Cuidando das Roseiras

Cuidando das Roseiras

A rosa é das flores mais populares ao redor do mundo e uma das mais belas flores da Primavera. Não é muito exigente: tem boa resistência ao frio, geadas, e só precisa de água para suportar altas temperaturas. Seu ponto fraco são as pragas, que aparecem a partir da Primavera.

Uma rosa é uma flor mais ou menos abundante, dependendo do tipo de rosa que você plantar, e também dos cuidados que você terá com ela. Os principais cuidados para as rosas florescerem corretamente são: Ela precisa de regas regulares durante todo o ano, mas lembre-se que elas toleram mais a seca do que o excesso de água; A quantidade de água depende do lugar: uma rosa em uma área quente precisa de mais água do que aquela que está na sombra; Uma rosa cultivada em vaso precisa de uma dose maior de água, enquanto no jardim pode obter através das raízes.

 As rosas são flores cultivadas há séculos. São algumas das flores mais conhecidas, e também as favoritas de muitas pessoas. Principalmente das noivas. São muito versáteis e a gente encontra nas mais variadas cores. A condição mais apropriada para cultivar as roseiras é em temperaturas mais amenas, variando entre 18 e 25°C.

Rosas gostam muito de sol e o solo para cultivá-la precisa ser mais argiloso. A maneira mais comum de se reproduzir uma roseira é através das estacas. Ou seja, a reprodução é por meio de um galho da roseira que é retirado em uma poda. Dessa forma, é possível ter uma outra roseira idêntica àquela de onde retirou a muda. Veja no vídeo abaixo como multiplicar as roseiras facilmente:

Como Deve Ser a Terra Para Cultivar a Roseira?

Na hora de plantar a sua roseira, prepare bem a terra, ela gosta de solo mais argiloso. Encontre uma terra que acumule um pouco mais de água, uma terra mais pesada, mas que não fique encharcada o tempo todo. Ela precisa ter uma boa drenagem. O ideal é que a terra seja misturada a um terço de areia, para que haja o fluxo de ar adequado. Pode-se usar um esterco bem curtido de tempo em tempo. Mas evite muita adubação. Isso pode queimar as raízes da roseira. As covas das rodas precisam ter cerca de 30 cm de profundidade.

Como Adubar Uma Roseira?

Além de dar lindas flores, cheirosas e delicadas, a roseira também não é uma planta muito exigente. Não exige adubação constante, somente duas ou três adubações por ano. E o solo também nem precisa ser tão rico em nutrientes. Ao usar adubos, prefira os orgânicos, como farinha de casca de ovo, casca de banana e esterco animal.

Quantidade de Água e Sol

As roseiras gostam de muita água e de sol pleno em torno de 6 a 7 horas diárias. Mas não podemos confundir terra úmida com terra encharcada. Embora a roseira goste muito de água, ela não pode ficar empossada. A roseira precisa ser regada todos os dias. Entre uma rega e a outra, a terra precisa estar já um pouco seca. Para proteger a base da roseira do sol excessivo, use cascas de pinos, por exemplo.

Poda de Roseiras

Logo que rosa envelhecer, é fundamental cortá-la, para que novos botões surjam no lugar. Quando a planta estiver com folhas e galhos secos, também é preciso podar para nascerem novos brotos. Ao podar as rodas, faça sempre cortes na diagonal. É importante podar para que as roseiras tenham um desenvolvimento mais saudável.

O ideal é que a primeira poda seja feita um ano após o plantio. Depois, repetir todos os anos. A melhor época para podar uma roseira é no inverno. Isso dará mais força para ela brotar e florescer melhor na primavera. Sempre que podar, poderá fazer novas mudas com os galhos que retirar. Assim, poderá presentear as pessoas que gosta, seus vizinhos, etc.

Pragas Comuns Em Roseiras

É comum a incidência de pulgões, ácaros, larvas minadoras, entre outras. Para proteger as plantas, é comum o uso de inseticida específico. Algumas pessoas, porém, usam calda de fumo, um método caseiro e que não agride tanto. Os fungos, como pinta preta, míldio, mofo-branco, ferrugem, etc., são os maiores causadores de problemas e doenças nas roseiras. O uso de fungicida é o mais comum nesses casos.

Erros Mais Comuns Ao Cultivar Roseiras

Algumas pessoas cometem alguns erros simples, mas que podem adoecer e até matar a roseira. Veja abaixo:

  • Usar água fria para regar as roseiras. A água deve estar em temperatura ambiente.
  • Excesso de regas.
  • Usar inseticidas de forma excessiva e sem a orientação de algum profissional.
  • Mudar as roseiras de lugar enquanto ainda estão em fase de adaptação.
  • Regar as flores. Isso aumenta a chance de aparecimento de doenças. O correto é regar próximo ao caule.
Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Naturais

Artigos Relacionados


Artigos populares

Comentários

  • Tenho coleção de rosas meninas em vasos! o que faço para protege-las do excesso de chuva? Como fazer uma tela de proteção?

    Andrea Gomes 6 de junho de 2012 20:53 Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *