Aspectos Gerais Sobre as Plantas de Sombra Total
As plantas de sombra total, como o próprio nome já remete, significa que existem plantas que não necessitem de um regime que seja diário de luminosidade do sol para conseguirem sobreviver, isto é, são plantas que, de uma maneira geral, não precisam necessariamente de sol para se manterem vivas. Isso é de extrema curiosidade quando falamos sobre plantas, uma vez que imaginamos o fato de que toda e qualquer planta necessita do sol para a realização do processo de fotossíntese, que faz uso da energia luminosa do sol para produzir energia para a manutenção das atividades vitais do organismo da planta.
O fato de essas plantas existirem se dá devido à sua capacidade de adaptação a algumas condições em que não haja uma incidência de luz que seria o ideal para aquela determinada planta, ou até mesmo que não haja a presença de uma fonte de luz natural, que no caso do nosso planeta Terra é o Sol. Sendo assim, é natural que existam alguns tipos de planta que se adequam bem à sombra e que vivem bem mesmo com apenas uma luz artificial ou com incidências mínimas de luz solar por pelo menos algum tempo ao longo do dia.
Isso é muito bom, uma vez que nos possibilita cultivar algumas espécies de plantas dentro de nossas casas, não somente como em um jardim de inverno, por exemplo, mas também com alguns vasos que fiquem dentro de casa mesmo, o que acaba facilitando em muito a vida das pessoas que gostam de manter algumas plantas dentro de casa, mas que não tenham uma área externa para isso ou que não tenha muito tempo para cuidar das plantas, uma vez que o fato de o regime de exposição ao sol dessas plantas ser mínimo, quase que automaticamente os cuidados com elas não tenham de ser tão extremos como no caso das plantas que não sejam de sombra total.
Alguns Exemplos de Plantas de Sombra Total
A aglaonema é um excelente exemplo de planta do tipo sombra total, sendo que as suas quase cinquenta espécies que existem, podem ser encontradas em praticamente todo lugar do mundo, diferenciando muitas vezes apenas a quantidade daquele tipo específico que exista em um determinado local do globo terrestre. Uma outra característica interessante sobre essa planta e que chega a ser inclusive mais um ponto positivo sobre ela ser cultivada dentro de locais fechados é o fato de ela apresentar a capacidade de reter e filtrar as toxinas que podem estar suspensas no ar, de uma maneira geral.
Um outro exemplo de planta de sombra total são os lírios da paz, mais especificamente, uma vez que ela apresenta a capacidade de sobreviver muito bem sob circunstâncias extremas, o que inclui temperaturas altas ou baixa, sendo novamente um ponto positivo para isso no que diz respeito às facilidades para a plantação de plantas dentro de casa.
Já a areca é um outro exemplo de planta de sombra total, uma vez que ela apresenta a capacidade de ser bastante versátil no que diz respeito à capacidade de captação solar e de retenção de água, por exemplo. Algo que se deve ter bastante cuidado, especialmente com relação a essa planta, mais especificamente, é o fato de não mantê-la em locais que estiverem fechados e que ainda possuam ar condicionado, ainda mais quando ele estiver muito próximo à planta.