Imagine a ideia de plantar, cultivar e comer aquilo que com suas próprias mãos se cultivou, além de observar o desenvolvimento daquilo que se fez sabendo o que foi utilizado na plantação. Para pessoas que tem crianças em casa, essa ação de plantar seus próprios alimentos trás inúmeros benefícios.
Outro bom motivo para criar sua própria horta é a possibilidade de um maior contato com a natureza, uma vez que, nos dias de hoje, em meio a potencial urbanização da sociedade, poucas são as chances de se observar o verde e o que de natural a terra pode proporcionar.
Vale ressaltar também, a oportunidade de cultivar um tratamento, por exemplo, hoje em dia, várias terapias para doenças são baseadas em ervas naturais, sendo assim, saber plantar uma horta pode ajudar na cura de doenças. Possuir uma horta em casa também corrobora outros aspectos da saúde, pois colher alimentos frescos livre de agrotóxicos e substâncias químicas é melhor do que comprar alimentos processados e que passaram por indústrias.
Outro fator que deve ser levantado como benefício é a economia que se obtém quando se cultivam seus próprios temperos, alimentos. Menos gastos e mais saúde. Além disso, as hortas podem ser utilizadas até mesmo como decoração de um ambiente, afinal, hortas em grande ou pequeno porte em apartamentos ou em um pequeno quintal gera um requinte na decoração da casa e nunca saiu de moda.
As hortas podem ser criadas em qualquer espaço, mesmo em pequenas varandas de apartamentos ou em um pequeno quintal, o importante para criação de uma é a criatividade e iluminação no local onde vai ser disposta.
Para criar uma horta são essenciais alguns materiais, sendo eles: uma pá de plantar; uma pá larga para transferir as mudas; um regador; uma enxada para cavar; uma tesoura de poda e uma faca de colheita.
Primeiramente, deve-se realizar a escolha do local para a horta. Esse deve ser um ambiente exposto ao sol durante hora, uma vez que a maioria das hortaliças, vegetais e ervas precisam estar iluminadas por um bom tempo para crescer. A irradiação do sol da manhã e do final da tarde são os horários mais indicados para se obter melhores resultados. Quando o quintal é iluminado pelo sol, há possibilidade de se plantar alface, cebolinha, tomates, etc. Apesar disso tudo, algumas plantas como rúcula, espinafre e couve não necessitam estar no sol para crescerem.
Além dos materiais já citados, você também irá precisar de adubo orgânico, substrato pronto, um balde e cesto para colheita. Para uma melhor organização do espaço é possível delimitar o espaço em que será criada a horta com tijolos ou pedras, conforme seu gosto.
Primeiramente, é preciso preparar o solo, sendo esse um dos passos mais importantes para a criação da horta. É necessário que seja certificado que o solo esteja preparado com nutrientes e matéria orgânica para que as folhas possam se desenvolver com saúde gerando produtos de qualidade.
Outro passo da preparação do solo é a drenagem do mesmo, essa etapa deve ser feita para evitar que o solo fique encharcado e compactado e que as raízes se desenvolvam ocupando o espaço que possuem, evitando também o apodrecimento das raízes ou aparecimento de microorganismos que possam levar à morte da planta.
Para a manutenção do solo da horta rico em nutrientes é necessário realizar adubações complementares a cada 20 dias. Essa ação proporciona o crescimento de plantas saudáveis e bem desenvolvidas. É válido destacar, ainda que o solo precisa receber uma nova quantidade de nutrientes antes de se plantar novas espécies, sendo assim, adubações periódicas podem ser feitas com compostos orgânicos utilizados no preparo do solo, para que se obtenha uma horta orgânica.
Seguindo todos esses passos a criação de uma horta fica fácil e o caminho para uma vida mais saudável torna-se trilhável.