Diferentes Técnicas De Podas

Quando se começa a praticar a jardinagem, alguns conhecimentos são importantes e até mesmo indispensáveis para que suas plantas cresçam bem e bonitas. Quando falamos em podas de plantas, imaginamos logo alguns poucos cortes para que a planta fique bonita e sempre “no lugar”.

Acontece que existem diversos tipos de podas e eles são importantes para o crescimento da planta e outros estímulos naturais. Então para que você pode corretamente as espécies que tem em seu jardim, vamos conhecer alguns tipos de podas e as suas principais funções mais abaixo.

O Que é Poda?

Para a jardinagem, de uma forma geral a poda é a ação de retirar algumas partes de uma planta que não tem mais utilidade para ela. Essa técnica deve ser feita periodicamente para que o crescimento da planta seja favorecido e dessa forma você consiga manter o seu jardim sempre bonito.

Existem alguns artistas que realizam podas somente para deixar a planta mais bonita e mesmo assim, este tipo de poda deve ser feito em cima de uma preocupação também com o desenvolvimento da espécie que você cultiva. Existe ainda uma técnica de poda muito conhecida que é o bonsai.

Materiais e Limpeza

Sabemos que a poda é o corte que você vai realizar na sua planta, mas isso não significa que você vai cortar com qualquer objeto e principalmente “quebrar” o ramo ou arrancar as folhas desordenadamente com as mãos. Por ser um processo bem delicado e que vai direcionar bem toda a sua planta, você precisará de uma tesoura de poda que é uma peça desenvolvida especialmente para esta função.

A questão da limpeza também é importante, pois jamais deve-se deixar os restos da planta próximo à espécie, principalmente se as partes da planta estiverem com algum tipo de contaminação. Retire todos os ramos e folhagens, queime ou coloque em um depósito.

Poda Para Estimular Frutos

Este tipo de poda é direcionado à todas as árvores frutíferas que você tem em seu jardim. Sabemos que toda planta floresce e dá frutos em determinada época do ano, mas com um estímulo correto, isso pode acontecer mais frequentemente e também com um maior volume de frutos. Claro que nos referimos à plantas ornamentais e não aquelas domésticas que temos em casa sem poda controlada.

Os principais objetivos para podas em árvores frutíferas, é melhorar a sanidade destas plantas, a sua produtividade, a qualidade de seus frutos e também a condição da planta em se adequar a um formato para pomar, principalmente se for um pomar ornamental e em jardim aberto.  Quando você realiza a poda de uma planta frutífera, também controla a produção dos frutos ou para uma determinada época ou para produzir frutos controladamente em épocas certas do ano. A primeira opção vai fazer com que você evite que pragas cheguem até a sua planta.

Podas De Formação       

Quando falamos em podas de formação, remetemos logo a ideia de crescimento e formação da planta. De fato esse tipo de poda existe para ajudar nestes quesitos, mas também para tutorar o tamanho final da sua planta, que deve ser totalmente adequado à densidade do seu jardim. Para entender melhor, se você tem uma árvore em um ambiente menor, mais fechado e com menos espaço, com certeza precisará de uma árvore que se adapte a isto. Jardins abertos e que possuam mais espaço, as podas podem deixar a planta mais larga e com mais ramos laterais.

Podas Anuais Ou De Produção  

Como o nome já indica, são aquelas podas feitas durante a fase de produção de cada planta. Toda planta possui um ciclo de vida e você pode utilizar as podas de acordo com estes para estimular também a produção de folhas, flores e frutos. Geralmente quanto se opta por podas anuais ou de produção, se faz logo após a colheita, quando ocorre uma poda natural e a planta por conta própria trata de eliminar as partes que não possuem utilidade.

Poda De Limpeza

Em algumas plantas este tipo de poda acontece naturalmente, mas em outras é preciso de um manejo. A poda de limpeza como o nome já demonstra, é a poda para retirar ramos secos, galhos sem utilidades, partes doentes da planta, frutas apodrecidas ou qualquer outro detalhe que vai atrapalhar o crescimento e o desenvolvimento natural da planta.

Poda De Levantamento Da Copa

Com esse tipo de poda, você vai eliminar todos os ramos que estiverem com até 70 centímetros de altura do solo. Isso vai ajudar no controle de ervas daninhas e também vai melhorar a distribuição da água de irrigação. Além disso, evitará que o fruto nasça em contato com o solo e dessa forma, adquira algum tipo de infecção.

Poda De Desfolha

O principal motivo da poda de desfolha, é para melhorar a capacidade de produção da planta e também ajudar na melhor coloração de seus frutos. Isso se dá porque quando uma planta possui folhagem muito abundante, acaba gerando um sombreamento maior e por consequência, é criado um material vegetal que vai atuar como um parasita na planta. Com isso, a capacidade desta espécie de acumular reservas nutritivas para desenvolver bem seus frutos é baixa.

Poda De Revitalização

Esse tipo de poda serve para revitalizar a sua planta, sendo necessário um corpo dos ramos em um ângulo entre 45 a 60 graus e também a retirada de algumas partes destes para que novos nutrientes ganhem espaço. Geralmente a poda de revitalização já é feita em plantas mais velhas e que precisam dar aquela revitalizada na sua estrutura.

Poda De Topiaria

Este tipo de poda é para quando existe um espaço aberto na sua árvore ou planta menor, e este espaço acaba mostrando o interior da planta como uma falha. Geralmente essa falha se apresenta na forma arredondada e você precisará realizar a poda para que aconteça o preenchimento justamente deste espaço.

A poda de topiaria também existe para nos mostrar onde podemos ou não cortar uma planta. Muitas espécies passam a necessitar deste tipo de poda após cortes realizados de forma errada e que acabam por danificar a planta.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *