Árvores: Qual a Melhor Espécie Para Se Plantar?
Quando estamos planejando um jardim, precisamos nos atentar a alguns detalhes que farão toda a diferença na hora do plantio, do cultivo e principalmente, da manutenção.
A primeira coisa que devemos analisar é o tamanho do jardim e o tamanho da espécie que desejamos plantar, pois escolher uma espécie que cresce muito, para um jardim que tem o seu tamanho razoável, ou mesmo pequeno, não é bem adequado e isso pode causar alguns transtornos, como falta de espaço para as outras plantas, esmagando-as com tempo, ou mesmo o aparecimento de rachaduras no solo, por conta das raízes muito grandes.
Outro aspecto que deve ser levado em consideração também é o tipo de solo e o tipo de clima de cada região. É importante conhecer, estudar um pouco as características da espécie escolhida para que o clima não interfira no desenvolvimento da árvore escolhida.
Otimizando o Espaço e Simplificando a Manutenção
Para quem tem espaço no jardim e começa a planejar que plantas colocar, as primeiras da lista sempre serão as árvores que farão parte da paisagem. São a espinha dorsal e a estrutura vegetal mais permanente de um jardim. Arbustos e herbáceas completam este conjunto, com suas formas e folhas atrativas e suas flores encantadoras.
As árvores têm uma grande vantagem para o projeto paisagístico: o custo de manutenção é praticamente zero. Nos três primeiros anos após o plantio, deve receber cuidados de condução com tutores e regas regulares, mas depois a manutenção resume-se à retirada de ramos secos ou doentes. Nativas brasileiras ou exóticas adaptadas, a escolha é muito grande.
Benefícios das Árvores nos Jardins
- Suas folhas produzem fotossíntese, com a absorção do dióxido de carbono do ar e liberação de oxigênio, num processo que todas as plantas produzem para obter energia. Consomem também oxigênio na respiração, mas o equilíbrio entre absorção e produção é estável;
- Também diminuem a poeira da poluição em suspensão no ar, que fica depositada em suas folhas e que irá direto para o chão quando cair uma chuva;
- As árvores tem uma grande vantagem no paisagismo de um jardim, além de ornamentar, ajudam a diminuir o calor com sua sombra sobre as paredes e telhados, diminuindo o consumo de energia dos aparelhos de ar condicionado nos verões quentes.
Cuidados na Hora de Escolher Qual Árvore Plantar
- O primeiro passo é medir o jardim e ver qual o espaço destinado para a árvore. Mas medir somente o tronco seria errado, tem de pensar no tamanho da copa que ficará aérea e poderá causar transtornos;
- É importante também saber se a raiz cresce muito, pois pode causar danos à estrutura.
Analise o Tamanho e a Forma da Copa
- Uma copa ovalada e alta não causa grandes problemas, mas a copa em forma de guarda-chuva poderá sombrear todo o jardim e ameaçar telhados e janelas quando a residência tiver mais de um piso.
Tipos de copa:
- Forma de Cone. Característica de Coníferas (Ciprestes e pinheiros)
- Forma Irregular. Como na Quaresmeira e na Acácia Mimosa
- Forma esférica. Grande maioria das árvores como por exemplo a pata de vaca.
Árvores de Folhagem Caduca ou Perene (Caducifólias ou Perenifólias)
Poderemos optar por plantar uma árvore caducifólia, que perde as folhas no outono e na primavera produz abundante floração encantando a todos com suas flores, como o Ipê amarelo (Tabebuia chrysotricha) ou a Magnólia, também conhecida como tulipa de árvore (Magnólia liliflora).
O Ipê é uma árvore de médio porte, de copa arredondada, mas tem lento crescimento. A Magnólia também perde as folhas no outono e quando chega no final do inverno, surgem primeiro as flores. Quando estão floridas são as estrelas da temporada.
Vantagens e Desvantagens das Árvores de Plantas Caduca
A vantagem da árvore de folhas caducas é que no inverno não fará sombra nas paredes da casa, evitando armários mofados e umidade dentro de casa, se o clima for de invernos com muitas chuvas.
A desvantagem é a queda de suas folhas, o proprietário terá de varrer todos os dias e juntar aquela enxurrada colorida, mastigando entre os dentes a malfadada ideia de ter um dia escolhido uma caducifólia. Na primavera, ao encher-se a árvore de flores, ele fará as pazes novamente com ela.
Árvores de Folhas Perenes
Se a opção é por árvores perenifólias a troca de folhas velhas por novas irá acontecendo ao longo do ano. Algumas árvores não têm flores chamativas e são mais recomendadas para ruas e parques, mas para um paisagismo de pequenos espaços recomenda-se sempre uma árvore com flores bonitas para que na sua floração seja um elemento a mais de atração no jardim.
Árvores de pequeno porte como a Acácia-mimosa (Acácia podalyraefolia), de folhas cinzentas e flores amarelas é uma boa opção.
A Tibouchina ou quaresmeira (Tibouchina) é outra árvore interessante, com suas flores cor de rosa ou violeta no final do verão.
Uma Cássia (Cassia macranthera), de menor porte também é atraente, pelo longo tempo que permanece florida e pela opção de ornamentação da calçada.
Seja qual for sua opção, a informação sobre seu porte, forma de copa e altura que atingirá quando adulta deverá ser bem esclarecedora antes da compra.
Árvores não são herbáceas de estação que a gente substitui por outra quando chegou ao fim do ciclo. Árvore é para toda a vida. Sua companheira de alegrias e tristezas estará lá para você cada vez que passear no jardim.
Como Plantar:
Cave um buraco com pelo menos o dobro da largura da raiz para que ela possa crescer. Tire a árvore do saco ou vaso em que ela se encontra, devagar e com cuidado, cortando as raízes quebradas;
Coloque a árvore no buraco em que será plantada. Levante a árvore pela raiz e nunca pelo troco. Evite planta-la muito fundo. Certifique-se de não deixar o caule da muda abaixo da linha da superfície;
Jogue um pouco de terra no buraco da planta. Cheque a profundidade de ajuste se necessário. Confirme se a planta encontra-se reta e vai enchendo o buraco de terra suavemente, mas com firmeza. Dê tapinhas no solo, envolta da base da raiz.
Não é recomendado usar fertilizante na hora do plantio. Regue a planta minuciosamente com um regador de pouca vazão, assentando o solo ao redor da muda. Não coloque estacas. Quanto antes a árvore puder se manter sozinha, mais rapidamente ela se tornará forte;
Remova as ervas daninhas do local. Essas plantas vão competir por ar e nutrientes do solo. Proteja a árvore para que ela não seja destruída por animais;
Plante-a de uma forma que não compita com outras árvores e que seus galhos possam crescer livremente. Forneça água sempre que necessário, especialmente nos primeiros meses. Mantenha a boa circulação de ar podando os galhos, o que ajuda a desenvolver a árvore e evita pragas e doenças.
Posts Relacionados
Aproveite para descobrir o que são árvores ornamentais e escolha uma espécie para deixar o seu jardim ainda mais bonito. Veja como cultivar uma árvore dentro de casa em vasos. Confira mais dicas para o plantio de árvores, seja para jardim, vaso ou qualquer outro lugar.
meu Deus como tú es perfeito p deixar tanta beleza de presente aos nossos olhos
Moro em Duque de Caxias-RJ, Estou retirando um coqueiro que estava a mais ou menos 5 metros da minha cisterna, porque as raízes começaram a aparecer dentro da cisterna, Gostaria de saber qual a arvore indicada para plantar na frente da casa que de flores e sombra e que as raizes não cheguem até a cisterna, pretendo plantar a uma distância de 10 metros da cisterna.
Atenciosamente
José.
Obs: Por favor enviar também resposta por Email.
É muito bom poder com vcs na orientação do plantio de árvores para quintais pequenos e maiores.Obrigado.