A Palmeira Raphis ou Palmeira Rápis é um dos nomes populares da espécie vegetal cientificamente chamada de Rhapis Excelsa.
A Rhapis Excelsa possui como sinonímia no reino vegetal as seguintes espécies vegetais: Chamaerops Excelsa, Rhapis Flabelliformis e Trachycarpus Excelsus.
Este tipo de palmeira é extremamente bonita, e por isso é usada por paisagistas e decoradores para ornamentar os ambiente interiores.
A Palmeira Rápis é nativa do continente asiático, mais precisamente da China e além deste nome (Palmeira Rápis) é popularmente chamada de: Palmeira Dama, Ráfis, Rápis, Palmeira Ráfia, Lady Palkm, Palmeira Dama e Jupati.
A Palmeira Rápis é uma espécie vegetal que pertence a família Arecaceae (Arecáceas).
A Família Arecaceae
Esta família possui inúmeras espécies vegetais com características ornamentais e paisagísticas, possuindo grande importância nesta área. De acordo com os estudiosos, existem cerca de 200 (duzentos) gêneros que estão divididos em mais de 2.600 (duas mil e seiscentas) diferentes espécies vegetais.
O Brasil é um dos países com grande incidência das espécies vegetais desta família, pois o clima é bastante propício para o cultivo das mesmas. Em nosso território existem cerca de 40 (quarenta) gêneros que estão divididos em mais de 200 (duzentas) espécies.
As plantas que compõem a família botânica Arecaceae estão distribuídas pelas regiões de clima tropical do mundo, sendo encontradas com grande facilidade nas florestas úmidas de nosso planeta.
Poucas espécies vegetais desta família botânica conseguiram se desenvolver de maneira saudável e plena fora das regiões tropicais do planeta terra.
As espécies vegetais desta família são dos mais variados portes, existindo pequenas plantas com 1,00 (hum) metro de altura e plantas gigantescas com até mesmo 40 (quarenta) metros de altura.
Entre as espécies vegetais desta família se destacam as Palmeiras, com grande potencial ornamental, seja para ambientes exteriores como para ambientes interiores.
As Características da Palmeira Raphis Variegata
A Palmeira Rápis se destaca por sua grande beleza e elegância, sendo uma espécie vegetal muito interessante para compor a decoração e a ornamentação de ambientes interiores. O povo japonês foi o primeiro a descobrir esse potencial, fazendo uso deste tipo de Palmeira para realizar a ornamentação do palácio imperial.
Este tipo de palmeira se caracteriza por ser uma espécie vegetal ereta e entouceirada.
A Palmeira Rápis possui ciclo de vida perene, isto significa dizer que ela vive um período maior que 02 (dois) anos, que é um tempo longo no reino vegetal.
A Palmeira Rápis é uma planta de médio porte que possui uma altura média de 2,00 (dois) metros, no entanto já foram encontradas espécies desta palmeira com mais de 4,00 (quatro) metros de altura. No entanto, a Palmeira Rápis é uma espécie vegetal que cresce de maneira lenta.
A Palmeira Rápis possui vários estipes que são caules ou troncos de espessura fina, sendo bastante parecidos com o bambu, no entanto eles são revestidos com uma fibra rústica de cor marrom.
As folhas da Palmeira Rápia são plissadas, coriáceas e palmadas (trazem a recordação do formato de um leque), além disso, possuem a cor verde escura, e são bastante brilhantes, o que acaba chamando a atenção e reforçando o aspecto ornamental da planta. Nas espécies variegadas, as folhas podem apresentar outra coloração.
A Palmeira Rápia é uma espécie vegetal dioica, isto significa que a planta possui os sexos (masculino e feminino) bem definidos em cada espécie.
Este tipo de palmeira apresenta inflorescências bastante ramificadas, e as flores são de tamanho pequeno e possuem coloração amarela, com pouco destaque quando se trata da questão ornamental e paisagística. As flores dão origem a frutos de formato ovoide e de cor branca.
A floração geralmente acontece no período da primavera e do verão.
Há ocorrência de espécies variegadas deste tipo de palmeira, principalmente com relação ao tamanho (espécies miniaturas) e com variação nas folhas. Essas espécies variegadas se caracterizam por serem raras de cultivo e bem mais caras que a Palmeira Rápia original.
O Cultivo da Palmeira Raphis Variegata
A Palmeira Rápia é uma espécie vegetal típica de regiões que possuem clima tropical, no entanto são encontradas sendo cultivadas em locais que apresentam o clima subtropical e equatorial. A Palmeira Rápia se adapta com grande facilidade aos locais que apresentam clima ameno.
A Palmeira Rápia é uma planta que pode ser cultivada em ambientes interiores, explorando o seu lado ornamental, por isso a mesma pode ser colocada para cultivo em locais onde ela fique à luz difusa ou a meia sombra.
Quando acontece da Palmeira Rápia ser cultivada sob pleno sol, as suas folhas apresentam uma cor verde mais clara, que apresentam maior facilidade para ficarem amareladas com a incidência da luz solar.
A rega precisa ser feita de maneira regular, permitindo que o substrato permaneça ligeiramente úmido. No entanto é preciso cuidado para que o solo não fique encharcado, pois essa condição faz mal as raízes (possibilidade de sufocamento) e a planta fica suscetível a ocorrência de doenças (principalmente fungos). É interessante que a rega seja realizada mais intensamente nos períodos mais quentes (verão), e com menor intensidade nos períodos mais frios (inverno).
Quando a Palmeira Rápia for cultivada em ambiente interior, a quantidade de água usada na rega deve ser diminuída.
É importante que o solo tenha uma boa capacidade de drenagem para suportar a rega recebida e absorver a água necessária para o bom desenvolvimento da planta.
Não precisa ser realizada a poda, apenas que seja feita a retirada de folhas que se encontrem secas ou doentes.
Com relação a fertilização, a Palmeira Rápia é uma espécie vegetal que não tem muita exigência, basta faze ruso de adubos com base NPK, para manter a reposição do nutrientes principais no solo.
O Uso da Palmeira Raphis Variegata
Essa espécie vegetal possui grande uso ornamental e paisagístico, podendo ser cultivado de forma isolada ou em grupos.
Quando cultivada em grupos, a Palmeira Rápia pode compor belas cercas vivas de formato excêntrico e informal.
A Palmeira Rápia pode ser usada na composição de jardins de plantas de origem tropical ou mesmo oriental, combinada com outras plantas da mesma origem.
E pela possibilidade de cultivo em ambiente interior é bastante usada na ornamentação de escritórios, lojas, grandes centros comerciais, casas e outros locais. Para cumprir essa função, a Palmeira Rápia pode ser cultivada em vasos.
Quando cultivada em ambientes interiores, é importante que estes sejam bem iluminados.
A Propagação da Palmeira Raphis Variegata
A Palmeira Rápia se multiplica de 02 (duas) maneiras: por dispersão das sementes e por divisão de touceiras.
A multiplicação por dispersão de sementes, consiste em pegar as sementes geradas pela Palmeira Rápia e colocar em local apropriado para o cultivo. Depois é gerar as condições de rega e esperar a germinação das sementes.
A multiplicação por divisão das touceiras, consiste em dividir a grande touceira, de forma que uma folha com raízes seja colocada em uma nova cova para cultivo e desenvolver uma nova Palmeira.
A Palmeira Rápis é conhecida por muitos outros nomes, entre os quais por palmeira-ráfia, palmeira-dama, jupati ou ainda de apenas rápis e são plantas originárias da China. Apesar de serem plantas de origem chinesa, os japoneses foram os primeiros a utilizá-las como ornamentais, utilizando para decorar o palácio imperial. Podem ser encontradas em versões de miniatura, podendo ser dispostas dentro de casa.
Essas palmeiras são um pouco diferentes, pois apresentam ramificações aos montes. O crescimento da Palmeira Rápis é bem lento e chegam a apenas 4 metros de altura. Assim como outras espécies de palmeiras, a rápis pode ser plantada solitária ou em conjunto com outras da mesma espécie. O solo apropriado para essa planta é o bem drenado, não suportando solos encharcados. Devem ser iluminadas pela luz solar, ou pelo menos cultivadas em meia sombra. São plantas características de locais de clima quente e não suportam bem o frio.