Vamos falar de solanum melongena. Você não sabe o que é? E se falarmos de berinjela? Sim, o nome solanum melongena é o nome científico da berinjela, que veio para o Brasil no século XVI trazida pelos portugueses. A berinjela tem suas origens na Índia, porém, sempre foi muito consumida por orientais, principalmente os japoneses e pelos árabes. A hortaliça estava entre os alimentos mais consumidos por esses povos desde muito tempo atrás.
No Brasil, os principais estados que cultivam a berinjela, por ordem de importância são: São Paulo, Minas Gerais e em toda região Sul do Brasil.
No ano de 2001, se observou um aumento considerável no cultivo da berinjela, graças a um consumo maior da hortaliça. O que teria levado a essa mudança de comportamento na mesa brasileira foi a descoberta dos benefícios que a berinjela pode trazer para a saúde, entre os mais importantes deles, no tratamento e prevenção do diabetes. Veja os dados de cultivo da berinjela em alguns estados brasileiros: em 2005 a área usada para o cultivo subiu para 700 ha nos estados do Paraná, Minas Gerais e no Distrito Federal, chegando a produzir 18.500 t. Já em São Paulo, a produção foi de 46 mil, em uma área de 1,3 mil ha.
Veja a “Ficha Técnica” Da Berinjela!
- O nome científico da berinjela é solanum melongena.
- Os nomes populares sempre são os mesmos, berinjela, mas escrito em duas outras formas: beringela, com “g” ou brinjela.
- Ela faz parte da família solanaceae.
- As categorias que podem ser incluídas a berinjela são: hortaliças, legumes, medicinal e frutas.
- A berinjela gosta dos seguintes climas: Continental, Subtropical, Equatorial, Tropical e Oceânico.
- Os países de origem da berinjela são: Sri Lanka, Índia, Ásia.
- A hortaliça prefere o sol pleno e o seu ciclo de vida é anual.
Conheça Um Pouco Mais Sobre a Berinjela Bem Antes Dela Ir Para As Nossas Mesas
Nós já contamos que a berinjela foi trazida para o Brasil pelos nossos colonizadores, os portugueses. Mas, não tínhamos falado da sua origem, na Índia há quatro mil anos. Porém, a berinjela não ia para as mesas, ela era usada como uma planta ornamental pelos indianos. Foram os árabes a descobrir o sabor dessa hortaliça e incluí-la na mesa. Foram eles também, que introduziram a berinjela em toda a Europa.
A família da hortaliça como colocamos na ficha técnica é a solanaceae, fazem parte do mesmo grupo as batatas, os pimentões e também os tomates.
Podemos encontrar dois tipos de berinjelas, aquelas que chamamos de espécies selvagens, que têm vida curta, e as domésticas, que possuem um ciclo anual e é aquela que consumimos e cultivamos no Brasil.
As Características Das Berinjelas
A berinjela falando de sua característica é considerada uma planta arbustiva. Ela é de porte pequeno e apresenta textura herbárcea. As folhas da árvore da berinjela são bem grandes e bem verdinhas, a margem é alternada, com partes lobuladas e outras onduladas. O caule da árvore é espinhoso, ramificado e pubescente, ele pode ser arroxeado ou verde.
Falando das flores da árvore de berinjelas, elas são axilares, hermafroditas e na maioria das vezes, crescem solitárias, em pequenos rácemos. As pétalas das flores são de cor branca, mas também podem ser roxa, rósea, com os estames amarelos.
Quem não conhece a berinjela? Mas, nunca é demais falar das suas características, são hortaliças carnosas, com uma casca muito fininha, que se apresenta em tonalidades de roxo, branca, verde, rosa ou preto e sempre muito brilhabtes. O formato pode ser variado, porém, é mais fácil encontrar as berinjelas ovais do que aquelas alongadas.
O tamanho das berinjelas também pode variar muito, aquelas menores são as espécies selvagens, que chegam a 3 centímetros. Já as hortaliças que são cultivadas são maiores.
A parte interna, a polpa, pode se apresentar de três cores: pardacenta, esverdeada e branca, sendo a última, a coloração mais comum. A consistência vai de firme a macia e a polpa ainda é bem cheia de sementes comestíveis, que são macias e bem pequenas.
Outro detalhe sobre as berinjelas, que as sépalas e o pedúnculo, que estão em volta da primeira parte do fruto podem ser de duas cores, arroxeados ou verdes, a diferença muda de acordo com a variedade.
A Berinjela Na Nossa Mesa
O consumo da berinjela no Brasil vem aumentando consideravelmente, graças ao seu valor nutricional e o fato de ser um bom alimento para prevenir e ajudar no tratamento contra o diabetes. Sem falar, que a berinjela é de baixa caloria e por isso, é muito usada na gastronomia. Os pratos com a hortaliça se apresentam de várias formas, elas podem ser saboreadas assadas, em conserva, cruas, cozidas, grelhadas, empanadas fritas, como recheio de salgados e até mesmo para reforçar o valor nutritivo de sucos.
Na gastronomia, o sabor suave, que caracteriza a berinjela é perfeito para combinar com diversos pratos e sabores. Ela pode ser consumida junto com as mais diferentes carnes, assim como fica boa quando associada a queijos.
A Berinjela Como Planta Ornamental
Se antigamente, antes de descobri o delicioso sabor da berinjela, a árvore servia somente para ornanentação, agora é possível além de se deliciar com ela, continuar usando-a na decoração. Basta cultivar a berinjela que tem os frutos brancos, que são pequenos e ovais, a espécie também é conhecida como “pé-de-ovo” e fica muito bem para ornamentar a casa. Ela pode ser cultivada em um vaso.
Como é o Cultivo Da Berinjela
A berinjela precisa ser cultivada em sob sol pleno, as estações preferidas são: o verão e a primavera. O solo para o cultivo deve ser fértil e enriquecido com matéria orgânica, além de drenável e irrigado com intervalos regulares.
A berinjela não suporta o frio, nem encharcamento do solo e muito menos as geadas, por isso, não é adequada para ser plantada em lugares que apresentam essas características.
Para fazer com que elas germinem, basta comprar sementes e o cultivo pode ser feito em canteiros definitivos ou também em sementeiras. As mudas deverão ser passadas para o local definitivo, quando plantadas em locais provisórios, quando chegarem a 10 cm de altura. E uma coisa muito importante, a transferência deve acontecer em dias nublados. A primeira coleita, normalmente, se o cultivo é bem feito e a planta bem cuidade, acontece cerca de 110 dias após ter sido plantada.