Varanda Com Cerca Viva e Outras Dicas Para Aproveitar a Parte Externa

O primeiro passo para escolher certo qual será a cerca viva da sua varanda é determinar qual é o seu objetivo, que pode ser emoldurar, fazer uma trilha, ter uma cerca sinuosa ou reta ou somente delimitar a casa. Em seguida, devemos pensar se será alambrado, grade ou mureta. A recomendação dos paisagistas é que sejam usados arbustos topiados, desses que podem ser plantados em vasos, cachepôs ou diretamente no solo. Aqueles mais usados pelos profissionais de jardinagem são: a azaleia, os buxinhos e a gardênia.

Outra pergunta que deve ser respondida é se a cerca é para proteger a privacidade, evitar que o muro da casa sofra vandalismo (contra as pichações), nestes casos, as trepadeiras e os arbustos topiados maiores são os mais indicados. A azaleia pode crescer e quando chegar no tamanho desejada ser podada, mas também podem ser usadas outra plantas como a coroa de cristo (os espinhos mantêm longe os vândalos), trepadeira unha-de-gato, arecas bambu e hortênsia.

Vale ressaltar que as plantas e arbustos que são usados para fazer as cercas vivas são fáceis de cuidar. A principal exigência delas é um solo bem nitrogenado, as podas devem ser feitas com regularidade durante a época de troca das folhas e as regas não podem faltar da maneira correta.

As Varandas dos Apartamentos Como Extensão da Casa

Nem sempre as pessoas possuem um grande jardim onde podem fazer uma cerca viva como gostariam. No caso dos apartamentos, as plantas usadas para esse tipo de decoração podem ser usadas nas sacadas também para manter a privacidade, diretamente, ou com um apoio de madeira. Em alguns casos, como não é permitido alterar a fachada do prédio, a cerca viva pode ser formada em uma “tela” de madeira e usada como objeto de decoração em um dos cantos do ambiente.

Porém, quando não dá para fazer a cerca viva, dá para decorar a varanda e transformá-la na extensão da sala de estar, fazendo com que ela faça parte da área social, ganhando maior importância.

O Que É Feito Para Integrar A Varanda Na Sala de Estar

Um dos modos mais simples de começar a fazer a integração da sala com a varanda é optando por um vidro incolor como material da porta entre os ambientes. Quando você deixa a estrutura muito visível, está separando evidentemente os dois ambientes. Porém, usar o vidro incolor implica num custo muito mais alto do que a colocação de portas normais.

Uma segunda opção é abrir mão da porta, caso tenha uma janela de vidro que feche toda a varanda e fazer essa divisão usando cortinas plásticas incolores, que são bem mais baratas e também é uma solução moderna. Porém, em termos de acústica e temperatura, elas não são a  melhor solução.

Os Materiais e Revestimentos Que Podem Ser Usados Na Varanda Com Ou Sem Cerca Viva

Leve em consideração dos fatores como principais pontos para escolher bem quais serão os materiais de acabamento, o revestimento: ao mesmo tempo que a sua varanda estará integrada com a área interna ela também está exposta ao parte da parte externa, fato que muda um pouco com varandas fechadas.

O ideal, neste caso, é usar o mesmo revestimento interno na parte externa, mas, isso só pode ser feito se o material for resistente aos agentes naturais: calor, umidade, sol, vento, chuva e poluição.

Além disso, não deixe de levar em consideração que tipo de manutenção o material exige, se você escolhe um piso muito poroso, terá problemas na hora de limpar, prefira revestimentos em fibras, porcelanato natural, emborrachados.

Se você pode colocar a sua cerca viva na varanda, não esqueça de usar um material que não atrapalhe a planta e que ela possa receber a luminosidade do sol e ser regada sem problemas.

Quando As Varandas São Localizadas No Alto do Prédio

Essa é uma daquelas varandas que te dá mais liberdade é praticamente como se fosse de uma casa, aberta e descoberta e por isso, pode ser tratada como tal, colocando uma cerca viva. Porém, não se descuide com a escolha dos materiais e se for uma casa em área litorânea, redobre a atenção. Neste caso, a luz do sol é mais forte, tem a maresia e a areia, uma receita que pode fazer com que em pouco tempo tudo o que foi usado na sua varanda deva ser trocado.

Dá para apostar em uma varanda com um piso de porcelanato na cor areia, ajuda para refletir a luz do sol e resistem bem. Depois, é só usar as plantas adequadas para cerca viva, que são sempre as mesmas não importa onde ela é feita. Porém, neste caso, é melhor plantá-las em vasos estreitos que serão acoplados a grade da varanda.

Cerca Viva X Churrasqueira

Se você coloca uma cerca viva na sua varanda e depois uma churrasqueira, pode ser que seja criando um problema. Para que isso não aconteça, para começar, a distância de ambas deve ser boa e é importante que a churrasqueira tenha uma boa vazão da fumaça.

Leve em consideração também que será necessário usar materiais adequados para tudo aquilo que está em volta, revestimentos e tudo mais, que sejam simples de limpar.

Para terminar, uma varanda com cerca viva ficaria ainda mais bonita se você puder criar pontos de iluminação. Normalmente, em caso de apartamentos já é feito no projeto e não pode ser mudado para não prejudicar a fachada, porém, se você tem uma casa, vale a pena investir em uma iluminação especial.

A iluminação direcionada pode criar uma atmosfera mais aconchegante para a sua varanda, dá mais conforto para quem gosta de passar horas agradáveis na parte externa da casa. Com a iluminação é possível criar vários espaços em um único ambiente e com um bom projeto, destacar a cerca viva e valorizá-la ainda mais.

Vale ressaltar que por mais que você procure fazer uma cerca viva que não exija muita manutenção, ela sempre exigirá, por menor que seja. E para tê-la bonita é imprescindível que as plantas usadas na cerca viva sejam cuidadas. Então, para tê-la é necessário ter tempo para cuidar ou ter um jardineiro que faça isso para você.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *