Para Que Serve O Óleo De Rícino? Como Utilizar?

Óleo De Rícino: Saiba Mais Sobre Esse Óleo Que Vem Chamando a Atenção No Mundo Da Beleza

Estamos vendo ultimamente um grande aumento na procura por produtos naturais, as pessoas têm preferido meios alternativos de se cuidarem, sem ficar dependendo de químicas ou de cosméticos industrializados, nesse cenário atual é que entram os óleos vegetais, os óleos essenciais, etc. Muito se tem escutado sobre o tal do óleo de rícino, mas será que você sabe o que ele é? Você sabe da onde ele vem e para que serve? Como se usa? Todas essas perguntas vão ser respondidas aqui, para que você possa esclarecer todas as suas dúvidas, sobre essa nova tendência no mundo da hidratação e dos cosméticos naturais.

O óleo de rícino é extraído de uma planta cujo nome popular nada tem a ver com o nome pelo qual ele é conhecido, a planta recebe alguns nomes na linguagem popular, dependendo da região onde você está ela pode ser conhecida como mamona, como carrapateiro ou ainda como bafureira, mas o seu nome cientifico é Ricinus Communis e é dele que vem o nome do óleo, ela é uma planta fácil de ser vista na maioria das regiões brasileiras. O seu óleo é extraído e vendido junto a outros produtos naturais, inclusive ele é classificado na categoria de produtos naturais para cuidados de beleza, mas vamos lá falar sobre as suas aplicações e seus benefícios.

Óleo De Rícino

Óleo De Rícino

Quais São Os Benefícios Que O Uso De Óleo De Rícino Pode Trazer?

Assim como todos os óleos que são extraídos da natureza, o óleo de rícino também tem as suas próprias características e propriedades naturais, que no seu caso são a sua atuação como analgésico, como anti inflamatório, como anti oxidante, como antimicrobiano e em alguns caso ele pode ser usado também como um laxante. Ele tem essas características por causa de sua composição, que inclui substancias poderosíssimas para beneficiar a saúde e o corpo, são elas o ácido linoleico, os ácidos graxos, os sais minerais e até mesmo a poderosa vitamina E.

  • A vitamina E é uma das principais atuantes para agir contra o envelhecimento precoce da pele e dos cabelos, o que faz com que esse óleo seja ideal para usar em todo o corpo e até mesmo no couro cabeludo, onde pode ter função de tônico e estimular o crescimento. A seguir vamos fazer uma pequena lista para deixar mais claro os benefícios e aplicações que se pode ter com o uso do óleo de rícino.
  • Se você precisa hidratar a pele, este produto é o certo para você, isso porque quando você usa um óleo, ele forma uma camada ao redor da sua pele impedindo os seus tecidos de perderem a hidratação natural, dessa forma mantendo mais saudável e mais macia a aparência da sua pele.
  • Se você quer prevenir o aparecimento de rugas, o óleo de rícino também é indicado para você, já que devido ao seu efeito anti oxidante, ele ajuda no retardamento do envelhecimento da sua cútis. Em um uso constante ele diminui o aparecimento de linhas de expressão e de rugas finas, pois contribui também para a produção do colágeno natural da pele, essa renovação passa a ser estimulada pelo óleo.
  • Se você precisa de um tônico capilar, mas está com medo de comprar produtos prontos ou produtos com muitos químicos que vendem por aí, o óleo de rícino é uma ótima opção, pois quando aplicado (em movimentos de massagem) no couro do cabelo, ele estimula o crescimento e tem efeito tônico, lembrando que o tratamento deve ser constante para se observar resultados. O mais indicado é usá-lo um pouco antes de lavar os cabelos no banho, por volta de uns 15 minutos antes, no chuveiro lave normalmente com shampoo e condicionador.
  • O seu efeito como tônico capilar, também contribui para dois problemas que pode acometer a cabeça das pessoas, são eles a caspa e os piolhos, você pode usar esse óleo para acelerar o processo de resolver esses problemas.
  • O óleo de rícino pode funcionar também com a função de regulador do sistema digestivo, isso devido as suas vitaminas, sais minerais e outras propriedades que lhe conferem poder nesse sentido. Ele pode ser um auxiliar no tratamento de problemas como a tal da prisão de ventre, já que uma de suas características é o aspecto laxante.
  • Ele pode ser usado tanto para a prevenção, como também na função de auxiliar no tratamento de pequenas infecções, sejam elas infecções bacterianas ou de fungos, já que esse óleo tem a sua função microbiana muito forte. Em pequenos cortes é possível pingar uma gota do óleo para auxiliar no tratamento.
  • Considerando as propriedades analgésica e anti inflamatória do óleo de rícino, há alguns outros problemas também que ele pode ter boa atuação de resolução, são eles a artrite e artrose, que algumas vezes podem vir em combo, como também a doença de gota. Nesses casos aplique ele em cima do local onde você está sentindo dores para ajudar no alívio do incomodo.

Lembrando que o óleo de rícino não substitui medicamentos e nem tem poder de cura, principalmente se usado apenas uma vez, há muitas pessoas usando-o e aprovando os resultados, mas a grande maioria de indicações ainda não conta com uma comprovação cientifica do produto. No entanto, o uso dos óleos vegetais está ligado a tendência de retorno aos tratamentos naturais, que tanto eram usados antigamente e que com a ascensão das indústrias farmacêuticas foram perdendo o seu espaço.

A medicina oriental nunca deixou de usar essas técnicas de tratamentos naturais, até porque eles praticamente são livres de efeitos colaterais, hoje como se sabe, em muitos locais que se tem a cultura de tratamentos naturais, há uma grande expectativa de vida, um exemplo disso, são algumas cidades japonesas, onde há um grande número de centenários.

Como Usar O Óleo De Rícino

O óleo de rícino terá diferentes usos para as diferentes finalidades que se deseja atingir com ele, para resultados capilares, sejam eles a hidratação das madeixas, um estimulo ao crescimento do cabelo, diminuição da caspa ou diminuição de piolhos, a aplicação pode ser tópica, ou seja, ela pode ser diretamente no local. Muitas pessoas indicam que ele seja usado diretamente no couro cabeludo como tônico (no momento da aplicação se possível massageie a região para melhores resultados).

Para a hidratação da pele, a aplicação também é tópica, diretamente no local onde se deseja manter a hidratação, se preferir testar quanto a alergias, passe ele primeiro em um pedaço pequeno da pele e espere por volta de 30 minutos, se nada acontecer espalhe o óleo tranquilamente no local desejado, lembrando que é apenas uma precaução, já que os óleos naturais dificilmente têm alguma reação adversa, exceto os casos em que a pessoa tem alergia as plantas as quais eles se originam.

Usar O Óleo De Rícino

Usar O Óleo De Rícino

Para o tratamento de problemas internos tal como a prisão de ventre, o uso também deverá ser interno, neste caso o aconselhável é que se tome por volta de uma colher de sopa desse óleo diariamente. Para essa aplicação tenha certeza da pureza e procedência do óleo quando for compra-lo. As contraindicações são crianças pequenas, gravidas e lactantes, além de pessoas que tenham o seu cólon irritável ou alguma obstrução no intestino. Nunca comer folhas de mamonas diretamente, pois elas são altamente tóxicas in natura.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *