Desde que surgiu, o homem sempre gostou de manipular a natureza. Muitas vezes, esse tipo de empreendimento acabou extinguindo ou limitando a vida de diversas espécies de plantas e animais, conforme a natureza era desafiada pelas necessidades humanas. No entanto, com o passar do tempo, esta realidade tem sido alterada, com o homem intervindo para reconstruir a natureza ou integrar-se a ela.
Um exemplo nacional desta recuperação do que o homem destruiu é o Parque Nacional da Tijuca, no Rio de Janeiro. A floresta está entre as maiores florestas urbanas do mundo e a maior parte da sua área é resultado do replantio de árvores em áreas devastadas para a criação de engenhos, misturando a flora local a espécies exóticas trazidas de outros lugares.
Este tipo de intervenção gerou diversas árvores com aspectos exóticos em todo o mundo, que funcionam também de forma ornamental, embelezando a paisagem. Veja aqui algumas imagens de árvores exóticas que podem ser encontradas em diversas partes do país e do mundo.
Muitas pessoas vêm demonstrando crescente interesse no plantio de árvores exóticas. No entanto, é necessário esclarecer alguns pontos a respeito dessa prática, que pode representar prejuízo para a flora brasileira. Um dos riscos é a multiplicação sem controle das árvores exóticas, uma vez que elas não possuem predadores naturais. Sem predadores, podem acabar se transformando em uma verdadeira praga, como é o caso do Eucalipto. Além disso, essas árvores não possuem uma boa relação com a nossa flora nativa, o que pode gerar competição pelo espaço.