Planta ornamental é toda planta cultivada por sua beleza. São amplamente utilizados em decoração de interiores e paisagismo das áreas ao ar livre. Há indícios de que desde as origens da humanidade, algumas espécies como o lírio branco, por exemplo, eram cultivados para esse fim.
Espécies ornamentais foram selecionadas pelos humanos a partir de características visualmente atraentes, como flores e inflorescências vistosas, coloridas e perfumadas, folhagem de cores e texturas, de diferentes formatos de caule, ou a aparência geral.
As rosas, cultivadas há milênios no Oriente Médio, possuem uma grande variedade de formas e híbridos obtidos durante todos esses anos de cultivo, o que mostra a capacidade humana de transformar a natureza para satisfazer suas necessidades.
A descoberta da América em 1492 trouxe do velho mundo uma nova fonte de plantas ornamentais completamente diferentes daqueles a crescer em milhares. Bromélias, orquídeas, aráceas e muitas outras foram logo transportado para a Europa e se tornaram extremamente populares.
Por Heloisa Prado