O Que são Jardins Sustentáveis?

Jardins sustentáveis compreendem no grupo díspar de hortícolas, em maior ou menor grau, com metas e objetivo associado ao desenvolvimento sustentável e sustentabilidade em programas desenvolvidos para abordar o fato de que os seres humanos estão usando recursos naturais biofísicos mais rápido do que podem ser repostos pela natureza. Incluído dentro da extensão estão jardineiros, membros das indústrias de paisagem, berçários, escolas e autoridades municipais, que integram fatores ambientais, sociais e econômicas em tentativa de criar futuro sustentável.

Desenvolvimento Histórico

Após a implantação da agricultura sustentável no início de 1980 foi tempo do surgimento de horticultura sustentável. Muitos dos princípios ecológicos e ideias defendidas pelos jardins sustentáveis e paisagens são estabelecidos como reação ao uso intensivo de recursos da agricultura industrial. As práticas foram estabelecidas como movimentos de autossuficiência e agricultura de pequena escala com base em uma abordagem de sistemas holística e princípios ecológicos. O jardim botânico cria diretrizes nacionais voluntárias para construção sustentável da terra, design e práticas de manutenção.

Principais Conceitos

Projeto, construção, operação e práticas de manutenção que atendam às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as próprias necessidades. Ambiciona proteger, restaurar e melhorar a capacidade de paisagens para fornecer serviços ambientais e gerar benefícios que aos seres humanos e outros organismos.

Gestão global de ciclos biofísicos e serviços dos ecossistemas para o benefício dos seres humanos, outros organismos e as futuras gerações se tornaram responsabilidade humana global. O método de aplicação da sustentabilidade para jardins, paisagens e lugares ainda está em desenvolvimento e varia um pouco de conforme contexto em consideração. No entanto, há série de básicos e comuns subjacentes princípios biológicos, operacionais e práticas na literatura local sustentável.

Princípios Biológicos

Gestão sustentável das paisagens feitas por homem simula os processos naturais que sustentam a biosfera e seus ecossistemas. Primeiro e mais importante é o aproveitamento da energia do Sol e a ciclagem de materiais, minimizando assim resíduos e uso de energia. Necessário esquecer as formas prejudiciais na qualidade da terra.

Conter o excesso de escorrimento da água representa princípios considerados indispensáveis. Nos grandes centros metropolitanos os jardins sustentáveis são necessários para reter o H2O que cai das chuvas, cujo excesso provoca fortes enchentes e grandes estrados em diversas regiões ao redor do mundo. 

Plantas Nativas

O uso de plantas nativas em jardim ou paisagem tanto pode preservar como proteger os ecossistemas naturais, reduzindo a quantidade de cuidado e energia necessária para manter jardim saudável ou paisagem. As plantas nativas são adaptadas ao clima local e geologia, e muitas vezes exigem menos manutenção do que espécies exóticas. Espécies nativas também apoiam as populações de aves nativas, insetos e outros animais que evoluíram e promoveram saudável comunidade de organismos.

Plantas em jardim ou paisagem mantêm população de origem a partir do qual as plantas podem colonizar novas áreas. Evitar o uso de espécies invasoras ajuda a prevenir estabelecimentos de novas populações. Da mesma forma, a utilização de espécies nativas pode proporcionar fonte valiosa para ajudar as plantas a colonizar novas áreas. Algumas plantas não-nativas podem formar armadilha ecológica em que as espécies nativas são atraídas para ambiente que parece atraente.

Princípios Operacionais

Aprimoramento dos serviços dos ecossistemas é incentivado em todo o ciclo de vida de qualquer site, fornecendo design claro, construção, (operações) e critérios de gestão. Para ser sustentável ao longo prazo o jardim deve fornecer sistemas regenerativos. Orientações operacionais devem ligar e completar as orientações existentes para o ambiente construído. Impactos são avaliados e medidos em qualquer escala espaço-temporal ou contexto.

Princípios da Jardinagem Sustentável

  • Não fazer mal;
  • Princípio da precaução;
  • Design com natureza e cultura;
  • Use hierarquia de tomada de decisão de preservação, conservação e regeneração;
  • Fornecer sistemas regenerativos como equidade regional;
  • Apoiar processo vivo;
  • Use abordagem do pensamento no sistema;
  • Atitudes colaborativa e ética;
  • Mantenha a integridade na liderança e pesquisa;
  • Administração ambiental;
  • Regulação do clima local;
  • Limpeza do ar e da água;
  • Abastecimento de água e regulação;
  • Controle de erosão e sedimentos;
  • Perigo de mitigação;
  • Polinização;
  • Funções de habitat;
  • Decomposição e tratamento de resíduos;
  • Regulação do clima global;
  • Benefícios a saúde humana e bem-estar;
  • Alimentos e produtos renováveis;
  • Benefícios culturais.
  • Energia incorporada e água;
  • Compostos de palha;
  • Ecologia e biodiversidade;
  • Fertilizante;
  • Resíduos verdes;
  • Ecologia e biodiversidade;
  • Ausência de produtos químicos;
  • Antigos materiais duros na paisagem.

Sustentabilidade: Local de Medição

Característica importante distingue a abordagem de sustentabilidade em jardins, paisagens e entradas nos ambientes de empresas semelhantes. Quantificação da sustentabilidade estabelece padrões de desempenho. Porque a sustentabilidade representa conceito amplo e abrangente aos impactos ambientais dos locais que podem ser classificados de diversas maneiras.

O processo pode incluir minimização de impactos ambientais negativos e maximização aos impactos positivos. Como aplicado ao ambiente existe prioridade sobre os fatores sociais e econômicos que podem ser adicionados como parte inevitável e integrante do processo de gestão. Um jardineiro da casa é provável que use métricas mais simples do que um paisagista profissional ou ecologista.

Qualquer tipo de auditoria ou avaliação comparativa dependerá da seleção e ponderação dos indicadores escolhidos: Profundidade e detalhe de análise necessária, finalidade para a qual os números são necessários e as condições ambientais do local particular.

Jardins Sustentáveis e Valor de Imóveis

Crescimento inteligente e muitos defensores de construção verde concederam ao paisagismo ideias diversas. Não vai demorar muito para as indústrias perceberem os benefícios de custo de paisagens. A fim de criar futuro verde de maneira verdadeira existem códigos compatíveis de paisagem que oferecem o máximo de flexibilidade. Em termos gerais, os governos locais precisam entrar na onda da sustentabilidade em grande forma, adotando e apoiando a legislação pertinente.

Cidades progressistas como Portland, San Francisco e Oakland são vistas com valor para promover diversas paisagens, locais cobiçados no mercado imobiliário dos Estados Unidos. Parece que diversas paisagens não ferem os valores de propriedade nas cidades. A horta, como dispositivo elétrico padrão da maioria dos lares americanos ganha atenção renovada ao componente do movimento para alimentos locais, frescos e sazonais. Muitas pessoas que ocupam jardinagem cozinha estão preocupadas com a sustentabilidade do sistema em que a maioria dos alimentos viajou por mais de 1.500 km para chegar às mesas.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *