A fotossíntese é um processo vital realizado pelas espécies vegetais com o objetivo de produzir o seu alimento e desta maneira conseguir sobreviver. Esse processo foi descoberto em 1778, por Jan Ingenhousz, que através de experimentos conseguiu identificar os princípios do processo da fotossíntese.
Diferente dos animais, as plantas possuem a capacidade de produzir o seu alimento. Isto é, as plantas são seres autótrofos, que produzem o próprio alimento através da transformação de elementos inorgânicos em elementos orgânicos.
Para a realização da fotossíntese é necessário a existência de água, luz e gás carbônico, nas quantidades necessárias, tanto que esses fatores podem influenciar na realização ou não da fotossíntese por parte das espécies vegetais.
A reação desses elementos (água, luz e gás carbônico) nas plantas é chamada de fotossíntese e irá produzir alimento e a energia necessária para que as espécies vegetais vivam.
Como Ocorre o Processo Da Fotossíntese
Através das raízes, as plantas retiram a água e os sais minerais do solo, que chegam as folhas através do caule. A luz do sol é absorvida pelas folhas através da presença da clorofila, que é a substancia que concede a coloração das folhas.
A clorofila é uma substancia que está presente na maioria das espécies vegetais, tanto que influenciam fortemente na cor das plantas e de suas folhas – o verde. Ela também pode ser encontrada nas algas.
Depois disso, a clorofila junto com a luz do sol, transformam os nutrientes em glicose, sendo esta conduzida por toda a planta.
Através da realização da fotossíntese, as plantas fabricam a própria alimentação, que tem sua constituição baseada na glicose (principal fonte de energia das espécies vegetais). No entanto, nem toda glicose gerada é consumida, e uma parte acaba sendo acumulada nas raízes, caules e sementes, e se transformando em amido.
No processo de fabricação de glicose, através de reações químicas, as plantas absorvem o gás carbônico existente no meio ambiente e liberam oxigênio.
Na fotossíntese, alem da produção do oxigênio, a fotossíntese gera glicídios, que podem ser guardados como uma fonte de energia para as plantas.
A glicose fabricada no processo da fotossíntese é usada para que as espécies vegetais realizem todas as suas atividades metabólicas, isto é, a glicose funciona como a força propulsora das plantas, e sem a sua presença as plantas não iriam conseguir realizar as suas funções vitais e por consequência não iriam sobreviver.
A glicose produzida pela fotossíntese é gerada mediante reações químicas, e as plantas só conseguem ter essas reações pelo fato da fotossíntese conseguir converter a energia solar em energia química.
No caso das espécies vegetais, esse processo acontece devido a presença de uma substancia chamada clorofila, de coloração verde, que possui a capacidade de absorver a energia do sol e transformar nos glicídios.
A Importância Da Fotossíntese Para o Planeta Terra
O processo de fotossíntese não é importante apenas para as plantas, por produzir o seu alimento, mas é fundamental para todo o planeta, pois é a partir do momento em que as espécies vegetais a realizam, que começa a cadeia alimentar.
Portanto, caso a fotossíntese não fosse realizada, todas as formas de vida iriam ser eliminadas do planeta terra, pois a cadeia alimentar ia ser quebrada e as formas de vida iriam ser extintas, pois muitos animais tem sua alimentação baseada nas espécies vegetais verdes e pelas substancias que são geradas por estas espécies vegetais. As plantas são fontes de energia para diversos animais, que apesar de não realizarem a fotossíntese, se aproveitam e fazem uso da energia gerada por esta para as plantas.
Além disso, a fotossíntese possui grande importância para os seres humanos, pois no momento em que as plantas realizam o processo da fotossíntese para produzir a glicose, elas liberam o oxigênio, elemento vital para a nossa vida.
De acordo com os estudos, cerca de 20% do oxigênio existente na atmosfera do planeta terra foi produzido pelo processo da fotossíntese, e de acordo com estas mesmas informações, essa quantidade de oxigênio precisaria de aproximadamente 2.000 anos para ser gerada e renovar em todo o planeta.
A fotossíntese realiza a limpeza e purificação do ar, pois realiza a troca do gás carbônico pelo oxigênio. A liberação do oxigênio por parte das plantas está intimamente ligada a produção de glicose nas espécies vegetais.
Outro ponto importante da fotossíntese é que devido ao fato das plantas acumularem energia gerada pela fotossíntese, elas acabam sendo utilizadas pelos seres humanos para outros fins, como o de explorar a energia acumulada através do carvão e da lenha por exemplo.
Condições Que Interferem Na Fotossíntese
Devido ao fato da fotossíntese ser um processo que envolve reações químicas e dividido por fases, existem condições que podem afetar as plantas e atrapalhar a realização do processo de fotossíntese.
Segue Abaixo Alguns Fatores Que Influenciam e Podem Atrapalhar o Processo De Fotossíntese Das Espécies Vegetais:
- A Temperatura – conforme os estudos, a temperatura ideal para a realização da fotossíntese é até 35 graus Celsius. No caso de ocorrer temperaturas muito elevadas, o nível de produção dos elementos que compõem a fotossíntese é reduzido pelo fato de acontecer a desnaturação das proteínas;
- A Concentração de Gás Carbônico na Atmosfera – o gás carbônico ou dióxido de carbono é uma substancia vital no processo da fotossíntese e no caso da atmosfera não apresentar uma boa quantidade de gás carbônico a fotossíntese poderá ser atrapalhada. Portanto, quanto maior a quantidade de gás carbônico existente no meio ambiente, a intensidade da fotossíntese será maior;
- A Intensidade da Luz – a presença da luz é um dos fatores preponderantes para a realização da fotossíntese, por isso quanto maior a intensidade da luz, maior será a intensidade de realização da fotossíntese. Quando uma planta vive em um ambiente que não existe a presença da luz, essa espécie vegetal não irá conseguir realizar a fotossíntese;
- A Quantidade de Água – a água é um processo importante na realização da fotossíntese, pois a água é principal fonte de hidrogênio, necessário para a fabricação do material orgânico. Nas regiões mais secas do mundo, a água é um grande fator de limitação para a realização do processo de fotossíntese por parte das espécies vegetais cultivadas nesses locais (exemplo: desertos).