Ao ouvir o nome Paullinia cupana, você pensa de primeira que nunca ouviu falar nessa planta, certo? Errado! Essa planta é uma velha conhecida nossa, é o Guaraná, ela é originária da Amazônia, mas também é comumente encontrada na Bahia.O nome científico pode disfarçar as coisas, mas com certeza até foto da planta você já viu, já que ela é bem conhecida pelo sucesso do seu sabor que produz na fabricação do refrigerante e em sucos.Essa planta é matéria prima de um dos mais populares refrigerantes brasileiros, o homônimo Guaraná. Por essa planta ter bastante cafeína em sua composição, ela é usada também como estimulante, como as famosas pílulas de guaraná.
Sendo um potente estimulante facilita a capacidade de concentração, além de produzir maior clareza e rapidez no pensamento, sendo muito usada para prolongadas noites de estudo. Entretanto, seu uso intensivo pode causar efeitos colaterais indesejáveis, como diarreia, taquicardia, insônia e azia.Além de estimulante, o guaraná tem outras propriedades, pois reduz as enxaquecas, indisposição, estresse físico e mental, prisão de ventre, além de ser um antioxidante potente, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce.Além disso, a planta tem um efeito super positivo no sistema nervoso central, pois ajuda a diminuir o apetite e converte gordura em energia, acelerando a síntese da gordura, sendo um excelente auxiliar de emagrecimento também.
Os benefícios do guaraná são inúmeros, mas é necessário tomar cuidado, já que pessoas que são hipertensas, cardíacas, ou com úlceras estomacais devem usufruir dessa fruta somente sob supervisão médica.Historia do Guaraná Você conhece a lenda de como guaraná surgiu? É uma história bem interessante do nosso Brasil. Essa lenda indígena muito antiga diz que em uma certa tribo nascera uma criança muito abençoada, desde que ela chegou a tribo só havia prosperidade. Comida não era problema, e quando alguém adoecia o menino rapidamente colocava suas mãos abençoadas sobre a pessoa e a curava milagrosamente.
Vendo toda a felicidade dessa tribo, um ser do mal, que se incomodava muito, lançou um forte golpe no menino, fazendo assim que ele se ferisse mortalmente.Toda a tribo entrou em desespero e começou a se lamentar profundamente pela morte do menino. Tupã vendo todo aquele sofrimento não conseguiu ficar alheio ao sofrimento daquele povo e resolveu ajudar. Ele ordenou que os olhos do menino fossem retirados, plantados e regados com lágrimas por 4 luas.Dos olhos do Curumim nasceu uma planta robusta, e quando seus frutos vieram todos se impressionaram, pois eram brancos em volta e marrom avermelhado por dentro. Nesse momento, todos tinham certeza que os olhos do curumim haviam se multiplicado e vindo para dar mais força a tribo, e desde então a prosperidade voltou a reinar no lugar onde o menino havia nascido. Bonita essa história e é 100% brasileira, assim como o Guaraná.