De nome científico Ruta graveolens, a arruda, é uma planta que faz parte da família das Rutáceas. Pode ser chamada popularmente ainda de arruda-doméstica, arruda-fedida ou ruta-de-cheiro-forte. Consiste numa espécie de subarbusto que é encontrado em jardins do mundo todo especialmente por ter folhas com um forte aroma.
Ficha Técnica da Arruda
Pode alcançar a medida de um metro de altura contando com uma haste lenhosa que apresenta ramos desde a sua base. Além disso, essa planta ainda tem folhas que se caracterizam por serem do tipo carnudas, pecioladas e glaucas podendo chegar a ter até 15 cm de comprimento. A arruda ainda possui flores que são amarelas e pequeninas.
A planta possui um fruto que tem forma de cápsula com quatro a cinco lobos que apresenta saliência e rugas. A sua abertura superior acontece de forma inteira em quatro ou cinco valvas. A arruda tem variado uso medicinal para diferentes situações, conheça um pouco mais sobre as suas propriedades.
Arruda na Medicina Popular
Essa importante planta da medicina popular pode ser administrada em casos em que ocorre a supressão da menstruação uma vez que oferece um efeito bastante intenso emenagogo. Além disso, a planta é conhecida como um abortivo uma vez que provoca intensas contrações uterinas que podem acarreta em hemorragias fortes com aborto e até mesmo casos de óbito da mãe.
As folhas de arruda ainda podem ser usadas para fazer um chá do tipo calmante. Para isso as folhas devem ser usadas na forma de infusão na proporção de 20 gramas para cada 1 litro de água. Outro uso medicinal popular dessa planta é transformando as suas folhas secas em pó para tratar infestação de piolhos. Pode ter uso externo para lavar e cuidar de feridas por seu efeito fresco e cicatrizante.
Propriedades Terapêuticas da Arruda
A arruda é uma planta bastante usada na medicina popular por contar com propriedades que podem ser de grande valia na hora de tratar alguns problemas. Dentre as propriedades terapêuticas que a arruda possui estão ser adstringente, antiasmática, anti-helmíntica, anti-inflamatória, calmante, antiepilética, antiespasmódica, analgésica, cicatrizante entre outras.
Para Que Pode Ser Usada?
Dentre os possíveis usos que a arruda pode ter estão contribuir para a regularização do ciclo menstrual. A planta ainda pode ser usada para tratar e combater problemas como piolhos, sarna, leishmaniose e conjuntivite. Uma das principais características dessa planta é oferecer mais resistência para os capilares sanguíneos o que evita o surgimento de hemorragias.
Uma erva que é usada para finalidades como regular a menstruação, reduzir a ansiedade, para amenizar dores de ouvido, enxaquecas, dores intestinais, cefaleia, conjuntivite, limpeza dos rins, incontinência urinária, nefralgia, insônia, olhos inflamados, otite, dores no fígado entre outros.
Contraindicações da Arruda
É necessário ter muito cuidado ao usar arruda uma vez que se trata de uma planta bastante tóxica e venenosa que é considerada inclusive como sendo abortiva. Dessa forma gestantes e lactantes não devem fazer uso da arruda. O consumo de doses muito elevadas do chá de arruda podem acarreta em problemas como tremores, vertigens, hemorragias no útero, saliva excessiva, dores no abdômen, náuseas acompanhadas de vômito, convulsões entre outros. O uso dessa erva pode ocasionar ainda fitodermatites de maneira que a pele passe se ser sensível a ação da luz do sol.
Receita de Chá de Arruda
Ingredientes
- 1 colher de sobremesa cheia de folhas de arruda
- Água fervente
Como Fazer
Passo 1 – As folhas devem ser depositadas numa xícara própria para chá, adicione a água fervente até perceber que cobriu a xícara por completo.
Passo 2 – Aguarde até que esteja numa temperatura que possa ser bebido. Antes de beber é importante coar o chá e pronto.
Receita de Chá de Arruda Para Vermes
Esse chá conta com uma intensa propriedade vermífuga que permite acabar com alguns tipos de vermes e amenizar alguns dos piores sintomas como cólicas, diarreia e inchaço da barriga.
Ingredientes
- 100 granas de folhas de arruda
- 1 litro de água
Como Fazer
Passo 1 – O primeiro passo é colocar a água para ferver durante 20 minutos e somente então acrescentar as folhas de arruda secas. O chá deverá ser tampado, espere que descanse por um período de 10 minutos.
Passo 2 – Após esse período é necessário coar o chá e bebê-lo de duas a três vezes por dia.
Cuidados Extras
Além de beber esse chá para combater os vermes é importante ter outros cuidados como não compartilhar talheres ou escova de dentes. A roupa de cama bem como as toalhas da pessoa contaminada devem ser lavadas em separado. As mãos devem ser lavadas constantemente em especial antes de fazer as refeições e depois de ir ao banheiro.
Cuidado
O consumo frequente desse chá pode acarretar em riscos para os rins e para o fígado de maneira que não é indicado o consumo por crianças com menos de 6 anos de idades e nem mesmo por mulheres gestantes ou lactantes.
Inseticida
Outro uso que se pode dar para a arruda é como inseticida apresentando grande eficácia para exterminar o problema.
Superstição
Uma forte superstição ligada a arruda é a de que usar um galho na parte superior da orelha ou um ramo num determinado ambiente ajudaria a trazer sorte e afastar os maus espíritos bem como o mau olhado. Essa crença popular tem origem africana, contudo, na Grécia Antiga a planta já usada com o objetivo de se proteger de doenças contagiosas. Até mesmo a Igreja Católica usava raminhos de arruda para espalhar água benta nos fiéis no começo de sua história. Para os romanos a arruda (ou alguma outra espécie do gênero Ruta) era bastante usada como temperos para carnes.
A planta foi largamente utilizada ainda em rituais religiosos como sendo uma erva de proteção contra bruxarias. Uma curiosidade a respeito dessa erva é que artistas importantes como Michelângelo e Leonardo da Vinci relataram que após fazer uso da mesma os seus trabalhos melhoraram consideravelmente em termos de criatividade. Esse é um dos motivos que faz com que as pessoas acreditem que a arruda é boa contra pessoas invejosas e mau olhado.
–
Ruta Graveolens
Comumente conhecida como arruda é uma planta de espécie Rutaceae, nativa do sul da Europa. Muitas vezes é cultivada em jardins para ornamentar, por causa de suas folhas azuladas e por suportar solos secos e calor. É também cultivada como uma erva medicinal e tempero. É um arbusto que pode viver por vários anos, e devido a esta longevidade seu caule pode se tornar lenhoso. Pode chegar a medir de 70 centímetros a um metro.
As folhas são semi-perenes, as flores formam aglomerados e têm de 4 a 5 pétalas, em um tom amarelo brilhante. O fruto é uma espécie de cápsula, toda a planta tem um aroma característico difícil de ser confundido com outras, e o sabor das folhas é um pouco picante, mas é mascarado pelo intenso aroma desprendido. E por ter esse sabor diferenciado, é muito usada na culinária, principalmente em molhos e também em bebidas alcoólicas, como a Grappa, por exemplo.
Por Heloisa Prado