A Caatinga é o único bioma (conjunto de ecossistemas) que existe apenas no Brasil. Suas plantas são semelhantes as da savana estépica, no entanto, é importante ressaltar que existem diversas diferenças na quantidade de chuva, tipo de solo e fertilidade nos diferentes pontos da caatinga.
A vegetação desta região adaptou-se ao clima, sendo típica de lugares semiáridos. Podem ser encontradas diversas espécies de cactos, além de palmas, o xiquexique, e os mandacarus, que são marca registrada da caatinga. Além destas plantas, há também uma quantidade considerável de bromélias, como as macambiras; e árvores como a aroeira e o juazeiro, assim como o umbuzeiro e o caroá.
Dentre as espécies leguminosas, destacam-se os angicos e juremas, muito usados pelas tribos em seus rituais religiosos, e as catingueiras. Mas, nem tudo são espinhos: na caatinga podem ser encontradas diversas flores. O Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação publicou, no ano passado, um livro dedicado apenas a imagens das belas flores encontradas neste bioma.