Árvores Frutíferas no Quintal
Muitas pessoas estão interessadas em plantar árvores frutíferas em seus quintais, mas muitas vezes há espécies desconhecidas que irão se dar bem nas condições de seu quintal.
Primeiro certifique-se de fazer um bom planejamento de plantio de árvores frutíferas, e saiba que nem todas as árvores vão crescer bem onde você mora.
A maioria das variedades de árvores de fruto é enxertada em mudas ou sementes. As árvores enxertadas para não crescerem muito necessitam de menos espaço em comparação com mudas de árvores enxertadas sobre porta-enxerto.
Devido ao espaço limitado nos quintais, os proprietários preferem as árvores menores, pois essas exigem menos espaço em comparação com mudas de árvores que se tornarão maiores.
Condições extremas de inverno é o principal fator limitativo ao considerar árvores de fruto para o jardim. Árvores como de pêssegos, nectarinas e cerejas sofrem quando cultivada em climas frios, mas podem crescer bem em regiões de clima tropical e subtropical.
Algumas espécies de árvores frutíferas são mais comuns de serem vistas na cidade, como limoeiro, jabuticabeira, bananeira e amoreira, por exemplo. A questão é que essas plantas crescem muito. E, mesmo as que são um pouco menores, precisam de espaço para que suas raízes se desenvolvam da forma adequada. Além de também precisarem muito de luz solar direta.
Árvores Fritíferas de Pequeno Porte
Veja abaixo uma relação com algumas espécies de árvores frutíferas de pequeno porte, que você pode ter em seu quintal para, assim, poderem saborear deliciosas frutas, livre de agrotóxicos e frescas de verdade.
- Aceroleira: essa planta se adapta bem a qualquer clima. Pode chegar a florescer e dar frutos até 3 vezes por ano. O plantio, geralmente, é feito por meio de mudas. Em vasos, ela pode chegar a 2 metros de altura, assim como em canteiros também.
- Jabuticabeira: essa é uma árvore que dá frutos muito deliciosos, a jabuticaba. Elas são em formato redondo e docinhas. Quando plantada no solo, o pé pode chegar a 10 metros de altura. Porém, se plantada em um vaso, o seu tamanho pode se limitar a 2 metros de altura. É uma espécie que resiste bem às geadas, e até se desenvolve melhor em regiões mais frias.
- Pitangueira: uma árvore pequena e brasileira. As regiões de clima quente e úmido são melhores para o seu desenvolvimento. Plantada tanto no chão quanto em vasos grandes, o seu tamanho pode chegar a 2 metros de altura. Ela precisa de muito sol e de regas diárias.
- Amoreira: precisa de regas de, no mínimo, duas vezes por semana, pois sente muito a falta de umidade. Quando plantadas em vaso, o seu pé pode chegar a 1 metro de altura. Os primeiros frutos são gerados em torno de 1 ano e meio após o seu plantio. É uma espécie que se adapta bem a todos os tipos de solo.
- Grumixameira: quanto plantadas diretamente no solo, essa árvore pode chegar a até 15 metros de altura. Em casa, plantada em vaso, o seu tamanho atinge até 3 metros de altura. O sabor da fruta é uma mistura entre a jabuticaba e a pitanga. Precisa ser regada diariamente. O ideal é usar um vaso com cerca de 60 cm de altura.