O Japão é um país que possui uma ampla gama de paisagens diferenciadas e um dos destaques fica por conta da flor conhecida como musgo cor-de-rosa (Phlox subulata) que cria um verdadeiro tapete natural no parque Hitsujiyama entre os meses de abril e maio. Para se ter uma ideia nessa época ocorre o florescimento de mais de 400 mil flores.
O parque fica situado em Chichibu, um subúrbio de Tóquio, e além do musgo cor-de-rosa tem em abril o florescimento de aproximadamente mil cerejeiras. O conjunto das plantas é um verdadeiro show que atrai turistas do mundo todo sendo bastante apreciado por moradores também. Continue lendo para saber mais sobre essa linda flor e sua importância para o povo japonês.
Musgo Cor-de-Rosa (Phlox subulata)
Trata-se de uma planta herbácea e perene que cria uma espécie de cobertura para o solo acrescentando muito mais cor e estilo para as paisagens. Uma planta nativa dos Estados Unidos que se mantém florida entre três e quatro semanas, do meio até o fim da primavera. Alcança até 13 cm de altura e cobre uma área de até 50 centímetros de largura.
O aglomerado dessas flores dá origem a esteiras ou almofadas de folhas lineares e com pelos. A Phlox subulata pode ser cultivada como uma planta de fronteira ou para cobertura do solo. Possui hastes rastejantes que possuem revestimento de folhas perenes e semi-verdes. As características mais marcantes dessa planta a tornam muito semelhante a um musgo.
Observando de perto é possível perceber que cada flor é adornada com cinco lóbulos redondos e planos, suas folhas, que parecem com pétalas, cada um conta com entalhes distintos. As flores podem ser encontradas nas cores rosa, branco, azul, malva ou branco. Originário do latim o epíteto subulata significa agulha ou forma de furador.
Parque Hitsujiyama
O parque que está situado na província de Saitama conta com mais de 40 mil flores conhecidas popularmente como musgo cor-de-rosa. É válido mencionar que há variedades dessa flor compondo o parque, porém, a que mais chama atenção é a cor-de-rosa, inclusive é um dos atrativos turísticos desse período no Japão junto com as cerejeiras. Há um verdadeiro tapete no chão do parque.
Musgo Cor-de-Rosa
O plantio do musgo cor-de-rosa demanda sol pleno e bem drenado, contudo, suporta bem áreas de sombra durante o verão. A melhor floração dessa planta ocorre em verão pleno. Essa planta não tem grandes exigências quanto à qualidade do solo, pode ser cultivado em solos arenosos ou gravosos. A partir do momento em que está consolidada essa planta apresenta resistência a intensos períodos de seca. Tem boa resistência suportando temperaturas de até -20°C e ventos fortes.
Aplicações do Musgo Cor-de-Rosa
Uma planta que é a escolha ideal para jardins de pedra ou plantações de fundação. Útil para bordas é excelente como planta de cobertura. É muito bom para a cobertura de encostas nuas por ajudar a conter o processo de erosão. Pode ser usada para a cobertura de paredes de pedra, ótima combinação para narcisos e tulipas. O visual costuma ser bastante valorizado em particular em áreas de floresta para dar um visual mais vivo.
Dicas Sobre Musgo Cor-de-Rosa
Contribui para o crescimento mais sustentável e fortalecido das plantas o corte das folhas do musgo cor-de-rosa, a poda ajuda a tornar a folhagem seguinte mais forte e as flores maiores na estação seguinte. O ideal é realizar a poda de ½ haste após a floração. Trata-se de uma planta que se multiplica em excelentes condições para que possa crescer.
A propagação é feita através de divisões e estacas que devem ser colhidas logo após o florescimento. Não é uma planta que apresenta pragas ou doenças, vale a pena ficar atento as abelhas. Essas flores além de bonitas ajudam a compor o visual de jardins com sua aparência atapetada. Ressaltamos que há disponibilidade dos cultivares no mercado de forma que tem fácil acesso para quem deseja iniciar o cultivo em casa. Você poderá armar o tapete de flores sobre formas como pedras, por exemplo. Tem nível médio de manutenção, ou seja, demandará algum trabalho para ser conservada com boa saúde.
Curiosidades
O odor do musgo cor-de-rosa pode ser confundido muitas vezes com o odor da maconha. Povos nativo-americanos de Mahuna utilizam essa planta como um medicamento para tratamento do reumatismo.
Outros Parques Famosos do Japão
Além do Hitsujiyama há outros parques famosos no Japão por seu visual de grande beleza e que atraem muitos turistas o ano todo.
Jardim Kawachi Fuji
Considerado um dos pontos mais bonitos de Tóquio é um típico jardim do Período Edo. Está cercado por um lago central e no seu entorno estão áreas arborizadas e colinas. Um jardim que ajuda a criar uma sensação de viagem no tempo, ou seja, que se está vivendo em outra época cercado pelo que há de mais bonito e especial.
Jardim Rikugi-en
Esse nome significa ‘jardim de seis poemas’, algo que se justifica quando se percebe que há mais de 80 cenas de poemas famosos que foram produzidas ao seu redor. É realmente um lugar poético que ajuda a refletir e pensar no quanto o país evoluiu nos últimos anos sem deixar de lado a sua essência, especialmente nas suas lindas paisagens.
Jardim Hamarikyu
Um jardim cuja paisagem é uma combinação de arranha-céus da cidade de Tóquio com árvores lindamente floridas. Conta com plantas que florescem sazonalmente, o ano todo é um lugar repleto de flores. Uma dica é aproveitar para participar da tradicional cerimônia do chá que recebe o nome de Chanoyu. Já pensou que experiência incrível poder viver uma cerimônia do chá como nos tempos anugos?
Koishikawa Korakuen
Um dos jardins mais antigos de Tóquio, data do Período Edo, foi residência da família Tokugawa. Nesse jardim há paisagens famosas em miniaturas que se espalham por todo o local com direito a lagos e pedrinhas. Um belo jardim que contribui para embelezar a capital do país e que espetáculo a parte em termos vegetativos.
Gostou de saber mais sobre o musgo cor-de-rosa e sobre os jardins famosos do Japão? Curta e compartilhe em suas redes sociais!