Por Que Os Polinizadores São Tão Importantes Para As Plantas

Natureza: Animais Polinizadores

Você sabe o que são animais polinizadores? Você saber o que quer dizer a palavra polinizar? Pois se você não sabe vamos esclarecer aqui o que significam esses termos. O conceito de polinização está ligado diretamente ao transporte de pólen, esse transporte acontece para que o pólen encontra a parte reprodutora feminina das plantas, isso mesmo, se você não sabe as plantas tem a sua parte feminina e a sua parte masculina e ambas são responsáveis pela sua multiplicação.

Há também diferentes grupos de plantas, as angiospermas e as gimnospermas. As angiospermas são as plantas que possuem as suas sementes essencialmente protegidas nos frutos que produzem, o seu grupo é muito grande e acredita-se que existam por volta de 250 mil espécies desse grupo, fora que ainda existem algumas que não foram catalogadas ainda nos dias de hoje. Já as gimnospermas são plantas que não dão frutos e que, portanto, não guardam as suas sementes dentro desses, é válido dizer também que elas são plantas do tipo vascular.

A polinização acontece de maneira diferente dependendo da espécie da planta em questão e dependendo também do grupo o qual ela pertence. Respondendo a primeira pergunta feita acima, animais polinizadores são animais que tem como uma de suas funções na natureza o ato de polinizar plantas, levando a semente de um lugar a outro e muitas vezes as depositando nas flores. Polinizar é o ato de transporte do pólen para que consequentemente ocorra uma fecundação, ele pode acontecer de algumas maneiras diferentes, por caminhos diferentes, com agentes transportadores variados, mas todos possuem a exata mesma finalidade.

Falando de uma maneira mais clara e mais conceitual, os polinizadores são agentes de transporte, que leva a parte necessária de uma planta até o chamado gameta feminino  da planta. Os polinizadores podem ser tanto animais, principalmente aves e insetos, como também podem ser fatores abióticos tal como a ação dos ventos e das águas (ambos têm a capacidade de transporte). Normalmente as plantas que dependem de fatores abióticos para a sua reprodução, produzem uma quantidade bem maior de pólen, a natureza se adaptou assim de modo que as chances de polinização sejam maiores, já que dependem de fatores completamente incontroláveis e imprevisíveis. As polinizações que acontecem através da água normalmente têm sementes adaptadas à flutuação e assim elas se deslocam até chegarem em seu par reprodutor.

A polinização a partir de fatores bióticos, ou seja, a partir da ação de outros seres vivos é muito mais garantida, já que esses animais necessariamente precisam de alimento e muitas vezes são atraídos pelas plantas, pois elas servem como alimentos para eles. Ao longo do tempo, essas plantas também se ajustaram no mundo da evolução, se tornando cada vez mais atraentes e chamativas para garantir que os animais sempre vão se alimentar delas, por esse motivo temos cores tão variadas de flores, assim como cheiros e aromas tão incríveis, únicos e interessantes, dessa forma as plantas atraem muito mais animais e assim vemos o quanto a natureza é perfeita em manter os seus processos ativos e equilibrados. Dentre os animais os grupos que são os maiores responsáveis pela polinização das plantas são o grupo dos insetos, o grupo dos morcegos e o grupo dos pássaros.

Qual É a Importância Da Polinização Para O Meio Ambiente? Porque Os Animais Polinizadores São Tão Essenciais?

Animais Polinizadores

Animais Polinizadores

Essas questões são muito interessantes e devemos olhar elas com muita atenção, até porque as respostas para essas perguntas deveriam ser mundialmente difundidas, para que todo mundo tivesse a oportunidade de entender quais as consequências que enfrentaríamos se por acaso viéssemos a não ter mais os animais polinizadores na natureza.

Os animais polinizadores são fundamentais para a manutenção de toda a biodiversidade que existe no nosso planeta Terra, muitas florestas sequer existiriam se não fosse a ação e o trabalho desses animais ao longo do tempo, ao longo de toda a história da natureza e a história do próprio mundo. A polinização das árvores e plantas de todo tipo, nem sempre é simples, muitas vezes envolve processos complicados e o transporte para longas distancias, o que só é possível de acontecer por causa de um agente transportador.

Quando pensamos sobre o equilíbrio natural do meio ambiente, percebemos que a alimentação de muitos animais, faz com que eles dispersem sementes por aí, sementes essas que vão causar o consequente nascimento de novas plantas e o surgimento de frutos, algumas plantas podem até gerar frutos sem a presença de pólen, mas dessa forma o fruto pode ser menor e com problemas residuais.

Abelha Polinizando

Abelha Polinizando

Não somente para a manutenção de florestas é que o papel dos animais como polinizadores são importantes, mas também para a manutenção e a saúde de um sistema agrícola, hoje muitos agricultores e produtores rurais negligenciam totalmente a ação desses agentes e desses animais, dessa forma confiam toda a sua produção, todo o seu trabalho e cultivo à produtos e ações relacionadas ao solo, mas a verdade é que isso pode estar causando um perda de produtividade e qualidade que eles sequer conseguem mensurar.

O que acontece então pode ser definido por uma expressão popular conhecida “Quem não conhece o bom, se contenta com o mais ou menos”, esses produtores acham que está tudo bem porque eles não imaginam quais seriam as consequências positivas que poderiam vir de um trabalho integrado com a natureza e com os animais, falando na linguagem que eles entendem, isso se refletiria diretamente em ganhos financeiros.

Muitos produtores, na verdade quase todos os produtores de alimentos em nosso país usam agrotóxicos e pesticidas, o que faz mal para o meio ambiente, faz muito mal para o ser humano e que a longo prazo pode inclusive acabar com a produtividade das suas terras, essas mesmas terras que momentaneamente ele acha que melhorou com o uso desses produtos, as consequências também são drásticas para o mundo animal, diminuindo a quantidade de animais, diminuindo sua possibilidade de alimentação e diminuindo a sua possibilidade contribuição e melhoramento dos processos de agricultura.

Um dos animais mais importantes para o mundo natural são as abelhas, no entanto, a sua população vem diminuindo ano a ano. Elas são essenciais para a perpetuação de muitas espécies e para a manutenção de um meio ambiente saudável. A consequência de queda na polinização pela escassez de animais geraria diversos problemas ecológicos que podem afetar as sociedades de maneira direta e indireta, pois diminuindo a biodiversidade você reduz o habitat e os alimentos de muitos outros animais, que vão migrando aos poucos para outras regiões, causando assim um deslocamento que não é natural, podendo até mesmo levar doenças novas a lugares onde não há resistência para ela.

Um exemplo que podemos citar é a invasão de animais, destruindo grandes áreas por perda de habitat, essa perda pode ser pela diminuição de polinização, que é gerada em consequência de ter menos agentes polinizadores, que por sua vez é consequência do maior uso de produtos artificiais, que por sua vez faz com que sejam gerados menos alimentos, mas além disso, há a perda de habitat também por interferência direta humana, que também pode gerar a morte de animais que não se adaptam a condições diferentes o que também influi no processo de polinização ou transporte de pólen.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *