Beri-Silvestre – Canna Limbata

O nosso país é rico e cheio de belezas naturais. Não é a toa que quando alguém fala do Brasil, sempre associa o nosso país à cores, natureza e alegria. Tudo o que nos cerca é feito disso. Toda a nossa cultura é envolta de um colorido encantador e cheio de uma beleza única, realmente só encontrada por essas terras tupiniquins. Aqui vamos encontrar uma diversidade de florestas tropicais incríveis e por elas, flores únicas e cheias de uma beleza também exclusiva do nosso território.

Aqui nessa nossa conversa, vamos conhecer melhor a beri silvestre, uma flor de um colorido vivo e encantador que logo denuncia: é brasileira! Linda, viva e muito popular entre paisagistas e pessoas que gostam de cultivar flores mais brasileiras, as beri silvestres vêm ganhando muito mais espaço nos jardins do Brasil afora e até mesmo do mundo inteiro.

Se você está começando o seu jardim e ainda não sabe muito sobre essa planta, o ideal é ler bem antes de começar a cultivar, para aprender tudo sobre as suas maiores necessidades e como fazer para deixar a sua beri silvestre sempre bonita.

Beri-Silvestre – Canna Limbata

Beri-Silvestre – Canna Limbata

Ficha Técnica

A Beri Silvestre é o nome popular da Canna Limbata uma planta sinonímia da Canna áureo vitata, canna indica e da canna patens. Essas espécies de plantas pertencem a família das Cannaceae e popularmente, além de beri silvestre também recebe o nome de biri silvestre e bananeirinha, variando de nome dependendo da região onde é cultivada.

Essa planta é de origem brasileira o que faz com que possamos nos sentir mais em casa cultivando-a, pois as condições de terreno e iluminação sempre são mais propícias a nós. A beri silvestre possui floração perene, o que significa que você terá uma planta que brota durante todo o ano.

Ficha Técnica

Ficha Técnica

Por ser rústica, ela vai exigir um pouco menos de atenção, sendo necessário apenas que você dê as condições ideais para que ela sobreviva. A beri silvestre vai florescer em cores vermelhas e amarelas principalmente na primavera e no verão, quando as flores aparecem com mais facilidade. Essa planta vai exigir uma quantidade extra de água, por isso também, é tão comum encontrar a beri silvestre em locais alagados. Quando usadas em decoração, dê preferência a cultivar essa flor em locais mais úmidos para ela manter-se sempre viva e bonita.

Como Cultivar a Beri Silvestre

O tamanho médio da beri silvestre é de 1 e meio a 3 metros se bem cuidada e incluído todo o seu ramo. Como falamos mais acima, esta é uma planta rústica e não exigem cuidados muito especiais, mas ao mesmo tempo você tem que dar as condições de cultivo ideais para que a planta floresça bem.

Nesse  caso, a beri silvestre existe um cultivo a sol pleno, regas constantes e se você tiver como deixar essa planta em ambiente mais úmidos, ainda é melhor para o seu cultivo. A beri silvestre se desenvolve muito bem em locais “molhados” e algumas pessoas chegam a considerá-la como uma planta aquática, mas essa não vive submerca ou emersas em jardins aquáticos, ela de fato precisa de um solo fertilizado para germinar.

O solo para cultivar a sua Beri silvestre deve ser rico em matéria orgânica, então o ideal é você fertilizá-lo bem antes de colocar as sementes ou mudas. Você pode também realizar touceiras que são divisões de plantas a partir de uma parte, nesse caso de caules com raízes vivas. Basta apenas coletar os caules quando estes estivem totalmente desenvolvidos e adaptados à terra e replantar em outro solo. Antes de fazer o replantio, o indicado é que você limpe bem a sua planta para tirar os restos da areia de um solo e possíveis fungos ou doenças existentes.

No caso da multiplicação por sementes. Não deixem o canteiro muito alagado nessa primeira fase, pois você pode matar a sua planta. O ideal é que você aumente as regas quando a sua planta já começar a brotar de verdade e pode ir aumentando a medida que ela vai passando de uma fase para outra. Na fase adulta, você pode deixar os solos bem encharcados. Plantando a sua beri silvestre com sementes, observe também sempre se a raiz da sua planta está bem colocada para que ela cresça perfeita e sem deficiência na sua formação.

O ideal é que você cultive a sua beri silvestre em jardins devido a sua necessidade de umidade, como pudemos observar mais acima, mas se você quiser, também pode cultivar um exemplar dessa espécie em vasos de xaxim. As flores da beri silvestre não resistem muito bem ao vento, então se optar por cultivá-la em vaso, evite deixar a sua flor onde o vento é muito forte, pois o risco da planta morrer cresce bastante.

Se for cultivada em locais mais frios, é bom deixá-las mais expostas ao sol, pois ela não apresenta muita resistência à climas mais reduzidos.

Quando for adubar a sua beri silvestre, você tem que prepará-la de uma forma especial. Lembra que comentamos mais acima sobre fertilizar bem o solo antes de colocar a sua muda ou as sementes? Pois bem, o ideal é que você adube pelo menos uma vez ao ano com um fertilizante chamado torta de mamona ou farinha de peixe. É bom também acrescentar fertilizante do tipo NPK rico em nitrogênio.

Conhecendo Um Pouco Sobre As Flores Da Beri Silvestre

Elas possuem variação de cores em amarela, vermelha e laranja, o que também contribui na variação dos nomes populares. O agrupamento da beri silvestre é feito através de hastes florais que possui a sua florescência mais ativa durante o verão, mas nas outras estações pode ocorrer a florescência de algumas poucas flores.

A firmeza de suas cores muito viva, faz com que a beri silvestre seja muito popular entre paisagistas e muito usada em arranjos florais, principalmente no verão, estação que elas se tornam mais populares devido a sua florescência, como vimos mais acima.

Os beija-flores, agentes polinizadores de muitas plantas, também são atraídos pelas beri silvestres, o que faz com que você cultivando esse tipo de flor, além de ter uma linda coloração em seu jardim ainda terá esse lindo pássaro muito comummente passeando por ele.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *