Como Fazer Uma Pérgola De Bambu

A decoração do ambiente externo da sua casa é tão ou mais importante que alguns cômodos e a maioria das pessoas não atentam muito para isso. Um jardim ou uma área de recreação bem decorada, principalmente se ficar na parte da frente da casa, transmite uma harmonia fora do comum e com certeza o que você mais deseja para você e seus visitantes é o conforto.

Saber escolher os móveis que farão parte dessa parte da casa é uma jogada de mestre já que nem todas as casas oferecem espaços grandes ou que possam ser tão bem trabalhados, e o que nos resta é inventar.

Como Fazer Uma Pérgola De Bambu

Como Fazer Uma Pérgola De Bambu

Os toldos ultimamente tem sido uma escolha certa e certeira entre projetistas que precisam desenhar um ambiente externo para descanso e lazer. Esses utensílios ajudam e muito na cobertura de áreas que o cliente deseja que não tenha muito ou nenhum sol, já que a exposição solar principalmente para crianças não é uma das melhores opções quando se pensa em lazer. Bem semelhantes aos toldos, as pérgolas servem para proteger da intensidade do sol também apesar de terem função mais decorativa.

Quando se fala em decoração de jardim, as pérgolas são itens logo citados e dão um charme bem especial no ambiente e construir uma dessas em sua casa nem é tão complicado ou caro como você pode pensar e para comprovar isso, vamos ensinar passo a passo como criar uma linda pérgola de bambu para você decorar o seu jardim ou espaço externo da sua casa ou apartamento.

Saiba Um Pouco Mais Sobre As Pérgolas

As pérgolas também são popularmente conhecidas aqui no Brasil como pergolados e descritivamente são estruturas feitas em elementos diversos com estacas paralelas suspensas em colunas. De imediato quando olhamos uma pérgola temos a impressão de estar diante a um telhado não terminado e de fato pode ser considerado um.

Saiba Um Pouco Mais Sobre As Pérgolas

Saiba Um Pouco Mais Sobre As Pérgolas

A estrutura vem da Itália quando os camponeses usavam os pergolados para suspender videiras. Posteriormente as pérgolas passaram a ser usadas para ornamentação principalmente em áreas onde cresciam trepadeiras. Com o tempo, as pérgolas tornavam o ambiente extremamente agradável, sofisticado e com um ar bem clássico.

Hoje em dia elas são encontradas mais em jardins e o material pode variar muito. As pérgolas também podem ser móveis, no caso de estruturas feitas em madeira, ferro, bambu entre outros materiais “desmontáveis” ou podem ser fixas feitas em concretos. Esse segundo caso é mais aplicado em caso de construções bem mais clássicas ou em casas bem modernas que já são projetadas com essas áreas.

Antes De Começar a Construir, Atente-se Para Algumas Dicas

Os pergolados de bambu são os mais populares entre todos. Isso se dá primeiramente ao fator beleza x preço, onde você terá um estiloso, modesto e bonito pergolado sem gastar, na maioria dos casos, o mesmo valor que gastaria construindo um em outro material. Não existe regra de ambiente para esses elementos decorativos serem construídos, porém é necessário ter exata noção de tamanho e necessidade já que os pergolados podem ser tanto decorativos como elementos de proteção de sol e chuva. Saber escolher o material da sua pérgola também é muito importante, portanto evite fazer isso sem um profissional que conheça a qualidade de bambus e de preferência que o oriente algum local onde você possa comprar bambus baratos e de boa qualidade.

Seu pergolado pode ser construído todo em bambu ou mesclando com outros materiais, o que geralmente acontece com a madeira. Como são elementos digamos mais naturais, saiba incrementar corretamente com sua construção. Se você tem uma casa bem rústica, essa preocupação vai ser bem menor, já que a combinação é perfeita, saiba apenas evitar detalhes extravagantes para que a decoração não perca o sentido. Se sua casa já for aquela construção super moderna, mesclar com madeiras trabalhadas e azulejos é uma ótima dica. Você terá um espaço moderno feito de materiais considerados rústicos.

Como Construir Sua Pérgola

É importante construir sua pérgola por passos. Sabemos que quando começamos uma construção pretendemos gastar o mínimo de tempo possível, porém para fazer uma estrutura bem feita e segura, evite pular etapas ou substituí-las por alguma que você achar mais prática.

  1. Saiba escolher o local corretamente – essas estruturas precisam de um solo fixo e de preferência amadeirado ou acimentado para uma melhor fixação da sua estrutura. Nesse caso, determine exatamente o ambiente da sua construção e estruture o solo antes de começar a suspender sua pérgola.
  2. Esquematize os pontos onde ficarão as estruturas de suporte da sua pérgola. A quantidade dessas colunas vai variar muito de acordo com o tamanho da sua estrutura. Se for uma estrutura menor, mais quadrada e totalmente desvinculada a paredes, quatro colunas são essenciais. Evite usar menos que quadro estacas para suspender sua pérgola.
  3. Determinada as localidades e quantidade de colunas, você precisará estruturar esse local antes de receber as estacas. O mínimo que uma coluna deve ter para ser implantada nos terrenos é de 18 cm abaixo do solo e 12 polegadas de diâmetro.  Uma boa dica é colocar cascalhos no fundo do buraco antes de fixar sua coluna, isso vai dar mais sustentabilidade. Nos buracos de fixação, após colocar as colunas, eles devem ser preenchidos com concreto e aprumados em um ângulo de 90 graus com o solo. Deixe o concreto secando por pelo menos 24 horas antes de começar a construir a estrutura.
  4. As vigas suspensas devem ser cortadas com sobras de pelo menos 1 metro afora as colunas. Isso fixará melhor a sua estrutura e dará um charme bem especial. No caso de vigas feitas também em bambu, opte por fixá-las bem nas colunas para evitar rolamentos. Isso pode ser feito por colagem ou o método tradicional usando pregos e parafusos, pelo menos 3 desses em cada vida.
  5. Agora chegou o momento de você fixar o seu bambu. Você pode optar por vigas transversais mais afastadas ou mais juntinhas se o seu objetivo for de proteção ao calor e sol. Assim como as primeiras vigas, corte-as com pelo menos 01 metro afora as vigas e colunas já implantadas. Fixe cada bambu nas pontas com pregos ou parafusos. Se quiser estilizar, pode ainda fazer vigas amarradas, o que dá um toque bem mais especial à sua pérgola.

Posts Relacionados

Veja dicas de como fazer um pergolado adaptado ao seu espaço e ao material que você deseja usar. Confira outras dicas, como ideias ecológicas para decorar o jardim e ainda ajudar a preservar o meio ambiente. Além disso, existem as opções de decorações artísticas no jardim, que dão um toque especial.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *