois elas são flores tóxicas, portanto deve se deixar essas plantas isoladas de cães e crianças, que gostam de mexer em tudo que veem pela frente.
Cuidados a Serem Tomados Com As Anêmonas
Devido a existência de muitas espécies de anêmonas que podem ser encontradas, existem flores das mais diversas formas, cores, tamanhos, etc. No entanto, existem uma série de cuidados comuns que podem ser tomados, para garantir que a sua anêmona terá uma vida longa.
Segue Abaixo Uma Relação Desses Cuidados a Serem Seguidos:
- Os bulbos das anêmonas devem ser plantados por volta do mês de setembro, e não pode ter mais que 05 cm de profundidade. As anêmonas podem ser plantadas em vasos e no próprio solo, estes precisam estar em locais que tenham condição de iluminação adequada;
- Verifique se as condições de temperatura do local onde você vive está de acordo com a espécie de anêmona que você pretende cultivar. Na época do verão, acima da folhagem da anêmona surgem longos pedúnculo que ficam cheios de flores, nas mais variadas colorações;
- Verifique as condições de iluminação, as anêmonas podem crescer corretamente em locais com sombra parcial e até mesmo com ausência de luz solar direta, porém elas precisam receber diariamente um pouco de luz solar, e preferencialmente pela manhã. Porém, quando não são cultivadas a sol pleno, as anêmonas tem sua floração prejudicada;
- A anêmona se adapta melhor aos locais com níveis médios e altos de umidade, por isso que elas se adaptam tão bem as florestas e montanhas;
- A rega deve ser realizada de forma constante, o ideal é que seja feita diariamente, mas não de forma excessiva. O solo deve estar sempre úmido e fresco, mas isso não significa que o solo fique encharcado de água, porém não deve ficar muito seco. Caso o solo fique encharcado corre o risco dos rizomas apodrecerem;
A Anêmona Do Japão
A anêmona do Japão é um planta bonita, sofisticada e graciosa. Ela tem o nome cientifico de Anemone Hupehensis, sendo popularmente conhecida por Anêmona do Japão, devido a sua origem ser das montanhas asiáticas (mais precisamente na China e no Japão).
A anêmona do Japão é uma planta que possui um ciclo de vida perene e se adaptam com facilidade aos climas: continental, mediterrâneo, oceânico, subtropical e temperado. Como as outras espécies de anêmonas, elas devem ser plantadas e cultivadas a pleno sol, mesmo se adaptando a meia sombra durante momentos do dia.
O solo para o cultivo da anêmona do Japão deve ser bem fertilizado, leve e de preferência sofra enriquecimento de matéria orgânica. As regas devem ser feitas com regularidade, e a multiplicação desta planta se dará pela divisão da touceira.
As suas folhas são ásperas e grandes, e possuem bordas serrilhadas.
As suas flores também são grandes, e são sustentadas por pedúnculos florais, normalmente grandes, podendo ser dobradas, semi-dobradas ou simples. A floração geralmente ocorre no verão e a planta possui um grande porte, chegando a medir de 90 cm a 120 cm.
As anêmonas do Japão podem ser encontradas normalmente nas cores: branca, rosa e carmin.
As anêmonas do Japão são muito usadas pelos paisagistas, e se adéquam facilmente aos jardins, em vários estilos, podendo ser cultivada em canteiros, bordas, muros e em formação maciças.
A Anemone japônica é uma planta herbácea e rizomatosa, ideal para quem deseja adicionar cor a um local. Ela pode ser encontrada no Brasil com maior frequência na região Sul e Sudeste, em locais como as regiões serranas do Sul do Brasil (Blumenau, Gramado, etc.) e estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais (Monte Verde).
Categoria(s) do artigo:
Informações