Kawa Kawa (Piper Methysticum)

Não existem limitações para as funcionalidades de uma planta. Ao mesmo tempo em que ela são utilizadas como ornamentação em jardins, elas podem servir como tempero para algum prato ou remédio para o tratamento e prevenção de alguma doença. Nesse último caso está sendo descoberto, a cada dia que passa mais plantas com novas funções medicinais o que para o tratamento e prevenção de doenças, é muito importante.

Kawa Kawa (Piper Methysticum)

Kawa Kawa (Piper Methysticum)

Claro que fica quase impossível conhecer todas as plantas e todas as suas funções fitoterápicas, mas existem algumas mais populares que outras, o que muitas vezes dificulta a nossa pesquisa. Por exemplo, o boldo, a hortelã, a quebra pedra e outras ervas mais populares, sempre apresentam conteúdos diversos e todos já sabem muito bem sobre a sua eficiência. Vamos aqui então, conhecer mais sobre uma planta que tem propriedades medicinais, mas poucos as conhecem.

A Kawa Kawa ou Kava Kava tem propriedades medicinais extensas e bem eficientes. É uma planta de fácil cultivo e pode ser plantada em seu jardim assim como outras ervas medicinais. Vamos então conhecer mais sobre essa erva, suas propriedades e saber como curar determinados problemas de saúde com ela.

Ficha Técnica

Com o nome biológico de Piper methysticum, a Kawa Kawa pertence à família das Piperaceae e popularmente recebe diversos nomes como kava kava ou cava cava, Kawa Awa, Waka, Wati e Yogona. Tem sua origem das ilhas que ficam por toda a extensão do Oceano Pacífico.

Essa planta desenvolve-se apenas em terrenos pedregosos e que estejam a pelo menos 300 metros acima do nível do mar. Com essas condições ela pode crescer entre 2 e 2 metros e meio. É uma planta que tem uma raiz pequena, por isso não precisa de terrenos com espaço para que se desenvolvam bem. Em boas condições de clima e umidade, a raiz tem em média 60 centímetros no solo e seu diâmetro não passa de 8 centímetros.

Cultivo

Se você tiver as condições de clima e solo a Kava-Kava  germina perfeitamente no jardim da ua casa. É uma planta que adora o ar livre e locais abertos por isso só devem ser cultivadas em estufas somente por extrema necessidade. Quanto ao solo a Kava Kava prefere um solo rico, bem solto, com boa drenagem e as regas tem que ser feita com frequência.

Quando você cultiva a kava kava em um solo, é sempre bom deixar o solo com as mesmas condições de antes da plantação. Como a kava kava prefere solos virgens, se você cultivá-la e após a primeira colheita não preparar o solo novamente, a segunda colheita não florescerá bem e será pobre.

O cultivo dessa planta é feito em sua maioria por mudas, pois a kava kava é uma planta que raramente produz sementes. Como as mudas sempre exigem uma quantidade maior de regas, elas ficam bem mais suscetíveis à ação de fungos. Para prevenir de qualquer infecção do tipo, você deve plantar cada muda com pelo menos 2 metros de distância entre elas.

Cultivo

Cultivo

Propriedades Medicinais

A kava kava vai apresentar diversas propriedades medicinais, as mais comuns são

  • – Ansiolítica
  • – Espasmolítica
  • – Calmante
  • – Anticonvulsivante
  • – Tranqüilizante
  • – Analgésico
  • – Anti Séptica
  • – Sedativo

Uso Medicinal

Como pudemos observar mais acima, a kava kava tem função medicinal bem variada e pode ser usada para o tratamento de diversos problemas de saúde. A propriedade medicinal mais comum dessa planta é a de calmante e/ou sedativo. Isso se dá devido o Waka, um relaxante ósseo e muscular que está muito presente nessa planta. Ele acalma todo o sistema nervoso central, por isso a kava kava é muito indicada e utilizada antes de dormir para induzir o sono.

Para consumo, vamos encontrar as folhas da planta juntamente com talos da raiz ou então em forma de cápsulas e comprimidos que podem ser adquiridas em qualquer farmácia de produtos naturais. O uso mais comum ainda é feito através das folhas e da raiz, por ter um efeito mais direto no nosso organismo. O medicamento feito dessa planta pode ser em forma de liquido em forma de um chá ou então como cataplasmas ou compressas que são aplicados sobre a região doente.

Uso Em Excesso e Contra Indicação

A kava kava deve ser evitada em excesso pois dilata muito a pupila fazendo com que a visão fique deficiente então em caso de tomar medicamentos a base dessa planta, evitar dirigir e evitar qualquer outra atividade que possa causar acidentes graves. O uso constante também pode afetar o fígado causando problemas como anorexia, apatia e olhos inchados. A mulheres devem evitar tomar qualquer tipo de remédio a base de kava kava quando estiver grávida ou amamentando.

Como Preparar

Você pode preparar o chá de Kava-Kava em casa mesmo, porém deve atentar-se bastante para a dosagem correta da planta. Como é uma erva que movimenta o sistema nervoso central, dosagens em excesso podem causar algum distúrbio. Então aprenda como preparar o chá de kava kava.

Primeiro separe a raiz ou o caule cortados, moídos, secos, ou frescos, dependendo de como preferir. O mais indicado para uso é em forma de pó, por absorver diretamente na água. Acrescente 2 colheres de sopas com enchimento raso da kava kava em pó em um pano de coar café ou um filtro semelhante. Mergulhe esse filtro em uma xícara de chá completa de água fria. Deixe a água absorver todo o pó e então retire o filtro. Essa receita é para apenas uma pessoa, em caso de mais alguém, dobrar a dosagem na mesma equivalência.

Você deve tomar essa mistura no máximo três vezes ao dia, independente do tratamento que fará, mais do que essa dosagem, os problemas citados mais acima pode apresentar-se.

Para fazer o cataplasma, você precisará da raiz machucada da planta ou até mesmo o pó da kava kava. Acrescente as mesmas 2 colheres em um recipiente e despeje a água fria até formar uma pasta. Aplique essa mistura no local ferido ou machucado ou de forma direta na pele ou através de uma compressa. Deixe até sentir o local traumatizado mais relaxado.

Lembrem-se que por ser uma planta com ação muito forte, jamais faça uso de nenhum medicamento sem consultar um médico antes.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Ótimo texto, muito bom mesmo, o único problema é que eu procurei bastante por uma muda dessa planta, mas sem sucesso. Você teria uma muda dela para venda ou troca?

    Abraço.

    Paulo 17 de setembro de 2013 16:30 Responder
  • Idem, idem.
    Alguma muda de kava legítima para trocar ou veder?
    Obrigado

    Francisco Chauak 17 de setembro de 2014 0:36 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *