A raiz de uma planta serve para que ela consiga absorver todos os nutrientes que são necessários à sua sobrevivência, além de lhe proporcionar fixação. Além disso, muitas vezes elas também são responsáveis pelo armazenamento de nutrientes, e são classificadas de acordo com o habitat: subterrâneas, aquáticas e aéreas. As raízes aéreas são aquelas que se desenvolvem no caule das plantas ou em certas folhas. Assim sendo, elas sempre são visíveis, e ficam acima do solo.
Esse tipo de raiz possui vários tipos, tais como:
- Raiz sugadora (também chamada de raiz haustório)
- Raiz estrangulante (também chamada de estranguladora)
- Raiz respiratória (também chamada de pneumatóforo)
- Raiz suporte (também chamada de raiz escora)
- Raiz tabular, raiz velame (também chamada de raiz cintura)
- Raiz grampiforme
A raiz sugadora ocorre quando uma planta tem um caule ou um conjunto de raízes fraco e elas são responsáveis para auxiliar na sustentação da planta. Hoje em dia, já foi descoberto que elas não são raízes verdadeiras, e sim ramificações do caule. A raiz estrangulante “abraçam” outra planta para conseguir extrair os seus nutrientes, e muitas vezes a planta abraçada morre por ausência de seiva. Temos como exemplo de raiz estrangulante o mata-pau e o araçá.
passando p/ deixar um grndae abrae7o para a banda e em especial pro meu grndae brother bob e dizer que vcs merecem tudo de bom porque a banda e9 foda .quando ve3o vir aqui pro (ES)???fiquem na paz e muitas vibrae7f5es positivas abrae7o!!!!
qm conhese um sorriso de verdade sabe q nem todo palhaso e felis pessoas choram nao pq são fraca mais sim pq vem sendo forte por muito poriso numca mude seu jeito de ser pq qm ama vc n te multiplica te completa