Quais São as Flores Que Atraem Beija-flor?

A natureza é mesmo exuberante, não é verdade? A maior prova de que ela realmente é uma das coisas mais fascinantes que existem é a existência, na América do Sul, da maior Floresta Tropical de todo o planeta: a Amazônia. Relativamente nova, com apenas 55 milhões de anos, a Amazônia se destaca como sendo um dos últimos redutos intocáveis do planeta, ela vêm sendo ameaçada cada vez mais, já que vários são os grileiros que tentam explorar áreas virgens de uma das florestas mais importantes para o meio ambiente mundial.

Tamanha é o interesse na Amazônia que diversos líderes mundiais abriram fundos para que serviços de manutenção e combate do desmatamento ilegal possam sempre continuar e aumentar. Os principais colaboradores são países da Europa.

Porém, mesmo com essa ajuda externa, o governo brasileiro sofre com a grilagem de terras e com os pistoleiros, bem como, também, não conseguem prover segurança adequada aos povos indígenas que habitam o interior da mata.

Muitas pessoas acabam por tentar deixar a natureza cada vez mais próxima delas. Para isso, usam de vários recursos com o intuito de chamar a atenção. Uma delas é a colocação de flores para atrair os belíssimos beija-flores. Mas quais são as flores que mais atraem esses simpático passarinho? Aqui em nosso artigo, iremos fazer uma listagem das flores que mais atraem a espécie.

As Espécies de Flores que os Beija-Flores Mais Gostam

Assim como as abelhas e outros insetos, o beija-flor se interessa pelas flores que contém néctar. Os insetos, voando de flor em flor, têm a intenção de buscar esse néctar, bem como, também, polinizar as flores, fazendo com que elas reproduzem. Mas essa não é uma exclusividade somente dos beija-flores (em se tratando de mamíferos): os morcegos também são grandes responsáveis por isso.

Existem outros tipos de flores nas quais o seu odor é muito característico, ou seja, muito forte, na qual insetos como moscas são os responsáveis por sua polinização.

Amélia

Amélia

Amélia

Uma das flores mais conhecidas do brasileiro, a Amélia é uma ótima opção para aquelas pessoas que buscam deixar o seu jardim mais ornamentado e, de quebra, com a possibilidade de chamar cada vez mais beija-flores para o local onde elas estão plantadas. É uma espécie que floresce da primavera até o outono. Ou seja, se a sua intenção é ter durante todo o ano beija-flores visitando o seu jardim, é interessante investir em plantas que consigam florescer durante todo o ano.

Asistásia

Asistásia

Asistásia

A Asistásia é um exemplo de flor que consegue florescer durante todo o ano, mantendo o seu jardim enfeitado e, ao mesmo tempo, com presença assídua dos beija-flores e outros animaizinhos. Não é uma planta muito exigente, necessitando apenas de terra boa e fertilizada, além de regas regulares.

Brinco-de-princesa

Brinco-de-princesa

Brinco-de-princesa

Outra planta com uma florescência da primavera ao outono, o brinco-de-princesa é uma opção bastante interessante para quem curte beleza e delicadeza ao mesmo tempo. Ela possuí um odor que atrai não somente beija-flores, mas insetos e outros animaizinhos que, de certa forma, colaborarão para que o seu jardim fique mais florido e, logicamente, com mais vida.

Flor-de-Maio

Flor-de-Maio

Flor-de-Maio

Como o próprio nome indica, essa flor costuma florescer durante o período de outono (vale lembrar que isso vale apenas para os locais onde o outono começa em Março e termina em Junho, como é o caso do Brasil). Ela também não demanda muito esforço para ser mantida, apenas necessita de um cuidado mais especial quando ela estiver começando a se desenvolver.

Como Cuidar Corretamente do Seu Jardim?

Todos querem ter um jardim muito esbelto para poder cuidar, não é mesmo? Mas é importante que se siga algumas regras para que ele não vire somente mais um amontoado de plantas sem vida e sem cor.

Primeiramente, é necessário ver se no ambiente o qual você pretende instalar o seu jardim há iluminação solar suficiente para tal. Se isso se confirmar, há um passo a menos a se preocupar. Outra coisa é verificar se o local onde será colocado o jardim pode ser perfurado, já que, muitos lugares ou tem uma grande camada de concreto ou azulejos de montão. Se isso não ocorrer, você já está pronto para começar a planejar o seu jardim.

De acordo com os botânicos, um jardim deve ter uma profundidade de até quarenta centímetros, com um comprimento de até um metro de altura. Dessa forma, você consegue cultivar muitas flores e, de quebra, consegue dar espaço entre elas para que possam crescer saudavelmente.

Depois de determinar em qual lugar será feito o jardim, é hora de abrir o buraco. Retire a terra, depois de demarcada a profundidade e o comprimento. Depois, pegue essa terra e faça com que ela passe por diversos tratamentos com o propósito de deixa-la mais nutritiva e adubada para que os brotos possam ser colocados. É importante frisar que é necessário fazer com que as sementes se desenvolvam antes de serem colocadas diretamente no solo, pois a chance de não germinarem é bastante grande. Por isso, é importante fazer com que eles se desenvolvam em pequenos vasos, até chegar em um momento no qual consigam crescer bastante raízes que as suportem. Dessa maneira, o seu jardim estará pronto para ser cultivado.

Depois que os brotos estiverem desenvolvidos, transfira-os para o sue jardim, medindo um palmo de distância entre um broto e outro, para não haver conflito de interesses na hora que estes estiverem crescendo e, por consequência, disputando um local para poderem crescer.

Depois, basta regar regularmente e cuidar para que insetos ou outros animais não atrapalhem o desenvolvimento da planta. Dessa forma, o seu jardim estará pronto para ser o mais bonito da vizinhança

Aviso Sobre os Beija-Flores

Muita gente, erroneamente, costuma colocar água com açúcar em bebedouros para que os beija-flores possam vir e aparecer no jardim. Porém os veterinários condenam veemente essa prática, pois o açúcar pode fazer mal ao organismo dos bichinhos. Nos veterinários e petshops podem ser encontrados diversos tipos de misturas que podem ser colocados nesses bebedouros, não fazendo, portanto, nenhum mal ao beija flor.

Gostou? Curta e Compartilhe!

Categoria(s) do artigo:
Informações

Artigos Relacionados


Artigos populares

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *